Desde o início dos
tempos, o homem é fascinado pela morte. As suas primeiras perguntas
metafísicas, sem dúvida, surgiram antes da morte.
Antes da morte do
outro, e antes da consciência da sua própria morte.
Então ele se perguntou
sobre o significado da sua vida e o significado de tudo. Porque o homem é
incapaz de estar satisfeito com o que vê. Ele deve imaginar para cada coisa uma
origem, um por que, um como e um depois. Cada povo tem a sua própria
cosmogonia, que é a representação do mundo e a sua criação, nas várias culturas
e civilizações do mundo.
Tudo o que é
incompreensível, inexplicável ou que escapa à sua razão leva-o ao esoterismo em
todas as suas formas: religião, magia, ocultismo, adivinhação, bruxaria, etc.
Ele forjou as suas mitologias e lendas, e foi assim que ele se tornou ele
próprio; o dia em que conseguiu praticar a abstração e projetar a sua mente em direção
ao imaginário e ao invisível, para o inexplicável, e finalmente para o Sagrado.
Ele inventou mitos,
para explicar o que ele não entende para entender todos estes mistérios. Em
todas as tradições, inventou, contou e compartilhou mitos sobre a Criação,
sobre a vida e a morte. Foi o modo que encontrou para dar sentido ao que ele
não pode explicar e, acima de tudo, aceitá-lo.
Se os mitos envolvem
símbolos, eles também envolvem a criação e o uso de ritos e rituais, para
revelar e explicar esses símbolos. Mitos, símbolos e ritos banharam a nossa
consciência e, pela sua universalidade, formaram uma intuição coletiva, um
conhecimento comum, que fundou as raízes culturais de cada civilização.
Um ritual é um
conjunto de regras, códigos, formas fixas, organizadas e repetitivas. Uma cerimônia
ritual é composta de gestos, movimentos, palavras que revelam e expressam um
simbólico carregado de significado, de que cada um se apropria e faz ressonar
em si de acordo com a sua própria vida. É simbólico de que todos também se
podem sentir como algo muito universal e muito pessoal.
Os termos rito e
ritual são frequentemente intercambiáveis, mas em geral um rito é composto de
vários rituais. Assim, dentro de um rito funerário, são organizados vários
rituais, como a reunião na funerária, o discurso no crematório, a dispersão das
cinzas e o lanche em comum…
Para os etnólogos, o
rito, organizado num ritual cerimonial específico para cada crença ou cultura,
é o ato que visa direcionar uma força oculta para uma determinada ação, um objetivo
comum ou individual e que consiste em gestos, palavras, ações ou atitudes
adaptadas a cada circunstância. Uma das constantes do rito é a sua repetição, a
sua prática é renovada de forma idêntica num contexto perpetuamente semelhante.
O processo é preciso, não deixa espaço para improvisação, faz parte de uma
tradição.
Existem duas
categorias de ritos: os rituais periódicos comuns, que fazem parte de uma
continuidade cíclica, ligada às estações do ano ou a celebrações regulares,
como os cultos religiosos semanais. Existem também ritos particulares que
marcam a vida e pontuam a jornada de um indivíduo.
Estes são os ritos de
passagem. São mais frequentemente utilizados, fora de funções culturais
específicas, para marcar os grandes momentos da vida, individuais ou sociais,
ao tornar sagrados momentos especiais. Durante muito tempo, os homens
comemoraram os grandes eventos da vida, como nascimento, puberdade ou morte.
Estes ritos de
passagem sublinham a passagem de um estado para outro, pontuam ou celebram, em
muitas civilizações ou tradições, eventos como nascimento, adolescência,
casamento, luto ou iniciação. Na maioria das vezes, estas cerimônias são
destinadas a ajudar o sujeito a superar a crise causada por uma mudança (feliz
ou infeliz) que ocorre na sua vida. Um rito de passagem geralmente compreende
três fases:
Separação forçada,
onde o candidato é removido da comunidade.
Um teste, no qual se
testa as suas qualidades e a sua capacidade de subir, para mudar
de status.
Integração em um novo
grupo, renascimento num novo estado.
Os ritos situam-se
numa cronologia particular, que está na intersecção entre a eternidade, que
funda o sagrado, e a datação precisa do evento, no sentido cartesiano, que
divide o tempo de forma artificial.
A primeira função de
um ritual é causar uma interrupção, tirar-nos da nossa vida quotidiana, dos
nossos hábitos, espaço e tempo comuns. O participante encontra-se fora da vida
quotidiana e, gradualmente, deixa o mundo profano, para entrar no mundo do
Sagrado. Um ritual é usado para construir uma ponte entre o profano e o
Sagrado.
O
termo sagrado não é aqui usado como sinônimo de religioso ou
relacionado com uma crença. A sua definição é muito mais ampla e depende diretamente
de cada um. Existe uma imanência, isto é, a percepção pessoal do princípio do
Sagrado, dessa emoção que floresce nas profundezas de nós mesmos, tanto quanto
uma transcendência, que é a sensação de um princípio externo e superior, que
penetra na nossa consciência. A fonte do Sagrado poderia ser: o encontro, a
conjunção entre uma energia externa e algo presente profundamente dentro de nós
(talvez a nossa alma?).
A percepção do Sagrado
é a síntese entre imanência e transcendência; o seu impacto psíquico e
espiritual é um teste avassalador e coloca-o na origem do fato religioso.
A razão nem sempre
explica o que os ritos e rituais podem causar em nós. Os rituais simbolizam o
inexplicável. A sua função é despertar emoções, incentivar a introspecção ou
proporcionar calma, uma paz interior, e permitir que toda a comunidade viva a
mesma coisa juntos, promover a aproximação e a comunhão.
Na Maçonaria, o nosso
Rito Escocês Antigo e Aceite (REAA), sob aspectos misteriosos, alquímicos e
esotéricos, é na realidade um sistema de pensamento que utiliza uma lógica
racional muito coerente, mantendo-se muito aberto, pelas suas referências e
fontes. Está localizado na confluência de várias tradições.
Se for nutrido pela
espiritualidade religiosa, também recebeu bem o pensamento dos cabalistas,
hermetistas e alquimistas. Tudo isso junto criou o REAA. A diversidade da sua
fonte e a sua abertura ao pensamento universal gerou um método de progressão
iniciática de riqueza incomparável, que permite o acesso a um conhecimento cada
vez mais elevado.
O Aprendiz que entra
na Maçonaria descobre gradualmente que o ritual e os seus símbolos permitem
marcar a sua lenta progressão em direção ao seu aperfeiçoamento individual. O
ritual praticado em comum cimenta a comunidade, mas de forma alguma altera a
personalidade de cada um; a especificidade de cada indivíduo é preservada.
O REAA não é um fim em
si, mas um suporte para despertá-lo progressivo da consciência. É ainda mais
essencial, porque a riqueza de uma busca é o caminho percorrido pelo Maçom,
durante o seu progresso espiritual com os seus irmãos. O objetivo, que é
conhecido por ser inacessível, é um horizonte que se aproxima sem nunca ser
alcançado, porque a Verdade não é única.
A força do REAA é que
ele é ecumênico, humanístico e não dogmático. Permite ao iniciado concretizar
no mundo dos vivos o que ele percebeu em Loja. Por uma busca assídua pela
Verdade, por meio da espiritualidade, o Maçom Escocês exige para si e para os
outros um maior requisito moral. Neste período atual de perda do Sagrado e do
vazio espiritual resultante – propício à proliferação de sectarismo e fanatismo
-, o Escocismo tem o dever imperativo de preservar a especificidade da sua
abordagem.
O REAA é para homens
que acreditam na primazia da mente sobre a matéria. Estabelece um espaço e um
tempo sagrado. Esse tempo e esse espaço são radicalmente diferentes do tempo e
do espaço da nossa vida quotidiana, e é nisso que o ritual permite ao homem
aceder ao Sagrado.
Graças ao ritual, a
Loja torna-se um lugar espiritual, um lugar de comunhão e fraternidade. O
ritual permite descobrir nas profundezas do nosso ser a centelha que, somada às
demais, iluminará o templo. O Maçom Escocês trabalha para entender a ordem
universal e o seu objetivo.
Os ritos e os rituais,
para além das religiões, civilizações, sociedades iniciáticas, são os suportes
necessários da espiritualidade. A esmagadora maioria das pessoas é inválida
espiritualmente, e o rito constitui um suporte, uma muleta, a escada que
permite que cada indivíduo suba progressivamente os estágios da sua evolução
pessoal.
O homem tem
inteligência e discernimento, mas a sua evolução ainda não lhe permitiu
alcançar a verdadeira espiritualidade, porque ainda depende do concreto, da
Razão. Ele é um prisioneiro do seu corpo físico e deve prover a sua
sobrevivência material.
Para alcançar a
espiritualidade, deve desapegar-se do corpo físico, fugir do mundo temporal,
modificar a sua percepção e, para isso, usa cerimônias, orações, canções,
símbolos, mantras e até substâncias psicotrópicas ou alucinógenas. Alguns
recorrem ao jejum, à privação e até a dor.
As religiões
entenderam isto bem: a Quaresma para os católicos, o Ramadã para os muçulmanos
e o Mikveh para os judeus, são oportunidades de purificação, tal como o
ascetismo nas religiões orientais. Todas estas práticas limpam o Homem das suas
impurezas, a única forma de conhecer seu criador. Sem isto, os crentes
acreditam que não podem alcançar a pureza da alma, ou bem-aventurança, ou mesmo
santidade, como eles dizem.
Talvez um dia o homem
não precise mais de recorrer a cerimônias, ritos e rituais. A sua evolução
permitir-lhe-á alcançar a verdadeira sabedoria, tornar-se um espírito puro,
realmente liberto de contingências materiais. Ligado e espiritualmente
conectado aos seus companheiros, à Humanidade, ele poderá falar diretamente com
o seu criador, percebê-lo naturalmente.
Enquanto isto, meus
Irmãos, continuemos comungando num espírito comum, pacífico e sereno, neste
lugar atemporal, que deve ser qualificado como Sagrado. Mas nunca devemos
esquecer que, se queremos irradiar e espalhar entre os homens a nossa mensagem
de fraternidade e esperança é em nós mesmos que devemos buscar os recursos
necessários para o nosso aprimoramento e realização pessoal.
Como nenhuma verdade
existe e nunca existirá fora de nós mesmos, seremos capazes de abrir e libertar
a nossa mente e, finalmente, aceder à verdadeira espiritualidade.
Claude R.
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