O CORTEJO DE ENTRADA NA LOJA



A liturgia de uma Sessão Maçônica inicia-se com o Cortejo (Procissão), que é a entrada ritualizada no templo.

Os Irmãos devem estar mentalmente preparados para a Sessão que irá se realizar, deixando de lado todas as preocupações mundanas e entendendo que as Sessões Maçônicas, entre outros aspectos, devem funcionar como um “aliviador de tensões” e como um “recarregador de baterias”.

Com os membros da Loja devidamente preparados e formados no Átrio, o Mestre de Cerimônias organiza o Cortejo, entrando todos em fila dupla, em ordem hierárquica, começando pelos Aprendizes à esquerda e Companheiros à direita; os Mestres em um ou outro lado de conformidade com os cargos que exercem; os Vigilantes; os Mestres Instalados e por último o Venerável Mestre. 

Munido de seu bastão, o Mestre de Cerimônias bate de forma ritualizada à porta do templo, sendo esta aberta pelo Cobridor Interno.

O Cortejo então tem início, entrando todos em grave silêncio, ocupando cada qual o seu lugar, e conservando-se de pé até que o Venerável Mestre autorize que se sentem.

Segundo a Escola Ocultista, o Cortejo, ao entrar no Templo, magnetiza o seu piso (Pavimento Mosaico), saturando-o da mais alta influência possível e levantando ao seu redor uma muralha para que a referida influência ali se conserve.

Charles Webster Leadbeater in A Vida Oculta na Maçonaria, assim se expressa: “A função desempenhada pela forma mental é bem análoga à de um condensador.

Em mecânica de nada serve gerar grande quantidade de vapor d’água se não se mantém a necessária pressão; analogamente, ao magnetizar-se a Loja, tem-se que acumular condensadamente a energia, para que não se dissipe pela vizinhança”.


Simbologia Maçônica dos Painéis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...