ADMISSÃO DE PROFANOS




“NÃO JOGUEM PÉROLAS AOS PORCOS” -  JESUS CRISTO.

É necessário que os MM\, responsáveis pelo crescimento qualitativo e quantitativo dos Quadros da L\ e da Ordem, estejam bastante conscientes da importância da tarefa de obter novos Irmãos, conhecedores de um perfil mínimo a ser exigido dos candidatos em potencial. Devemos definir os cuidados necessários para a admissão de novos irmãos e amigos. O rigor na seleção deve ser extremo. No Evangelho S. Lucas, 24: “ Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”.

O PROCESSO DE ADMISSÃO TEM QUATRO ETAPAS:  Indicação – Ssind.’.,E.’.S.’. e Provas de Iniciação.

Pontos a observar no candidato da indicação: os irmãos consanguíneos não são escolhidos por nós; o candidato deve possuir capacidade para entender o real significado da Ordem; o M\ tem a obrigação de ser melhor que o homem vulgar; a Maç.’. só será forte quando formada por homens livres e de bons costumes.A matéria prima é o profano indicado para a grande obra.

O candidato deve estar em condições físicas, emocionais e financeiras que permitam sua concentração durante a Cerimônia. Da iniciação deve surgir um novo homem, e toda a Cerimônia propicia este renascimento, mas o iniciante deve estar receptivo às forças que causarão a modificação em si próprio.É necessário o padrinho conhecer todas as facetas do candidato e testá-lo efetivamente.

LITERATURA RECOMENDADA PARA O CAND.’. “A Maçonaria” de Paul Naudon ,”O que é a Maçonaria” de Curtis Masil e “Maçonaria e misticismo medieval” de Isabel Cooper-Oakley.

Pontos a observar quando da Sind.’. é a continuação de longo processo seletivo. O Sind.’. deve refletir bastante a respeito de sua responsabilidade de avaliar adequadamente a qualidade do cand.’. sem se deixar iludir pelas aparências externas.A Sind.’. é realizada nos ambientes familiar e profissional.O importante é perceber o homem que está por trás do personagem representado.

O comportamento profissional e a imagem dos seus colegas de trabalho deve ser abordado. A participação da esposa e a curiosidade de ambos deve ser provocada. O cand.’. deve falar de si e de seus horizontes profissionais, familiares, sociais, do mundo,da vida nacional, do entendimento da Ordem.

Avaliar as condições físicas,emocionais , financeiras, profissionais e éticas do cand.’. Preencher cuidadosamente o formulário próprio  bem como preparar um relatório minucioso e circunstanciado.

Pontos a observar da preparação do Cand.’.objetiva fornecer ao cand.’. informações sobre a Ordem, seus objetivos e seu caráter simbólico, sobre a Inic.’. , o compromisso e a responsabilidade que serão assumidos, assiduidade e pontualidade. Poderão ser feitas reuniões semanais em locais, datas e horários previamente definidos e rigorosamente cumpridos.

A frequência é obrigatória.A ausência  suspende o processo de admissão.Reuniões terão um nível de superficialidade conveniente, sem ferir o sigilo maçônico. PROGRAMA PROPOSTO:  As Sociedades Secretas, Maçonaria e Objetivos; A Loja, O Rito, A Iniciação-efeitos e mudança comportamental, simbolismo: disciplina e desempenho esperado; O Maçom-deveres, estudo e dificuldades; A especulação. Avaliar no final a pontualidade, participação nos debates, interesse, dedicação,facilidade de expressão e absorção do conteúdo, atitude de questionar.

Pontos a observar no Esc.’.Sec.’. O V.’.M.’. deve ler as Sind.’. de forma que todos possam entender perfeitamente todos os dados informados.Leitura lenta,pausada e clara. Os Irm.’. devem prestar atenção às informações transmitidas.Julgamento rigoroso e votação com consciência.

Pontos a observar da Iniciação: é o ultimo passo do processo seletivo. É necessário que o Cand.’. seja aprovado nas provas a que será submetido.A L..’. poderá recusar sua admissão em decorrência de seu comportamento durante a Cerimônia.

A Inic.’. deve ser preparada com esmero por toda a L.’., com antecedência. Deve ser executada a Musica Litúrgica adequada. Os Oofic.’. devem conhecer profundamente seus papéis e suas falas, vivenciando da melhor maneira possível.  “INICIAÇÃO NÃO É TROTE DE CALOUROS”.

O postulante deverá interiorizar-se, refletindo a respeito de si próprio e do significado dos símbolos apresentados.Após receber a LUZ a Sessão continua para ser a primeira participação do neófito em L.’..  

Ir. Jakobi, MI, 31°, REAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...