Esta
peça de arquitetura foi elaborada a partir das reflexões que emanam das
percepções originadas das atividades em Loja e também de leituras de textos de
sábios irmãos, tais como Toufic Anbar Neto, Eduardo Miguel Lopes Rodrigues e
Nicola Aslan.
Silêncio,
no que se refere à Ordem, está intimamente relacionado aos segredos e
simbolismos maçônicos (boa parte destes públicos atualmente, revelados em
páginas e páginas da Internet).
É
uma pena que a maioria dos indivíduos que as constroem sejam pessoas que, um
dia, mereceram a confiança de irmãos em Loja e que, além de não assimilarem a
filosofia embutida em tantas alegorias, não foram merecedores do respeito um
dia neles depositado.
As
convicções adquiridas, no entanto, me fazem crer que muito do que constitui os
segredos maçônicos são impossíveis de se revelar, posto que está na alma do
iniciado na arte real.
Lembranças
que vem à mente reportam-me aos meus primeiros contatos com a Sublime
Instituição, onde somos recebidos por advertência contida na
frase "TUDO QUE AQUI OUVIRES, TUDO QUE AQUI SOUBERES, QUANDO DAQUI
SAÍRES DEIXE QUE FIQUE AQUI" . Na progressão das instruções, fica
claramente estabelecido ao aprendiz que seu papel será principalmente de
ouvinte, que a Ordem espera que ele saiba muito mais escutar do que falar;
palavras sempre com significado semelhante... manter o silêncio como sua
virtude maior.
Desde
cedo aprendemos que, em Maçonaria, o silêncio tem um rico significado, que
incita ao neófito perscrutar os mistérios do seu íntimo, buscar dentro de si
mesmo as suas verdades absolutas, com as quais trabalhará de hora em diante.
Ficamos
sabendo que o significado simbólico do desbastar a pedra bruta significa
lapidar nosso interior, buscando cepilhar rudezas e asperezas para que, polidos,
sejamos virtuosos e justos.
A
necessidade da exaltação do silêncio, na Maçonaria, remete aos mais antigos
conhecimentos da humanidade, sendo utilizado por várias religiões, congregações
filosóficas e outras entidades afim. Desde as primeiras civilizações,
notadamente as que tinham sociedades iniciáticas, o silêncio é um importante
elemento cultural, imposto drasticamente para salvaguardar seus segredos.
São
exemplos para nós os egípcios que, entre magos e sacerdotes, ao serem iniciados
assumiam um estado de silêncio total, a fim de se manterem os segredos e
incitá-los à meditação. Igualmente, o budismo também valorizava o silêncio como
condição para a contemplação. Os essênios tinham como principais símbolos um
triângulo contendo uma orelha e outro contendo um olho, significando que a tudo
viam e ouviam, mas não podiam falar, por não terem boca.
Para
os talhadores de pedras, o segredo e o silêncio sobre sua arte eram uma questão
de sobrevivência, constituindo-se inclusive num salvo-conduto.
Quando
da unificação, a G.'. L.'. U.'. da Inglaterra adotou a legenda "audi,
vide, tace" (ouça, veja, cale). Elementos não faltam na literatura
maçônica para salientar a importância do silêncio: as "Old Charges"
(Antigas Obrigações), pregavam o silêncio, a circunspeção e a compostura
durante os trabalhos.
A
constituição de Anderson pregava a prudência e o silêncio, notadamente em
relação aos profanos. E, nos landmarks de Mackey, o de nº 23 se refere ao
sigilo que o Maçom deve conservar sobre todos os conhecimentos que lhe são
transmitidos e dos trabalhos em Loja, sendo que as cartas constitutivas de
todas as Obediências contêm referências com o mesmo sentido.
A
Lei do Silêncio é a origem de todas as verdadeiras iniciações. Segundo Wirth, o
ensino deve ser pelo silêncio, nada de palavras que podem faltar com a verdade.
Nada
mais é do que um perpétuo exercício do pensamento. Calar não consiste somente
em nada dizer, mas também em deixar de fazer qualquer reflexão dentro de si,
quando se escuta alguém falar. Não se deve confundir silêncio com mutismo.
Segundo
Aslan, o primeiro é um prelúdio de abertura para a revelação, o segundo é o
encerramento da mesma. O silêncio envolve os grandes acontecimentos, o mutismo
os esconde. Um assinala o progresso, o outro a regressão.
Dizem
as regras monásticas que o silêncio é uma grande cerimônia, pois Deus chega à
alma que nela faz reinar o silêncio, mas torna mudo a que se distrai em
tagarelices.
Os
mistérios na Maçonaria devem ser velados em silêncio, pois em relação ao mundo
profano nossos segredos existem com o objetivo de não poluí-los pelos que não
se encontram preparados para entendê-los, e nada mais perigoso do que a verdade
mal compreendida. Somente o homem capaz de guardar o silêncio será disciplinado
em todos os outros aspectos de seu ser, e assim poderá se entregar à meditação.
Enfim, o silêncio é a virtude maçônica que desenvolve a discrição, corrige os
defeitos, permite usar a prudência e a tolerância em relação aos defeitos e
faltas dos semelhantes.
A
leitura de textos e obras de sapientes irmãos mostra que mesmo que algumas
coisas sejam ditas, o profano nunca saberá o real significado da filosofia
maçônica, uma vez que ela está alicerçada no interior de cada maçom.
Entre
os próprios irmãos nota-se que a linha divisória do entendimento das bases
filosóficas e do simbolismo que rege o processo ritualístico é muito sutil. O
ambiente que criamos, nos compenetrando, antes de iniciarmos os trabalhos em
Loja nos cria uma condição especial, essencial para que a energia emanada do
ritual e dos próprios irmãos sirva de cinzel e nos ajude a polir nossa pedra
bruta interior. As transformações que obtemos, são essencialmente nossas,
íntimas, adquiridas através do incessante desbastar.
O
silêncio maçônico foi entendido durante muito tempo como uma arma de arremesso
social: nada se sabia do que se passava ou do que passava pelas lojas
maçônicas. Mas, apesar do temor das sociedades esse silêncio era diretamente
correlacionado com a prática ritualística.
O
silêncio, maçônico, certamente, está na base do entendimento do conceito de
segredo.
Na
maçonaria, o segredo é, antes de qualquer coisa, uma prática de humildade.
Diferentemente do que entenderam muitos governos totalitários, e mesmo maçons,
especialmente alguns que se tornaram irregulares, o segredo (e o silêncio)
nunca foi uma forma conspiratória, ou instrumento de sabotagem. É, isso sim, um
mecanismo, um instrumento de aprendizagem.
Na
verdade, é muito mais do que isso: é um ato de humildade, que o homem iniciado
se permite trazer de volta depois de tê-la perdido em algum momento de seu
crescimento pessoal.
O
exercício do silêncio, e da plena consciência de que é preciso manter a boca
fechada, deve ser uma das metas de aprendizado mais caras do iniciado, porque
quem ostenta publicamente uma regra qualquer de educação e só por isso se sente
diferente dos demais, então é porque considera todos os outros inferiores a si,
o que foge totalmente do que se procura ensinar em maçonaria.
Até
porque na maçonaria não deve existir espaço para aqueles que se ostentam
diferentes. Deve existir espaço para os que, pela diferença e no silêncio dos
seus trabalhos, fazem o progresso da sociedade. Ou seja, ao revelar ao profano
o que só compete aos iniciados discutir e absorver, nos mostra que não
aprendemos nada e que, portanto, não estamos verdadeiramente revelando o que
significa ser um maçom verdadeiro.
É
por isso que palavras, na grande maioria dos casos, são inúteis para revelar
nossas conquistas interiores. Isso é bom, porque mostra e comprova que a
discrição e o silêncio continuarão sendo virtudes marcantes para o iniciado.
Por outro lado, apresenta alguma dificuldade porque não podemos mostrar aos
próprios irmãos toda a magnitude de nossas conquistas interiores.
Podemos,
isso sim, mostrar que somos indivíduos melhores e mais justos em função do que
aprendemos desta arte real.
Acredito,
hoje, que a preservação dos segredos maçônicos transpassa a simples explicação
de que não devemos revelar nossos mistérios. Os mistérios serão sempre
revelados aos iniciados, pelo simples fato de que a busca interior que temos
que fazer só funciona bem quando estamos respaldados pelo ambiente altamente
energizado de uma sessão ritualística.
Tal
como nos ensina o ritual, os espíritos desatentos encaram as instituições como
expedientes imaginados pelo interesse ou pelo capricho de um homem ou grupo de
homens. Não dão contas de que o segredo da Maçonaria consiste apenas na
existência indispensável de um sistema iniciático, que somente se revela (ao
iniciado) quando o desejo deste, de aprender e de se aperfeiçoar, fará com que
busque a verdadeira concepção das verdades que regem sua força espiritual, e
que estará sempre dentro de si mesmo.
Nota - Na
Sala dos Passos Perdidos da Loja Farol Guia das Missões nº 69 (Santa Rosa, RS),
uma placa com esses dizeres recebe os IIrm.'.
Bibliografia:
Irm.'.
Toufic Anbar Neto(Or.". de São José do Rio Preto - SP)
Irm.'.
Eduardo Miguel Lopes Rodrigues (18 REAA)
Irm.'.
Nicola Aslan
Irm.'.
Cláudio Alfredo Konrat - M.'.M.'. - Loj.'. Guia das Missões 69 - GLMRS - Or.'.
de Santa Rosa - RS
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