O SIGNIFICADO DOS RITUAIS MAÇÔNICOS



O Ritual Maçônico está situado no Ritual Supremo. Por meio dele, seus participantes se põem em contato com a gigantesca atividade do G.A.D.U., capacitando o maçom a colaborar humildemente na consagração diária do Universo na manutenção de toda a vida.

Uma Loja Maçônica perfeita é a representação simbólica do Universo, suas leis e da Hierarquia de Poderes que o dirige e governa.

Nos rituais, desde a abertura até o encerramento, é executado simbolicamente o drama cíclico de início e fim das atividades progressivamente evolutivas levadas a cabo num Universo segundo G.A.D.U. Segue-se o divino ritual de criação, desenvolvimento e extinção de um Universo, e caso ato tem um significado cósmico muito além das concepções sobre a importância do Ritual.

G.A.D.U.  significa  Grande Arquiteto do Universo. É a forma genérica como é chamado Deus, já que homens de várias religiões participam da Maçonaria, ou seja, é um movimento ecumênico.

Todos os Oficiais da Loja exercem funções similares às que, nos níveis superiores do Universo, desempenham os excelsos Oficiais da perfeitíssima
Grande Loja Branca. - Grande Fraternidade Branca de Mestres Iluminados, que guiam a humanidade para o caminho do bem.

- O Ritual Maçônico está situado no Ritual Supremo. Por meio dele, seus participantes se põem em contato com a gigantesca atividade do G.A.D.U., capacitando o maçom a colaborar humildemente na consagração diária do Universo na manutenção de toda a vida, e assim, por alguns momentos, o maçom é mais que humano, é divino - que isso não seja interpretado com blasfêmia.

“A Maçonaria é um fato da natureza, e sendo um fato da natureza, seus fenômenos, ensinamentos e práticas têm de se repetir EM e DENTRO do corpo humano, templo vivo de Deus".

Um comentário:

  1. Meus IIr. só tenho a agradecer este trabalho sobre o ritual maçônico, traduz o que somos para o mundo profano, alías somos profanos desbastados pelos golpes do malhete no cinzel, não somos mais do que isto!!!Roberto Mitio Katsumoto-robertomarilia@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...