A MAÇONARIA E A GEOMETRIA


Em um artigo anterior a esse comentamos o significado da letra G para os maçons atuais e antigos, iremos repassar alguns aspectos acrescentado alguns detalhes sobre esse importante símbolo.
A letra G nas lojas maçônicas não tem o mesmo significado e características de universalidade quando comparada com as joias, os móveis, ou os ornamentos da Loja.
As ferramentas de trabalho, as maiores e menores luzes, e os pilares, transmitem as mesmas lições aos maçons em todas as línguas e são universalmente aceitas, no entanto a inicial “G” tem sua interpretação baseada na língua inglesa.
Além do significado da divindade temos a explicação que o ‘G’ significava originalmente Geometria. Historicamente, maçonaria operativa usava a geometria aplicada e, assim, nos tempos antigos a Maçonaria era sinônimo de Geometria.
A palavra Geometria teve significado especial para os maçons antigos. O pedreiro da idade média não usava manual de arquitetura, e não havia desenhos de construção; sua arte era baseada apenas em geometria, e sua habilidade consistia em saber de cor muitos dos processos de Geometria, e seus segredos eram nada mais do que estes mesmos processos e o conhecimento de como aplicá-los, o que ele não compartilhava com aqueles que não houvessem sido iniciados no ofício.
Sendo este o caso, era natural que o que ele devesse ter em alta reverência a Geometria, representada pela sua letra inicial (que é a mesma em francês, latim, alemão e Inglês, as línguas Maçônicas), e adotado a letra G como um símbolo nos seus trabalhos.
Haywood em seu Tratado sobre o simbolismo maçônico diz claramente “… Não tem havido consenso entre os nossos estudiosos, quer quanto à origem da letra G ou ao seu significado. Normalmente, nós podemos discutir sobre a maneira em que um símbolo foi introduzido no Ritual, estudando os registros do início do século XVIII, na Inglaterra, e o tempo que o Ritual foi lançado em sua forma moderna, mas esse estudo não pode nos ajudar, porque os maçons do século XVIII eram confusos sobre o assunto. Esta confusão sobrevive até os dias de hoje com algumas autoridades afirmando uma teoria, outros afirmando o oposto….“
No entanto, um olhar para o velho documento de Masonic Charge, o Manuscrito Haliwell datado de 1390 lança algumas dúvidas sobre uma explicação tão elaborada. É verdade que na abertura deste manuscrito lemos os versos que traduzidos querem dizer: “Nesse tempo, através de uma boa geometria, este ofício honesto de boa alvenaria foi ordenado e fez desta maneira, de contra-facção destes atendentes juntos; Em orações de este senhor que imitou geometria, e deu-lhe o nome de alvenaria, para o ofício mais honesto de todos“.
Assim, Geometria foi tida em alta estima pelos maçons operativos. No entanto, o Manuscrito continua, em seus versos, mais tarde, para se referir a Deus, e rogo aos maçons: “Ore agora a Deus Todo Poderoso, E a sua mãe Maria brilhante“.
Essa citação pode nos levar a crer que os pedreiros da época levaram a letra inicial de Geometria e a penduraram na loja para servir como um símbolo de reverência. Mas, o que está claro no Ritual de 1740 é que, quando os primeiros vislumbres de simbolismo especulativo começaram a fazer sua aparição na corporação, a importância da geometria foi enfatizada pela letra G, significando a raiz e o fundamento de todas as artes e ciências.
Ao mesmo tempo, os maçons especulativos começaram a se referir a Deus como o Grande Geômetra do Universo, e alguns acham que essa tendência ajudou a resignificar a letra “G” da Geometria para Deus (God), o que seria válido somente no idioma inglês.
Em algumas das apresentações em inglês, a letra G teve significado de “glória, grandeza e geometria”. Até o final do século XVIII e início do XIX, a letra G foi começando a ser interpretada e a ter um significado simbólico de Deus, pelo menos na maçonaria inglesa, em comparação com geometria. São essas duas noções distintas que ainda estão vivas nos rituais praticados hoje.
Entre 1740 e 1780 não há evidência da letra G ser um item de mobiliário de loja, quer como um pendente a partir do teto da sala quer como um molde no chão ou como parte do desenho do traçado da prancha de mestre.
A primeira menção à letra ‘G’ em ritual antigo da Grande Loja da Inglaterra é encontrada hoje no ritual do Segundo Grau. No final de uma instrução no Segundo Grau as seguintes palavras aparecem: “Quando nossos irmãos antigos estavam no compartimento central do Templo, sua atenção foi dirigida a certos caracteres hebraicos que são representados pela letra G, denotando Deus, o Grande Geômetra do Universo, a quem todos devemos submeter e quem devemos adorar humildemente”.
Revisando os numerosos documentos ingleses e escoceses datados de 1696 até 1730 não se encontra qualquer menção à letra G. A mais antiga referência, é um anúncio de jornal, em 1726, que anuncia que não haveriam várias palestras sobre a Maçonaria Antiga, em especial sobre o significado da letra G.
O significado a letra G será visto no “Manuscrito Wilkinson”, datado de 1727 como um ritual, onde é perguntado: O que é o centro da Loja? E a resposta é: A letra G. No entanto, o uso da letra G foi, definitivamente, estabelecido no ritual maçônico por Prichard em 1730. Em seu livro, encontramos passagens no Grau de Companheiro que indicam o significado de Deus e de Geometria como a quinta das sete artes liberais e ciências antigas.
A consulta aos manuais antigos nos revela claramente que a letra “G” entrou nos rituais maçônicos especulativos no Segundo Grau da Maçonaria. Mais tarde, quando os dois graus foram divididos em três, continuou a permanecer no segundo grau, dentro de uma estrela de seis pontas. No manual também aparece à alusão aos caracteres hebraicos que nos dá uma indicação de como a letra G veio a ser colocada na estrela.
De acordo com antigas tradições judaicas o verdadeiro nome de Deus, dado ao povo judeu através de Moisés, não tinha permissão para ser escrito, salvo com as consoantes J (ou Y), H, W, e apenas H. Na época do exílio a pronúncia e, consequentemente, a verdadeira ortografia, do Santo Nome foi perdida.
As consoantes mantiveram-se, mas quais vogais eram ninguém conseguia descobrir. Encontrar o nome perdido se tornou uma das grandes ambições de sacerdotes e estudiosos judeus, e esta pesquisa tornou-se um dos principais temas da literatura da Cabala. Não tendo o próprio nome os cabalistas tinham o costume de inscrever um hebraico “Y” (Yod ou Ghemeel) para o centro de um triângulo com lados iguais para retratar o Nome.
É possível que este símbolo tenha sido trazido para a Maçonaria pelos maçons especulativos que também eram cabalistas, mas que, no decorrer do tempo, os cabalistas não maçons que compunham a maior parte das lojas na Grande Loja da Inglaterra, substituíram a letra inicial de “Deus” (God) para o hebraico “Yod”.
Como vemos o simbolismo da letra G na maçonaria sofreu adaptação de seu significado ao longo dos últimos séculos e hoje pode ser interpretado tanto como Geometria como um louvor a Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
Honório Sampaio Menezes, 33º, REAA, Loja Baden-Powell 185, GLMERGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
São fontes de informação sobre o assunto:
Harry Le Roy Haywood, Symbolic Masonry – An interpretation of the three degrees, Fugazi Press.
The Masonic Lodge of Education (website), Masonic G for God and Geometry
Grand Lodge of British Columbia and Yukon (website), The Haliwell Manuscript (with Translation)
Samuel Pritchard, Masonry Dissected, 1730
Henry Carr. The Collected Prestonian Lectures – 1925 to 1960
Albert Pike, Morals and Dogma
William Hutchinson. The Spirit of Masonry
Charles T. McClenachan. The Book of the Ancient and Accepted Scottish Rite Of Freemasonry


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...