ORIENTE COM DESNÍVEL GEOGRÁFICO
Em 12 de outubro de 1804, foi criado em Paris o Supremo
Conselho de França, o segundo no mundo, para difundir na Europa o Rito Escocês
Antigo e Aceito.
Concebido, inicialmente, como Rito para Altos Graus, chegou
dos Estados Unidos sem ritual próprio para os graus de Aprendiz, Companheiro e
Mestre. No dia 22 de outubro, uma Assembléia Geral do Supremo Conselho de
França fundou, também em Paris, a Grande Loja Geral Escocesa para organizar o
ritual francês das Lojas Azuis (Blue Lodges) do Rito Escocês Antigo e Aceito
(ainda não havia sido cunhado o termo simbolismo para os três primeiros graus),
tendo por base o Rito Antigo Aceito, praticado pela Grande Loja de Londres de
1751, a Grande Loja dos auto-proclamados “antigos” maçons.
Na França, o Grande Oriente tinha como rito oficial, o Rito
Escocês dos Modernos, ou Rito Francês, semelhante ao rito praticado pelas Lojas
da Grande Loja de Londres de 1717, a primeira Grande Loja no mundo e
denominada, pejorativamente, pelos seus adversários, como sendo dos
“modernos” (os que inventaram ritual novo).
Quarenta dias depois, um acordo entre Grande Oriente e
Supremo Conselho viabilizou a prática do Rito Escocês Antigo e Aceito dentro do
Grande Oriente de França.
COMEÇO DA CONTURBADA
TRAJETÓRIA DOS GRAUS SIMBÓLICOS DO REAA
O Grande Oriente fez misturas entre os dois ritos, em
vários graus, principalmente porque praticou o Rito Escocês Antigo e Aceito no
seu templo adornado para o Rito Francês.
No ano seguinte, 1805, os maçons do Supremo Conselho
afirmaram que o Grande Oriente havia violado a combinação.
Retiraram-se do Grande Oriente e passaram a trabalhar
sozinhos. Por carência de membros preparados adequadamente, o Supremo Conselho,
junto com a Grande Loja Geral Escocesa, ambos liderados pelo conde Alexandre de
Grasse-Tilly, convidaram Oficiais do Grande Oriente para dirigirem os Altos
Graus.
Esses maçons oriundos do Rito Francês, não conheciam bem o
Rito Escocês Antigo e ainda, muitos, desdenharam o direito do Supremo Conselho
comandar o Rito, na França.
Sob o abrigo do primeiro Grão-Mestre Adjunto, o Príncipe
Cambaceres, que havia aceitado ser Grão-Mestre de cada um dos sistemas
escoceses, ou mesmo, a presidência de honra, a Grande Loja Geral Escocesa e o
Supremo Conselho se entregaram com intensidade em toda a atividade que suas
lideranças puderam realizar.
No entanto, o Grande Oriente manteve com vigor o
funcionamento do Rito Moderno e, ao mesmo tempo, lutou, ostensivamente, contra
as tentativas das diversas autoridades do Supremo Conselho e da Grande Loja, de
fazerem firmar-se o Rito Escocês Antigo e Aceito, como fora inicialmente
organizado.
ESFACELAMENTO DO
SUPREMO CONSELHO E DO REAA NA FRANÇA
O período não estava favorável ao novo rito, surgindo como
agravante às pretensões do Supremo Conselho, a queda do governo francês, em
1814.
Em 1804, quando o REAA chegou à França, Napoleão Bonaparte
fora coroado Imperador e teve promulgado o código civil napoleônico.
Em 1814, Napoleão foi derrotado pelos aliados formados por
Inglaterra, Rússia, Áustria e Prússia. Napoleão se exila em Elba.
O Grande Oriente, pela sua força política, não teve que
cessar totalmente as atividades, mas o Supremo Conselho e a Grande Loja Geral
Escocesa sofreram com a resistência que enfrentavam do Grande Oriente e pouco
realizaram. O Rito Escocês Antigo e Aceito praticamente desapareceu na França,
nesse período.
Outro fator que muito contribuiu para o enfraquecimento do
rito foram as divergências entre os próprios integrantes, divididos em Supremo
Conselho de França e Supremo Conselho de América.
A história dessas divergências internas mostra que não
houve unidade no Supremo Conselho francês, além de mal estruturado, para
enfrentar a campanha do Grande Oriente.
O resultado foi a decisão do Grande Oriente, em 1814,
declarando, unilateralmente, que, em virtude de diferentes acordos datados de
antes e depois da revolução francesa, ele retomava todos os direitos sobre os
ritos Moderno e Escocês Antigo e Aceito.
PRIMEIRA IDÉIA DE LOJA
CAPITULAR
Em 1816, o Grande Oriente assumiu a jurisdição de parte do
Rito Escocês Antigo e Aceito, decidindo que ficaria com o poder sobre o
conjunto dos graus 1º ao 18º. Essa escolha baseou-se na intenção de dirigir o
Rito Escocês Antigo e Aceito na mesma abrangência simbólica que já fazia com o
Rito Moderno, ou seja, do grau de Aprendiz à Rosa-Cruz.
No Rito Moderno, a Rosa-Cruz é o 7º e no Escocês Antigo, o
18º. Em 1820, o Grande Oriente organiza um ritual do REAA voltado para o
funcionamento seqüencial do grau de Aprendiz ao grau Rosa-Cruz.
A esse conjunto de graus, sob a mesma direção, foi atribuída a denominação de Loja Capitular, presidida preferencialmente por um Cavaleiro Rosa-Cruz.
A esse conjunto de graus, sob a mesma direção, foi atribuída a denominação de Loja Capitular, presidida preferencialmente por um Cavaleiro Rosa-Cruz.
O TERMO SIMBOLISMO
Com o surgimento das Lojas Capitulares na França, a denominação
Lojas Azuis desapareceu, passando a ser empregado o termo “simbolismo” para
representar o conjunto de graus – Aprendiz, Companheiro e Mestre – dentro da
então, nova concepção obediencial no Rito Escocês Antigo e Aceito: Lojas
Simbólicas, Lojas de Perfeição, Capítulos (obedientes ao Grande Oriente de
França), Conselhos Kadosh, Consistórios, Supremo Conselho (obedientes ao
Soberano Supremo Conselho do Grau 33).
Da França, o Rito Escocês Antigo e Aceito foi difundido
para os países de língua latina, em maioria. Os países anglo-saxônicos, no
entanto, não se submeteram às decisões do Grande Oriente de França e seguiram o
modelo inicial.
O Supremo Conselho norte-americano continuou administrando
o Rito Escocês Antigo e Aceito dos graus 4 ao 33, servindo-se das Lojas Azuis
americanas, obedientes às Grandes Lojas, para perfazer o total de 33 graus.
AS LOJAS CAPITULARES
NO BRASIL
O Supremo Conselho fez tratado de condomínio com o Grande
Oriente do Brasil nas condições definidas na França: o GOB assumiu os graus 1º
ao 18º, constituindo as Lojas Capitulares e o Supremo Conselho os graus 19º ao
33º. Permaneceu essa estrutura até 1927, quando o Supremo Conselho denunciou o
tratado com o Grande Oriente do Brasil e recuperou seu poder sobre o Rito, do
grau 4º ao 33º, reencontrando-se com o que acontecera em 1801, em Charleston,
nos Estados Unidos.
A tendência mundial entre os Supremos Conselhos com
reconhecimento mútuo, no início do século vinte, era de padronizar a divisão:
graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre com jurisdição de Grandes Orientes ou
Grandes Lojas e os 30 graus superiores com jurisdição dos Supremos Conselhos.
RITUAIS
DESCARACTERIZADOS DO SIMBOLISMO
Devido à ruptura do tratado com o Grande Oriente do Brasil,
o Supremo Conselho do Brasil providenciou a criação das Grandes Lojas
estaduais, que tiveram a incumbência de organizarem e coordenarem a prática dos
graus simbólicos do Rito Escocês Antigo e Aceito. Nessa oportunidade, o Supremo
Conselho repetiu o que já acontecera em 1820, na França, deixou o simbolismo
atirado à sua desventura funcional, com ritualismo confuso provocado ora pelas
influências do Rito Moderno, ora dos Altos Graus do próprio Rito Escocês Antigo
e Aceito.
As modificações produzidas pelo Grande Oriente de França,
em 1820, com o ritual que criou as Lojas Capitulares, não foram desfeitas,
sendo incorporadas aos graus simbólicos do rito, definitivamente.
ORIENTE ELEVADO E COM
ÁREA DELIMITADA
O piso do templo no ritual de 1804 é plano em toda a sua
extensão. As colunas do norte e do sul se estendem de oeste a leste. O Oriente
é constituído pelo Venerável Mestre, que fica no Trono num plano elevado.
Não havia área demarcada do Oriente, como conhecemos hoje.
O fundo do Oriente era um semicírculo e todos os Irmãos presentes, inclusive Oficiais, estavam incluídos em uma das colunas; norte ou sul. A exceção se fazia quando da presença de autoridade maçônica, dos Altos Graus do Rito ou de outros Ritos.
O fundo do Oriente era um semicírculo e todos os Irmãos presentes, inclusive Oficiais, estavam incluídos em uma das colunas; norte ou sul. A exceção se fazia quando da presença de autoridade maçônica, dos Altos Graus do Rito ou de outros Ritos.
Nessa ocasião, o Venerável Mestre mandava sentar próximo e
abaixo do Trono, acompanhando a curvatura da parede de fundo, de frente para o
oeste.
O tratamento era pessoal, sendo concedida a palavra
nominalmente, após a mesma circular nas colunas, por iniciativa do Venerável
Mestre, sem, contudo, anunciar a palavra no Oriente, como presentemente.
O Oriente elevado, em comparação com o restante do templo, surgiu com as Lojas Capitulares, na França, no ritual de 1820.
O Oriente elevado, em comparação com o restante do templo, surgiu com as Lojas Capitulares, na França, no ritual de 1820.
Um terço da área do templo foi cercado por uma balaustrada
com uma abertura no centro para a passagem dos Irmãos, que separou
Oriente do Ocidente.
O acesso ao Oriente se dá através de quatro degraus.
O Oriente elevado e cercado foi idealizado para simbolizar
o Santuário do Grau Rosa-Cruz, onde está a direção da Loja, representada pelo
Sapientíssimo Príncipe Rosa-Cruz.
Os Irmãos iniciados no grau 18º e acima, sentam-se no
Oriente durante o desenvolvimento dos trabalhos da Loja.
ORIENTE PROIBIDO PARA
APRENDIZES E COMPANHEIROS
Durante o período em que os graus simbólicos estiveram
incluídos na seqüência ininterrupta até o 18º das Lojas Capitulares, os
Aprendizes e Companheiros não têm permissão para ingressarem no Oriente.
Nessa fase, os maçons ainda aspirantes ao grau de Mestre,
não desempenham cargos ritualísticos.
Nas cerimônias de Iniciação nos dois primeiros graus,
Aprendizes e Companheiros não subiam ao Oriente, como se faz presentemente.
Nessa etapa, o Sapientíssimo Mestre descia do Oriente e lhe
era apresentado o candidato no Ocidente, junto aos degraus de acesso ao
Oriente.
Esse procedimento alerta para o fato de que o Oriente
elevado e circunscrito nunca fez parte da ritualística dos graus simbólicos e,
portanto, não devia ter permanecido na descrição do Templo, após o
desaparecimento das Lojas Capitulares, porque contribuiu para desinformar a
respeito do Templo adequado para as Lojas Simbólicas.
MESTRES INSTALADOS NO
ORIENTE DOS CAVALEIROS ROSA-CRUZ
Está salientado e explicado que o Oriente elevado em
relação ao Ocidente permaneceu indevidamente nos Templos dos graus simbólicos
por negligência da orientação dos Supremos Conselhos, a começar pelo de França.
No surgimento das Grandes Lojas brasileiras, o Templo das
Lojas que se transferiram do Grande Oriente do Brasil, antes ajustado para os
graus capitulares, não foi readaptado para o modelo original do Rito Escocês
Antigo e Aceito, anterior a 1820, ou seja, o piso plano em toda a extensão.
Não bastasse essa influência capitular no simbolismo do REAA, foi acrescentada a novidade que viria transformar o REAA das Grandes Lojas num conjunto de procedimentos que representaram a presença parcial de vários Ritos em um.
Não bastasse essa influência capitular no simbolismo do REAA, foi acrescentada a novidade que viria transformar o REAA das Grandes Lojas num conjunto de procedimentos que representaram a presença parcial de vários Ritos em um.
A figura do Past Master (o Mestre Instalado) da Grande
Loja, dentro do REAA, foi outro lance que, junto com o ritual criado em 1928,
deformou ainda mais o REAA antes conhecido.
A ritualística de Instalação do Mestre de Loja é mais antiga
que o grau de Mestre Maçom e faz parte das duas únicas cerimônias formais que
os ingleses realizavam desde a época em que foi fundada a primeira Grande Loja,
em Londres, em 1717.
A iniciação do profano era feita sem encenações. Tinham
maiores formalidades a passagem ao Grau de Companheiro e a posse do Companheiro
Eleito na presidência de uma Loja Maçônica. A cerimônia de Instalação faz parte
da história cultural da maçonaria inglesa.
Da outra parte, os primeiros rituais das Lojas Azuis (mais
tarde, Lojas Simbólicas), do REAA, em 1804, foram feitos pela Grande Loja Geral
Escocesa, com cultura original de caráter operativo.
O cerimonial pomposo para a posse do Respeitável Mestre
eleito foi sempre um reflexo da concepção inglesa de Maçonaria Real, não influenciada
pelo período operativo.
A Inglaterra não teve Lojas operativas conhecidas.
As posses, nas Lojas Simbólicas do REAA foram, em rito mais administrativo.
As posses, nas Lojas Simbólicas do REAA foram, em rito mais administrativo.
O surgimento da figura do Mestre Instalado no meio do
espaçamento natural entre o Mestre Maçom (Grau 3º) e o Mestre Secreto (Grau
4º), encontrou no Oriente elevado e circunscrito um ótimo local para fortalecer
nova categoria de Mestre Maçom no REAA. Não havendo Loja Capitular nas Grandes
Lojas brasileiras, o Oriente, lugar antes reservado para os iniciados nos Graus
Capitulares, foi ocupado pelos Mestres Instalados.
Com seus segredos diferentes dos Mestres Maçons, os Mestres
Instalados são considerados Mestres Maçons diferenciados e a eles é designado o
Oriente elevado, região do Templo também diferenciada em comparação com o
Ocidente. Dessa forma, os Mestres Instalados lembram nos graus simbólicos, os
Cavaleiros Rosa-Cruz da antiga Loja Capitular.
As Lojas Simbólicas do REAA que presentemente trabalham em
Templo que possui o piso da parte oriental mais elevado, não estão contribuindo
para mostrar como foram concebidos os três primeiros graus do REAA na França,
em 1804.
Por outro lado, se essas mesmas Lojas reservam o Oriente
para a localização dos Mestres Maçons que têm a dignidade de Mestre Instalado,
estão, as Lojas, praticando uma irregularidade ritualística, pois reconhecem
uma categoria superior à de Mestre Maçom, mas que não é a do Mestre Secreto.
A superioridade hierárquica do Mestre Instalado sobre o
Mestre Maçom está caracterizada e confirmada na cerimônia de Instalação, no
momento em que todos os Mestres Maçons não Instalados são obrigados a cobrirem
o Templo.
Nessa condição, estão também os Mestres Maçons do REAA que
tenham sido iniciados no grau 4º, 5º, 6º, etc… que não tenham sido eleitos Venerável
Mestre.
São tratados como os do grau 3º e não permanecem no Templo,
no momento de Instalação do Mestre Maçom eleito para dirigir a Loja.
A dignidade do Mestre Instalado é compatível tão somente com Ritos anglo-americanos, como o Craft e o York, que permitem no ritual a supremacia hierárquica do Mestre Instalado sobre o Mestre Maçom não instalado, embora, oficialmente, a Grande Loja Unida da Inglaterra não reconheça essa supremacia.
A dignidade do Mestre Instalado é compatível tão somente com Ritos anglo-americanos, como o Craft e o York, que permitem no ritual a supremacia hierárquica do Mestre Instalado sobre o Mestre Maçom não instalado, embora, oficialmente, a Grande Loja Unida da Inglaterra não reconheça essa supremacia.
O Mestre Instalado não tem lugar no REAA com 33 graus
seqüenciais. Serve, sim, para o REAA que conta apenas 30 graus próprios, embora
considere toda a cadeia com 33, como nos Estados Unidos.
O PAST MASTER (MESTRE
INSTALADO) DO SANTO ARCO REAL
O Ritual Emulação tem uma extensão do terceiro grau, que
não é considerada oficialmente um novo grau, chamado Santo Arco Real.
Embora não seja admitido pela Grande Loja Unida da
Inglaterra como umgrau superior, tem, porém, uma ritualística própria, na qual,
em dada passagem, o Mestre Maçom é retirado do Templo e só permanecem os Past
Masters.
Não deve o Santo Arco Real inglês ser confundido com o
corpo de Graus Superiores do sistema americano, conhecido como Real Arco, que
tem vários graus.
A história de que o Santo Arco Real inglês não é um grau,
não é assim entendida pela maioria dos maçons ingleses. Essa arrumação foi
imaginada para contentar correntes antagônicas que se debatiam em defesa de
suas idéias e crenças ritualísticas, durante as reuniões de negociações que
prepararam a união das duas Grandes Lojas inglesas rivais, a dos”modernos” e a
dos “antigos”, na Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1813.
A Grande Loja Unida, apesar de inflexível na observância
dos critérios de reconhecimento de outras Potências Maçônicas, não proíbe, não
faz tratados com Obediências dos Altos Graus, não interfere nos assuntos
relativos a esses Graus Superiores. Simplesmente, ignora-os.
Os praticantes do Santo Arco Real, surgido por volta de
1751, apregoavam serem detentores dos segredos da palavra sagrada que foi
perdida, segundo a lenda do terceiro grau. Isso despertava grande curiosidade
naquela época e muitos maçons desejavam ser exaltados no Santo Arco Real.
Para que o ato de união entre as Grandes Lojas inglesas
rivais se efetivasse, foi encontrada essa solução que a cultura inglesa
demonstrou ter assimilado bem; incluir o Santo Arco Real como um complemento do
terceiro grau, mas sem se constituir no quarto grau.
O Santo Arco Real é fundamentado no relato bíblico que
descreve o retorno do povo judeu da Babilônia, em 538 a.C. e na antiga lenda
surgida durante a construção do quarto Templo, em torno de 400 d.C., que
descreve a descoberta de uma cripta, de um altar e da palavra sagrada.
Assim, a estrutura da Franco-maçonaria inglesa considerou,
em dado momento da história, 1813, que a Maçonaria Pura e Antiga consiste de
apenas três graus, mas que se inclui nesses o Santo Arco Real.
É, verdadeiramente, coisa para inglês ver.
Para administrar o Santo Arco Real, os ingleses têm o
Supremo Grande Capítulo que concede “Brevê Constitutivo” para a fundação dos Capítulos
do Arco Real que funcionam anexos às Lojas Simbólicas inglesas.
A dignidade de Past Master (Mestre Instalado) adotada pelas
Grandes Lojas brasileiras tem origem nessa maçaroca inglesa que manteve os
quatro graus do Santo Arco Real, todos sob a denominação de um desses graus, o
de Past Master, sem considerá-lo grau superior.
O Rito Escocês Antigo e Aceito ganhou, através das Grandes
Lojas, uma hierarquia formal entre os graus 3º e 4º, sem considerá-la grau
superior ao de Mestre. Foi a continuação da maçaroca.
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