MORAL, UMA DAS CIÊNCIAS MAÇÔNICAS



A Moral, Uma das Ciências Maçônicas Qualquer dessas classificações nos da uma ideia aproximada da relação  existente  entre a ciência e a filosofia maçônica, pois a obrigação precípua do maçom é trabalhar pelo aperfeiçoamento do homem e pelo progresso nos destinos da humanidade.

E para que possa acompanhar a evolução da civilização humana é preciso que, do conjunto de nos corpos maçônicos resulte o conhecimento das ciências básicas da vida espiritual, natural e humana, pois só com o conhecimento tão perfeito quanto possível destas três modalidades que compõem a vida do homem será possível compreender a filosofia maçônica no seu elevado significado, que vai evoluindo à medida que nos obreiros vamos recebendo o nosso aumento de salário.

O estudo é indispensável para que nos estejamos preparados para compreender os mistérios  de cada grau e é desde o iniciar da caminhada que se deve formar uma base solida de conhecimento com os quais poderá seguir com confiança e segurança pelo caminho da perfeição e da bondade.

Porem, não são necessários longos anos de estudos nem diplomas de formatura em graus decorativos para compreender essas ciências, estudas- las e utilizá-las.

São ciências básicas de todos os fenômenos da vida e, por isso mesmo se deparam nas coisas mais simples, quando  sabemos olhar a vida com olhos  de ver e calma para pensar, porque é observando , pensando e raciocinando que se consegue a compreensão e o descortino sobre a razão de ser de tudo quanto se passa a volta de nos.

Por tanto hoje tiro e afirmo por mim que a moral sendo a mais complexa das ciências porque abrange o estudo do homem, tanto na moral propriamente dita como nas suas duas subdivisões a biologia e a sociologia, diremos que são os ramos da ciência que mais interessa aos estudos maçônicos.

Por tanto não os limitemos a especulação  da teoria como concepção geral dos princípios morais que cultivamos em nos e em nossas relações pessoais, porque passando a pratica das teorias que  estudamos e cultivamos  saímos da abstração e da ilusão para que possamos a concretizar o que nos proporciona a nossa  ordem durante nosso labor dentro da nossa oficina, pois entre a teoria e a pratica existe um campo muito vasto que precisa ser aproveitado na preparação moral e intelectual do homem, então vamos criar um ambiente propicio ao progresso.

Assim é necessário que juntemos todos os elementos da ciência para que possamos ser verdadeiros artistas na pratica da arte real.


Wendell Luiz . Or.’. BH-MG ARLS Sabedoria Estabilidade e Poder 2454 GOB - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...