AS TRÊS CATEGORIAS DE RITOS MAÇÔNICOS




1..  Os Ritos de estudos filosóficos elementares, de ação política imediata. Sem se avaliar ou compreender tudo o que esta ação implica, abandona-se todo estudo de ciência maçônica pura. Os graus são reduzidos em número, as provas físicas e outras, abandonadas, e o ritual dos altos graus, ignorados. A tendência destes ritos é a transformação da Maçonaria em sociedade profana.

2.. Ao lado destes Ritos transformadores do simbolismo tradicional, existem outros, em que a hierarquia e os altos graus são escrupulosamente conservados. 

A sucessão dos graus representa, com efeito, a história das tradições secretas na sociedade profana, desde Salomão até os Alquimistas, passando pelos Cruzados, Templários e todos os perseguidos pela Egrégora Papal. Demais, a hierarquia do Ensino em Maçonaria Azul, Maçonaria Vermelha, Maçonaria Negra e Maçonaria Branca diretora, permite um desenvolvimento racional da Ciência Maçônica, estudada sucessivamente nas Lojas, nos Capítulos, Areópagos, e regularizada em seus métodos instrutivos pela Direção Geral ou Supremo Conselho.

Os Ritos pertencem ao sistema escocês, que de escocês só tem o nome, porém que é universalmente conhecida sob esta denominação.
Citaremos entre os Ritos ligados a este sistema escocês:

- O Rito Escocês Antigo e Aceito de Morin, reformado por Pike.
- O Rito Escocês Antigo e Aceito de Cerneau.
- O Rito Primitivo e Original da maçonaria.
- O Rito Nacional Espanhol, Rito Antigo e Primitivo, etc..., e o Rito Universal Misto.

3.. Certos Maçons ligados a sociedades da Rosa-Cruz, ou que de certa maneira especial se entregam ao estudo da ciência maçônica, quiseram aprofundar nesta ciência, adaptando-lhe graus cabalísticos e místicos. Este gênero de Maçonaria tem se restringido sempre a uma elite, e freqüentemente compreende apenas altos graus, deixando aos demais Ritos o cuidado de preparar Iniciados futuros. 

O mais conhecido desses Ritos é o de Misraim, depois o de Memphis, fundados ambos visando um fim especial. Freqüentemente se têm constituído Potências unidas sob o nome de Memphis-Misraim. Estes Ritos podem possuir 90 ou 96 graus. Note-se que aqui desempenhamos apenas o papel de historiador. Mostramos a existência e a situação de cada gênero de Ritos, sem desejar nada julgar.
 
Papus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...