ESCOLHA PARA OS CARGOS ADMINISTRATIVOS DE LOJA


A escolha de um Ir.’. que não seja mais apropriado para um determinado cargo de uma Loja pode trazer consequências negativas tais como desarmonia, queda de frequência, comprometimento na qualidade das atividades desenvolvidas e perda de recursos financeiros que podem gerar inadimplência com os Poderes Maçônicos, fornecedores, prestadores de serviço etc.

Importante ressaltar que as condições básicas para indicar um Ir.’. para o cargo eletivo em Loja deveria ser:

-  Frequência assídua;
-  Regularidade com os Metais e condições de mantê-la;
-  Comprometimento com a Loja;
-  Disponibilidade de tempo para se dedicar ao cargo;
-  Credibilidade quanto à sua responsabilidade em cumprir tarefas, e;
-  Equilíbrio emocional.

Condições específicas de cada cargo:

1º E 2º VIGILANTES: IIr.’. que possuam excelente conhecimento sobre o simbolismo dos Grau de Aprendiz ou Companheiro e excelente capacidade para transmitir Instruções.

Que sejam exemplos para os seus instruendos e tenham disponibilidade de tempo para chegarem mais cedo para ministrarem Instruções antes das Sessões.

Que tenham também condições de substituírem o Venerável, em caso de necessidade.

ORADOR: É recomendável que o Irmão seja Mestre antigo, tenha sólidos conhecimentos em Ritualística e Legislação Maçônica.

Que tenha capacidade de síntese e objetividade nos seus discursos e excelente teor de linguagem.

Ter capacidade técnica para emitir pareceres jurídicos maçônicos e promover, quando for o caso, representações de Oficio.

Deve ter, ainda, senso de justiça apurado e compromisso com a verdade, sem deixar de ser fraterno e sensível.

SECRETÁRIO: Ser organizado para selecionar, arquivar, recuperar e controlar toda documentação expedida e recebida pela Loja, além das pastas de Atas.

Tempo disponível para comparecer à Secretaria da Guarda dos Selos da sua Potência e dar entrada, receber e acompanhar a tramitação de documentos e publicações de Boletins de interesse da Loja. Ter capacidade para redigir Atas e responsabilidade para aprontá-la, no máximo, no dia seguinte após a realização da Sessão (para não correr o risco de ser traído pela memória), de maneira objetiva, imparcial e sucinta e com correção de linguagem.

Deverá chegar, pelo menos 45 minutos antes do começo da Sessão para preparação.

TESOUREIRO: Um Ir.’. que cumpra, rigorosamente em dia, suas contribuições pecuniárias com a Loja e esteja em situação financeira estável.

Ter senso apurado de organização e que tenha iniciativa para cobrar dos IIr.’. “esquecidos” os metais devidos.

Ter capacidade para exercer o controle da movimentação financeira da Loja e apresentar Balanços, Balancetes e Orçamentos nos períodos regulamentares.

Realizar o acompanhamento e a avaliação do desempenho da empresa ou profissional responsável pela escrituração contábil da Loja.

CHANCELER: Preferencialmente, um Ir.’. extremamente organizado, com disponibilidade de tempo e facilidade para serviços externos.

Gostar do trabalho de relações públicas e atividades voltadas para a conservação das memórias da Loja (arquivos documentais, fotos, vídeos e outros materiais). Que seja criterioso para quando precisar identificar IIr.’. em visita à Loja.

Todos os cargos citados anteriormente deverão ser ocupados por IIr.’. que preencham os requisitos fundamentais de assiduidade em todos os eventos da Loja e humildade para se submeterem as suas vontades, sendo importante que todos os IIr.’. que exerçam cargos cheguem com antecedência às Sessões da Loja.

Os requisitos comprometimento e identificação com a Loja também são fundamentais para a escolha desses Irmãos.

NEWTON DE ALCÂNTARA FILHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...