Antes de iniciar a
falar sobre o “desenvolvimento, limitações e aspirações” de um Aprendiz Maçom,
necessário é definir, se possível, o que significa a palavra Aprendiz.
Parafraseando Searle as palavras tem sentido dentro de um contexto (1),
logo, a palavra Aprendiz tem um significado quando aplicada em um contexto
profano e outro no contexto Maçom.
No primeiro contexto Aprendiz é aquele que aprende uma arte, novato, principiante.(2) Ou seja, aquele que está no princípio. Filosoficamente o Aprendiz está vinculado ao “Aprendizado”, como ensina Nicola Abbagnano, o primeiro a trabalhar a noção de “Aprendizado” foi Platão que definiu em sua teoria da “anamnese”:
No primeiro contexto Aprendiz é aquele que aprende uma arte, novato, principiante.(2) Ou seja, aquele que está no princípio. Filosoficamente o Aprendiz está vinculado ao “Aprendizado”, como ensina Nicola Abbagnano, o primeiro a trabalhar a noção de “Aprendizado” foi Platão que definiu em sua teoria da “anamnese”:
Sendo toda a natureza congênita e tendo a alma aprendido
tudo, nada impede quem se lembre de uma só coisa – que é o que se chama
aprender – encontre em si mesmo todo o resto, se tiver constância e não
desistir da procura, porque procurar e aprender nada mais são do que
reminiscência. (3)
Já no ambiente
maçônico tem maior sentido a definição de Aprendiz, pois recebe ela
“significantes” (4)
que decorrem do “contexto” próprio que a própria definição está inserida. Ser
Maçom significa ter deveres, como ensina Rizzardo da Camino quando em seu livro
“Simbolismo do Primeiro Grau” diz:
[...], e que se admitido Maçom encontrará nos símbolos
maçônicos a realização do dever, pois o Maçom não combate somente as próprias
paixões, trabalhando para a auto-perfeição, mas aos outros inimigos da
humanidade, quais sejam os hipócritas que enganam, os pérfidos que defraudam,
os ambiciosos que a usurpam e os corruptos e sem princípios, que abusam da
confiança dos povos; a estes não se combate sem preparo prévio e sem perigos.(5)
Em parca síntese, ser
Aprendiz Maçom significa ir para além da racionalidade profana, chegando num “entre
- lugar”, ou seja, um lugar diferenciado, mas inserido nesta sociedade, não
fora dela. O Maçom não pode se afastar da busca da “[...] justiça e da retidão
que regem todos os atos de quem, realmente, tem consciência de ser maçom.”(6)
Para buscar a retidão
e a justiça o Maçom inicia-se na caminhada por meio do seu ingresso no Grau de
Aprendiz, pois deve ser a partir desse “entre-lugar” que ele inicia a busca do
seu aprimoramento interno e com isso fazer com o Recipiendário (7)
se aperfeiçoe e a sociedade que vivemos torne-se melhor.
O Aprendiz Maçom ao
ingressar na Ordem passa a ser um “[...] obreiro do Grande Arquiteto do
Universo [...]” para desenvolver-se apresentando trabalhos e sendo ministrado
pelo corpo administrativo da Oficina.(8) É
a partir destes trabalhos e das instruções que o Aprendiz Maçom desenvolve o
“[...] aperfeiçoamento moral e intelectual [...]”.(9)
Logo, o desenvolvimento do Aprendiz Maçom se dá em volta de um aprimoramento
pessoal e intelectual para que seja aplicado no seu cotidiano. (10)
Esse primeiro grau da
Ordem Maçônica é consagrado a “Fraternidade” (11),
com o objetivo que é a “união de toda a humanidade”. Neste grau o Aprendiz
dedica-se a aprender os fundamentos da Maçonaria, com o foco no aprendizado da
filosofia, dos símbolos, das alegorias, da ritualística, da doutrina, sendo que
com eles busca então o seu “aprimoramento interior”. (12)
A condição de Aprendiz denota limitações, dentre tantas que podia citar, pois somos seres humanos e por tal natureza somos limitados. Todavia para delimitar o trabalho necessário que seja indicada, dentro de um recorte, a que entendo ser a principal identificada pela doutrina. A nosso entendimento a maior limitação do Aprendiz Maçom é a “Luz” que vê ao ser iniciado. Ela é um fenômeno que ele não consegue ver na sua totalidade, tão pouco enxergar tudo aquilo que está em sua volta. Aqui me faz lembrar a “Alegoria da Caverna” de Platão.
A condição de Aprendiz denota limitações, dentre tantas que podia citar, pois somos seres humanos e por tal natureza somos limitados. Todavia para delimitar o trabalho necessário que seja indicada, dentro de um recorte, a que entendo ser a principal identificada pela doutrina. A nosso entendimento a maior limitação do Aprendiz Maçom é a “Luz” que vê ao ser iniciado. Ela é um fenômeno que ele não consegue ver na sua totalidade, tão pouco enxergar tudo aquilo que está em sua volta. Aqui me faz lembrar a “Alegoria da Caverna” de Platão.
Nela pessoas estão
trancafiadas em uma caverna desde a infância, trancados estão por grilhões em suas pernas e também pescoço, pois se quer podiam virar o rosto
para ver de onde estava vindo a “Luz”. Sendo essa a que incide em objetos e por
cima de um muro reflete em sua frente imagens distorcidas, essas que têm eles
como própria imagem dos objetos que conhecem porque ali estão desde a infância.
(13)
Imagina Platão, narrando a história, se um destes trancafiados fosse solto, haveria a quebra do paradigma da imagem dos objetos que só conhecia por meio da imagem projetada e que não é a imagem real dos objetos. A quebra do paradigma só ocorreria se fosse dado a aquela pessoa o conhecimento daquilo que não conhecia a não ser pela imagem refletida. Mas a limitação está na falta de condição de conhecer os objetos e para isso necessária que fosse tomada a “Luz” de forma progressiva.
Imagina Platão, narrando a história, se um destes trancafiados fosse solto, haveria a quebra do paradigma da imagem dos objetos que só conhecia por meio da imagem projetada e que não é a imagem real dos objetos. A quebra do paradigma só ocorreria se fosse dado a aquela pessoa o conhecimento daquilo que não conhecia a não ser pela imagem refletida. Mas a limitação está na falta de condição de conhecer os objetos e para isso necessária que fosse tomada a “Luz” de forma progressiva.
Precisava de se habituar, julgo eu, se quisesse ver o mundo
superior. Em primeiro lugar, olharia mais facilmente para as sombras, depois
disso, para as imagens dos homens e dos outros objetos, refletida na água, e,
por último, para os próprios objetos. A partir de então, seria capaz de
contemplar o que há no céu, e o próprio céu, durante a noite olhando para a luz
das estrelas e da Lua, mais facilmente do que fosse o Sol e o seu brilho de
dia. (14)
Iniciado o Aprendiz consegue se soltar dos “grilhões” que
os prende pelas pernas e pelo pescoço e, a partir de então, começa a lutar pela
quebra do paradigma, qual seja, a de ultrapassar as barreiras imaginárias da
caverna e das condições impostas por aquele mundo a qual estavam vivendo. Mundo
de limitação, mundo de coisas impostas e postas pela imagem refletida na parede
da caverna como sendo ela verdade absoluta. O Aprendiz foi solto e vai ao
encontro da “Luz”, pois quer conhecer aquela imagem que tinha em sua retina de
forma distorcida, todavia tem dificuldade por que está apenas no início da
caminhada.
A maior dificuldade é a falta de compreensão, pois nem tudo
que vê entende. A limitação do Aprendiz Maçom está no próprio grau que ele se
encontra na Ordem, pois é o primeiro grau. Logo, a limitação é imposta pela
falta de vivência Maçônica que com o tempo naturalmente ocorrerá.
Essa limitação aliada à própria origem profana do Aprendiz
faz com que mesmo vendo a “Luz” não a entenda, pois não tem conhecimento de
mundo para tanto. Quanto às aspirações do Aprendiz Maçom, no recorte proposto,
uma delas e a principal ao meu entendimento é o aprimoramento pessoal. A outra
é galgar os graus existentes na própria Ordem por que se existe o primeiro
grau, decorrência lógica, é por que existem outros mais.
Mas o mais importante
não é o galgar (de)graus apenas, ma sim o aprimoramento com a subida deles,
vivencias e ensinamentos de cada um é o que importa. Como ensina
Compte-Sponville (15)
ninguém será mais o mesmo após banhar-se num rio e nem o rio será mais o mesmo
após o decorrer do tempo.(16)
A busca do crescimento individual, do entendimento sobre a sublime Ordem
Maçônica, que tem seus alicerces na fraternidade, na liberdade e na isonomia, o
entender a tudo isso se torna a principal aspiração do Aprendiz.
Ao fim o desenvolvimento é uma constância, mesmo que não
queiramos seremos mais desenvolvidos por conta do tempo passado e do ingresso
na Ordem. Estamos inseridos em um grupo que pela convivência, pelas experiências
de cada um, inseridos nos trabalhos da Loja, passamos a fazer parte de um
“todo”, sendo que este “todo”, nas palavras de Francesco Carnelutti, é demais
para nós, ou seja, é demais para a nossa compreensão, logo, o crescimento é
intrínseco ao grupo. Quem está no grupo está crescendo.
Já as limitações decorrem da própria natureza humana que é
imperfeita e, também, do “todo” relatado que não conseguimos compreender.
Quanto às aspirações
são sempre renováveis e presentes no caminho da vida, já que inseridos na
Ordem.
Tiago Oliveira de Castilhos
A.'. M.'. - A.'.R.'.L.'.S.'. Sir Alexander Fleming 1773, OR.'. de Porto Alegre/RS (Brasil)
Tiago Oliveira de Castilhos
A.'. M.'. - A.'.R.'.L.'.S.'. Sir Alexander Fleming 1773, OR.'. de Porto Alegre/RS (Brasil)
NOTAS:
1.
SEARLE, John R. Expressão e significado: estudos da teoria
dos atos de fala. Tradução Ana Cecília G. A. de Camargo e Ana Luiza Marcondes
Garcia. São Paulo: Martins fontes. 1995, p. 183. “Neste capítulo, quero
contestar um aspecto desta opinião dominante: a idéia de que, dada qualquer
sentença, seu significado literal pode ser definido como significado que ela
tem independentemente de qualquer contexto. Sustentarei que, em geral, a noção
de significado literal de uma sentença só tem aplicação relativamente a um
conjunto de suposições de base contextuais [...].”
2.
Dicionário da Língua Portuguesa. Caldas Aulete on-line.
Disponível em: http://aulete.uol.com.br/sofreguidão(acesso
em: 5 nov 2013).
3.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª
edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. Revisão da tradução e
tradução dos novos textos de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo:
Martins Fontes. 2007, p. 75. Apud: Men. 81d. Explica o autor que aprendizado
para Platão: “O A. é, segundo Platão, devido à associação das coisas entre si,
pela qual a alma pode, após haver captado uma coisa, captar também a outra que
a esta se encontra vinculada.” A definição da palavra “Reminiscência” para o
Dicionário da Língua Portuguesa Caldas Aulete, é “Aquilo de que se recorda;
LEMBRANÇA; RECORDAÇÃO;” Dicionário da Língua Portuguesa. Caldas Aulete on-line.
Disponível em: http://aulete.uol.com.br/sofreguidão (acesso em: 5 nov 2013).
4.
FINGER, Ingrid. Metáfora e significação. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 1996, p. 15. “A comunicação humana é repleta de situações em que a
linguagem é usada para transmitir significados diferentes dos significados que
são dados pela palavras utilizadas. Isso faz com que a representação teórica
desses significados seja de uma complexidade maior do que a representação da
compreensão do discurso literal.”
5.
CAMINO, Rizzardo da. Simbolismo do primeiro grau: aprendiz.
5 ed. São Paulo: Madras, 2011, p. 152.
11. Ritual: Rito Escocês
Antigo e Aceito/Grande Oriente do Brasil, São Paulo, 2009, p. 11. Conforme o
Decreto n.1.102, de 15 de maio de 2009, promulgado pelo Grão-Mestre Geral
Marcos José da Silva, aprovou-se o Ritual do Grau 1 – Aprendiz-Maçom, esse do
Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo seu início aprovado a aplicação para 24 de
junho de 2009 que é o dia do Patrono da Maçonaria Universal. A partir desse dia
revogavam-se todas as demais formas e ritos de iniciação passando este a ser o
único e oficial Rito de Aprendiz.
13. PLATÃO. A República.
Texto integral. Coleção Obra-Prima do autor. 2 ed. Tradução Pietro Nassetti. 7
reimpressão. São Paulo: Martin Claret. 2009, p. 210 e 211.
15. COMTE-SPONVILLE,
André. O ser-tempo: algumas reflexões sobre o tempo da consciência. Tradução de
Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 78. "Ninguém
nunca se banha duas vezes no mesmo rio, nem no mesmo presente. Ninguém pode
subverter, em nenhum sentido da palavra, o tempo: ninguém pode detê-lo, ninguém
pode aboli-lo, ninguém pode virá-lo ao contrário." Nesse sentido, ninguém
volta a ser o mesmo após a exposição ao tempo.
16. COMTE-SPONVILLE, 2006,
p. 47. “Quando comecei essa comunicação, o presente estava aqui. Ainda está,
neste momento em que eu continuo. E estará sempre, quando eu tiver terminado,
quando tivermos nos
despedido, quando pensarmos em outra coisa [...]. O presente está lá quando de
nosso nascimento. Ele estará lá quando de nossa morte. Ele estará lá, sem a
menor interrupção, durante todo o tempo que irá separar esses dois momentos.
Ele está aí, sempre aí: ele é o aí do ser.” O tempo não é igual, pois não se é
igual hoje ao que se foi ontem, e não se será amanhã igual ao que se foi ontem,
pois o tempo sempre é presente e sempre se vive o presente.
BIBLIOGRAFIA:
§
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª
edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. Revisão da tradução e
tradução dos novos textos de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins
Fontes. 2007.
§
CAMINO, Rizzardo da. Simbolismo do primeiro grau: aprendiz.
5 ed. São Paulo: Madras, 2011.
§
COMTE-SPONVILLE, André. O ser-tempo: algumas reflexões
sobre o tempo da consciência. Tradução de Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo:
Martins Fontes, 2006.
§
D’ELIA JÚNIOR, Raymundo. Maçonaria: 100 instruções de
aprendiz. São Paulo: Madras, 2010.
§ Dicionário da Língua
Portuguesa. Caldas Aulete on-line. Disponível em: http://aulete.uol.com.br/sofreguidão.
(Acesso em: 5 nov 2013).
§
FINGER, Ingrid. Metáfora e significação. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 1996
§
PLATÃO. A República. Texto integral. Coleção Obra-Prima do
autor. 2 ed. Tradução Pietro Nassetti. 7 reimpressão. São Paulo: Martin Claret.
2009.
§
Ritual. Rito Escocês Antigo e Aceito/Grande Oriente do
Brasil, São Paulo, 2009, p. 11.
§
Conforme o Decreto n. 1.102, de 15 de maio de 2009,
promulgado pelo Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva.
§
SEARLE, John R. Expressão e significado: estudos da teoria
dos atos de fala. Tradução Ana Cecília G. A. de Camargo e Ana Luiza Marcondes
Garcia. São Paulo: Martins fontes. 1995.
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