OLHANDO A ORDEM MAÇÔNICA, BREVEMENTE, "DE FORA PARA DENTRO":


A responsabilidade da Maçonaria e do Maçom, em relação a toda a Humanidade, está sempre presente e paralela, quer se queira quer não, em face da filosofia e da influência ética e moral que a doutrina maçônica exerce no inconsciente coletivo.

O edifício Moral, onde vivem as pessoas, e seu ordenamento, resulta da harmonia perene entre a fatalidade dos acontecimentos e a liberdade de pensar e agir.

Mas o triunfo da Liberdade impõe perseverança e valores.

A Ordem Maçônica está fora da antropologia religiosa e não pode nem deve ser engolida com exclusividade, ou monopolizada, por qualquer outra doutrina particular, escola filosófica, facção sociopolítica ou, muito menos, religião.

O Maçom, por seu turno, dotado da liberdade para fazer o bem, não pode ser massa de manobra, sujeito aos caprichos e idiossincrasias de quem quer que seja, maçom ou não.

O caso contrário, para a Maçonaria ou o Maçom, faz com que a Ordem perca sua singularidade de tocha viva com a função, dever-ser, de depurar, aquecer mentes e corações, iluminar, animar, ensinar e disparar germes do bem, do bom e do belo, que povoam a utopia e o imaginário do gênero humano.

Voltada para registrar, escrever, tecer epistemologia e reescrever o progressivo avanço do bem-estar da família, da pátria e da humanidade, as verdades emergentes, então, constituem o florilégio de avatares, escolásticos ou sábios, oceano de conhecimentos, incorporados à doutrina maçônica, repositório perene de verdades atuais.

A Maçonaria, então, é arena neutra, alicerçada no livre-pensar, no debate disciplinado, harmônico e construtivo, na lide pacifista, tudo pontilhado por valores, opiniões, crenças atomizadas (em pílulas), ideias consistentes e repletas de boa fé e de boa vontade, que dão margem à formação continuada dessas verdades atuais.

Os efeitos da doutrina maçônica constituem os produtos que a Ordem anuncia, de modo recorrente e continuado.

O Conhecimento daí derivado é universal, posto que não é Conhecimento isolado.
A doutrina maçônica, suas premissas, princípios, preceitos, proposições e procedimentos milenares, ilumina toda a Humanidade, qual um sol.

É forma ativa e reflexiva de pensamento.


A/D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...