NOTA RECEBIDA PELO BLOG ARTE REAL – TRABALHOS MAÇÔNICOS


Gostaria de me desculpar por fugir um pouco da finalidade do blog, mas o motivo é para lá de justificável.

Foi com muito orgulho que recebemos, através de um e-mail, uma mensagem que nos foi enviada pelo Irmão Rui Bandeira, membro da Loja Mestre Affonso Domingues, Grande Loja Legal de Portugal/GLRP, um dos administradores do blog maçônico “A Partir Pedra”. O motivo dessa felicidade é que o autor da mensagem pode ser considerado, como um dos maiores escritores maçônicos da língua portuguesa.

Segue, na íntegra, a nota recebida.  

“O blog Arte Real - Trabalhos Maçônicos é administrado pelo Irmão Paulo Edgar Melo, Mestre Instalado da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cedros do Líbano, n.º 1688 do Grande Oriente do Brasil, que trabalha no Rito Escocês Antigo e Aceite, ao Oriente do Rio de Janeiro. 

Este blog foi, assumidamente, criado "para divulgar trabalhos Maçônicos de Irmãos". Publica, assim, textos de diversas proveniências e inéditos (não anteriormente publicados) de maçons que chegam ao conhecimento do seu administrador.

Publica-se há cinco anos (desde julho de 2011), com assinalável regularidade - 1.451 textos até a data de elaboração deste texto, à média de 290 textos por ano, ou seja, mais de cinco textos por semana, em média.

Com esta frequência e quantidade de textos, naturalmente que nem sempre há ópera, mas a qualidade média dos textos é muito interessante e a variedade dos temas abordados muito rica.

Como é natural, essencialmente os textos publicados são originários de maçons brasileiros, mas o administrador do blog, de quando em vez, também divulga alguns textos originalmente publicados aqui no A Partir Pedra.

Os textos dedicados a questões rituais permitem avaliar as especificades da ritualística brasileira, o que é particularmente interessante e instrutivo para os europeus que sigam o blog.

É um blog interessante de visitar e de espreitar. Por vezes - com agradável frequência - deparamos com textos muito interessantes de ler, analisar e, sobretudo, meditar sobre eles. Outras vezes encontramos textos mais simples, o que não é de admirar, por se tratar de blog que publica muitas pranchas de maçons de vários graus e destinadas à leitura em vários graus, por regra no grau de Aprendiz.

É um bom blog de divulgação, que regularmente publica algumas pérolas merecedoras de especial atenção.  

O trabalho de recolha e publicação do Irmão Paulo Edgar Melo é merecedor de encômios.

É um blog que, com gosto e interesse, acompanho regularmente e que recomendo seja acompanhado por quem se interessa pela Arte Real”.

Rui Bandeira

Paulo Edgar Melo


Membro da ARLS Cedros do Líbano, 1688 – Miguel Pereira/RJ - GOB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...