TERCEIRO GRAU


De acordo com Jorge Adoum, o Mestre já passou pelas três iniciações e sofreu suas respectivas provas, chegando a compreender, a saber, e a sentir:

Concordo plenamente com este pensamento, pois do contrário a Maçonaria especulativa não teria sentido. Para muitos somos um mistério, mas geralmente não conhecemos nossos próprios mistérios, os quais estão bem próximos de nós.

Então vejamos o que diz Jorge Adoum.

O Maçom é filho da Luz ou o Construtor Livre. Que a Maçonaria é um fato da natureza, que se repete diariamente em cada ser.

Que o símbolo é uma linguagem que fala e excita a imaginação.

Que o objetivo da Maçonaria é espiritualizar os sentimentos e divinar o ser humano.

Que o G.´.A.´.D.´.U.´. É Deus.

Que o Templo é o corpo do homem “Sois o Templo do Espírito”.

Que a Loja é o MICROCOSMO – pequeno universo – o homem.

Que todos os símbolos e decorações da Loja se encontram no CORPO.

Que o homem é composto de sete mundos, e a Loja Perfeita deve ter sete membros.

Que o Mestre é o EU SUPERIOR.

Que os Vigilantes são dois: um à direita outro à esquerda:
Positivo e negativo; DEUS PAI-MÃE; mente objetiva e subjetiva; consciente e subconsciente, etc.

Que os três lados do TRIÂNGULO representam FÈ, ESPERANÇA E CARIDADE, ou, SABEDORIA, FÔRÇA E BELEZA, ou uma infinidade de significados que estarão dentro do corpo do homem.

Que o Altar é o coração do homem.

Que o Orador é o poder do VERBO QUE RADICA NA GARGANTA.

Que o Secretário é a Memória que tudo arquiva.

Que a Coluna “J” é Deus em forma masculina, e a “B” é Deus em forma feminina.
Que os doze signos zodiacais são as doze faculdades do Espírito no homem, às doze glândulas do corpo e, são as que compõem a Loja INTERNA: FÉ, ESPERANÇA, AMOR, FORTALEZA, ACÊRTO, PODER, IMAGINAÇÃO, SABEDORIA, VONTADADE, ORDEM, ZÊLO E VIDA.

Assim também, os doze instrumentos do CONSTRUTOR LIVRE, correspondem a estas faculdades, e são: O MALHETE, O CINZEL. A RÉGUA, O COMPASSO, A ALAVANCA, O ESQUADRO, O PRUMO, O NÍVEL, A TROLHA, A ESPADA, A PRANCHA E A CORDA.

Como se vê, temos uma infinidade de ensinamentos. Mas! Que ganhamos com todos esses tesouros, se os deixamos sepultados?

De que maneira devemos aproveitá-los?

É certo que o cristão deve orar somente em sua Igreja, o maometano em sua Mesquita, e o Maçom em sua Loja?

As instruções que temos não nos sugerem nada de novo?

E se o cristão não tem eventualmente sua Igreja, se o maometano vive longe de sua Mesquita, e o Maçom fora de sua Loja, não deveriam tratar de elevar seus pensamentos à Divindade Onipresente em todo o Universo e em cada átomo nele contido?

Cada ser humano é o TEMPLO DO DEUS VIVO, logo cada homem deve adorar a DEUS em espírito e verdade, dentro do TEMPLO DO DEUS VIVO. Este é o objetivo de todas as escolas iniciáticas.

Sendo a Maçonaria uma Escola Iniciática, o que primeiramente ensina a seus adeptos é o cumprimento das Leis Divinas, em Espírito e Verdade.

Se o homem é o Microcosmo, e se ele é o Templo do Deus Vivo, então pode adorar a DEUS em seu TEMPLO INTERNO ou em seu íntimo, assim como pode fazê-lo em seu TEMPLO EXTERNO, ou Loja.

JESUS ensinou: “E quando orares, não fale muito como os gentios, pois pensam que por muito falar serão ouvidos e atendidos. Tu, porém, quando orares, entra em teu aposento, e, fechada à porta, ora a teu PAI que vê em teu interior e te recompensará”.

Encerrando o exposto com este divino ensinamento, nos dirigimos, agora, diretamente, a nosso irmão Maçom para dizer-lhe o seguinte: Queres chegar a SUPER-HOMEM – Homem Superior?

Queres ser um Mestre Sábio, Poderoso e Criador?

Pois deve seguir o mesmo caminho que já trilharam os nossos poderosos Irmãos mais adiantados.

QUAL É ESTE CAMINHO? Já vamos indicá-lo.

ESTA É A SENDA QUE LEVA AO MUNDO INTERNO DO ÍNTIMO:

Antes de tudo, deves entrar tranqüilo em teu aposento, afastado de tudo o que possa perturbar tua concentração. 

Depois de sentar-te comodamente, relaxa tua tensão física e mental durante uns minutos; em seguida trata de penetrar com a IMAGINAÇÃO em teu MUNDO INTERNO PELA PORTA QUE CONDUZ AO CORAÇÃO. O corpo tem que estar ereto.

Agora, ascende com a Imaginação à cabeça. JÁ ÉS O EU SUPERIOR, QUE DEVE UNIR-SE AO  “EU SOU DEUSEM AÇÃO NESTE CORPO TEMPLO”, já és Mestre.

Mas, para chegar a este estado são necessários muitas sessões e muitos trabalhos. 

O Reino de DEUS tem que ser conquistado, dizem os livros sagrados.

Sentindo e compreendendo o que foi explicado, o Mestre já pode entrar no mundo Interno e trabalhar em Loja com seus obreiros.

Pesquisa do Ir.´. José Carlos Lopes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...