ESTRELA FLAMÍGERA (Pentagrama)



Estrela Flamígera (pentagrama), ou seja, estrela de cinco pontas é também conhecida por Estrela Flamejante ou Estrela Flamante. Ilumina a Loja representa o Sol que clareia o mundo físico, a ciência que resplandece sobre o mundo intelectual e a filosofia maçônica que ilumina o mundo moral.
Não se deve confundir a Estrela Flamígera com o SELO de SALOMÃO (Hexagrama). Esta ultima é formado por dois triângulos de lados iguais (equiláteros) opostos pela base entrelaçados, com seis pontas. Enquanto que o primeiro tem a forma de estrela com cinco pontas.
É um dos ornamentos da Loja, é o símbolo da divindade cósmica, e para tornar isso mais evidente, traz inscrita em seu centro a letra “G”; Juntos formam o conjunto conhecido como “A GLORIA”, alusiva a DEUS, o Grande Geômetra do Universo; Têm vários outros significados, Gnose, (conhecimento sagrado) Gênio, Gravidade, Geração, entre outros...
A Geometria que se trata aqui é a aplicável à construção universal, que nos ensina a polir o homem e a torná-lo digno de ocupar seu lugar no edifício social. O meio mais pratico de se tornar melhor nesta vida, e resistir ao arrastamento do mal, é conhecendo a ti mesmo.
Entretanto, o símbolo estrela de cinco pontas é encontrado desde as milenares culturas, como Egípcia, Hebraica, Grego-Romana, Romano-Cristão e Chinesa, assim como nos estudos de cabala da numerologia e do Tarô.      
Já nos estudos de Pitágoras, são lhes atribuídos os mais diversos significados; Os pitagóricos usavam a Estrela Flamígera para representar a sabedoria e o conhecimento.
Em nossa loja, que usamos o Rito Escocês Antigo e Aceito, instalada ao Sul, atrás do altar do 2º Vigilante, a Estrela Flamígera (Pentagonal), feita em material semitransparente e iluminada, onde se encontra a letra “G” pintada em seu centro. Por detrás da Estrela Flamígera, irradiam chamas, que não se deve confundir com raios, representando o símbolo do segundo grau, a dos Companheiros Maçons.
Simbolizando a imagem de um homem com braços e pernas abertas, e a cabeça que o governa, representando também o equilíbrio ativo e a sua capacidade de expressão. Desta forma, simboliza que o homem se acha no centro da vida, e com sua atividade irradia de si mesmo a sua própria luz interior.
A Estrela Flamígera (pentagonal) com um só vértice dirigido para cima é símbolo do bem, ativo e benéfico. A estrela Invertida, com um só vértice para baixo, é símbolo do mal, passivo e maléfico.
Para a ordem, praticante do Rito Escocês Antigo e Aceito, representa os cincos pontos da perfeição do Companheiro Maçom: Força, Beleza, Sabedoria, virtude e caridade.
Cada uma das cinco pontas dessa Estrela representa os sentidos físicos do homem. Quando a Estrela Flamígera for iluminada, os sentidos passarão a serem os do Universo de dentro, ou seja, os espirituais. A Estrela Flamígera possui luz própria por ser um astro, mas essa luz para o profano e para o aprendiz é invisível.
Na Maçonaria é o símbolo máximo do grau de companheiro, é a luz que irradia e clareia os caminhos do Companheiro Maçom, que é o obreiro que se educa com o Nível e aperfeiçoa-se com o Prumo.
A Estrela Flamejante representa o homem ideal, deve ser a grande aspiração do Companheiro Maçom serve de alerta sobre suas responsabilidades do alto aperfeiçoamento, não se deixando dominar por paixão alguma. É a LUZ, e luz é o grande símbolo da verdade e do saber. Símbolo que expressa necessidade humana de transcender seus instintos básicos, a fim de ascender espiritualmente e cumprir seu papel evolutivo na humanidade.
O companheiro maçom abrilhanta a coluna do Sul irradiando Luz, a luz do meio-dia a ação que abrilhanta a elevação da obra. Nesse sentido o meio-dia, ou Sul, está representado pelo quadrante por onde a luz se desloca, ou a passagem do Sol (do ponto de vista do Hemisfério Norte).
Até que aprendamos a sentir o real significado, e adaptá-lo à nossa melhoria interior, só nos resta clamar a G A D U para que nos ajude a reencontrar o verdadeiro significado da luz irradiada pela Estrela Flamígera.    

 Autor: Leodenir Pereira da Silva

Or São José do Rio Preto-SP, aos dez dias, Setembro, 2018 do E V.                      

                               


Obras de referência bibliográfica:
Ritual do Simbolismo Companheiro Maçom (GLESP)  -                                                    São Paulo - Novembro 2014, 7ª Edição II/2

Raymundo D´Elia Junior, Maçonaria, 50 Instruções de Companheiro  
Madras Editora Ltda, Rua Paulo Gonçalves, 88 –   

Rizzardo da Camino, Introdução à Maçonaria,                                                                      Madras Editora Ltda, Rua Paulo Gonçalves, 88 –                                                                 São Paulo – Edição (2005)                                      
                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...