A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COMEÇA POR NÓS


Segundo o Artigo 1 da Constituição do GOB, "A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, progressista e evolucionista.

Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

Seus fins supremos são: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE"

Como se vê, a Maçonaria é uma instituição eclética que pretende, em última análise, a transformação do mundo em que vivemos em um mundo melhor. Para isso, procura lapidar os iniciados, de forma a que estes concorram para o atingimento daquele desiderato, promovendo a necessária TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Portanto, a transformação social começa por cada um de nós.

VISITA INTERIORA TERRAE RECTIFICANDOQUE INVENIES OCCULTUM LAPIDEM (Visita o interior da Terra, retificando encontrarás a Pedra Oculta), o "VITRIOL" gravado na C.’.das Rref,’. não está ali por acaso.

Pretende transmitir para os iniciados uma mensagem de capital importância, que se pode sintetizar por "conhece-te a ti mesmo".

Sem dúvida, é um convite a escavação de nosso Eu interior, uma indicação de que nos conhecendo melhor, poderemos encontrar a centelha divina existente no âmago de cada um de nós e, assim, poderemos nos transformar, pelo autoconhecimento, em homens melhores - Maçons - que, pelo exemplo, possibilitarão que aqueles que nos cercam se transformem também em homens melhores. 

Por um processo de irradiação, semelhante aos círculos produzidos na superfície da água quando nela se atira uma pedra, um dia, efetivamente, alcançaremos o BEM ESTAR DA HUMANIDADE, realizando a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 

Nesse dia, os VÍCIOS estarão definitivamente encerrados em MASMORRAS e as VIRTUDES aflorarão de nossos TEMPLOS INTERIORES.

Tudo depende de cada um de nós. 

Façamos a nossa parte. 

Sem viajarmos ao interior de nós mesmos, sem nos conhecermos melhor, não haverá a almejada TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.


Simbologia Maçônica dos Painéis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...