O COMPANHEIRO


O homem no primeiro grau deixa o mundo profano pelo maçônico ou, simbolicamente falando, deixa as trevas pela luz.

Se for dócil aos conselhos, zeloso no trabalho e desejoso de instruir-se é guiado, pela mão do Mestre, até o lugar que ocupam os Companheiros. Se, ao aspirar ao termo fixado para sua educação maçônica, forem felizes suas disposições, se lhe instrui no uso dos instrumentos, tanto em sentido próprio quando simbólico; da forma e da natureza das pedras; da qualidade dos materiais. O Companheiro dirige e vigia os Aprendizes e é o auxiliar dos Mestres.

Recebe novas palavras, novos sinais, novo salário. Seu avental, com a abeta baixada, anuncia o obreiro laborioso e diligente entregue com fervor ao estudo e à prática de sua arte. O trabalho manual cessou: da prática passou à teoria. Encontra-se numa esfera mais elevada e já não caminha com temor e vacilação: é mais segura à senda que percorre e o ponto a que se dirige está mais perto. Tudo é estímulo, ânimo e esperança para ele. Possuindo a ciência das coisas materiais, é instruindo nas morais. O Companheiro goza da satisfação que produz a combinação de ambas aos olhos de seus irmãos e realça, perante os seus, sua própria importância.

A partir deste momento, é-lhe permitida uma nova e nobre ambição. O terceiro e último grau da Maçonaria Simbólica vem a ser então toda a sua esperança. Um Companheiro hábil será sem dúvida um excelente Mestre.

26 comentários:

  1. Fui "iniciado" por uma Ordem Francesa, vestido todo de branco e avental branco; sou convidado constantemente por Loj.'. para participar! Estou em São José do Rio Preto/SP - Pergunto 1° valeu minha iniciação (mesmo sempre estudando o assunto) mas, não frequentando pois eles não tinham Loj.'. ainda? Ou vcs podem indicar uma verdadeira Loj.'. em Rio Preto/SP que seja participante do GOB? TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valério.
      Lamento comunicar que essa "iniciação" de nada valeu para a Maçonaria Regular.
      Acho que você deva procurar por um Maçom reconhecido e expor o seu
      problema.

      Excluir
  2. Valério, como você poderia ser iniciado se eles nem tinham loja ainda?
    Eu fui iniciado em uma espúria, ou seja, não regular, a iniciação foi ate que bem feita, mas com o passar do tempo percebi que não era maçonaria universal, tive que ser iniciado novamente na GLESP e não me arrependo, de verdade, lamento dizer que você não foi iniciado, você so pertencerá à maçonaria se for iniciado pelo GOB, GLESP que são potencias regulares. Procure um maçom regular e exponha seu caso, irão te ajudar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma ressalva Meu AAm.'. Ir.'. Alberto a COMAB também é uma potencia Regular.
      TFA.'.

      Excluir
  3. É complicado como alguns IIR.'. ainda têm essa visão de expúrias, gob, gl, o que é ser expúria? É não ser reconhecido pela constituição brasileira, é não ter documentos, e se for contar como "expúria" a gl é uma, pois foram IIR.'. que saíram do gob para formar a nova potência, eu sou do GORB, grande oriente ortodoxo do brasil, pratico a mesma maçonaria que praticava no gob, da mesma forma, é reconhecida pela legislação brasileira, pagamos nossos impostos, somos uma potência "independente", hoje temos o goirj, que o gob acabou reconhecendo por estar crescendo muito, enfim, também o gob não tinha tratado com a gl, passou a ter depois de tempos, fico triste ainda com alguns IIR.'. por certas palavras, tem mais orgulho e vaidade do que o que querem dizer com "expúria", aliás, muitos dizem mas são como "macacos", não sbem nem o que significa, mas não tenho raiva nem discuto, tenho hoje pena, pois se os pensamentos mudassem com certeza estaríamos mais fortes, pois a maçonaria é universal e o universo é a nossa OF.'. portanto o importante é estreitarmos os laços de fraternidade que nos une como verdadeiros IIR.'. tenho certeza que um dia chegaremos a esse amadurecimento, um T.'.F.'.A.'. aos que me reconhecem como tal e aos que também não me reconhecem e Ir.'. Valério, maçonaria é feita em loja, iniciação é feita em loja, não existe maçonaria virtual nem muito menos iniciação à distância, procure como os IIR.' reconhecidos por mim falaram, veja um mestre maçom ou uma loja e faça sua proposta ou explique pessoalmente sua situação e seu desejo para se afiliar à ordem, saúde e paz meu amigo, já ia me esquecendo, meu nome é Marcelo da Conceição de Oliveira Costa, email: olivacosta2000@yahoo.com.br!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BELISSIMAS PALAVRAS MEU NOBRE IR.'. MARCELO SOU DO GOMB GRANDE ORIENTE MAÇONICO DO BRASIL E PENSO DA MESMA FORMA QUE SEU COMENTÁRIO, NASCI EM UMA QUE SE DIZ RECONHECIDA MAS VEMOS TANTA VAIDADE E ORGULHO QUE ACABAMOS DESANIMANDO, A MAÇONARIA É UNIVERSAL E TENHO A CERTEZA QUE QUEM DIZ SE SOMOS OU NAO MAÇONS É QUEM NOS RECONHECE COMO TAL, E A MANEIRA DE RECONHECER UM MAÇOM ALEM DE S.'. T.'. E P.'. É UMA REPUTAÇÃO E CONDUTA ILIBADA QUE NÃO SE DÁ COM A FALTA DE RESPEITO CHAMANDO IRMAOS DE IRREGULAR OU EXPURIOS. FORTE TFA.'.

      PR.'.
      VENERAVEL METRE TDE 27

      Excluir
    2. Muito obrigado meu Am.'. Ir.'. um TFA.'.

      Excluir
    3. Significado de Espúrio

      adj.
      1. Diz-se do que não é certo, verdadeiro ou real; hipotético.
      2. (Antigo) Referente ao filho fruto de uma relação não oficial; legítimo ou bastardo;
      3. Que não pertence à língua vernácula; que não faz parte da linguagem correta ou pura;
      4. Que não se rege pela legislação; que é ilegal ou ilegítimo;
      5. Diz-se daquilo que foi modificado, falsificado, corrompido ou alterado;
      6. Que é contrário à ética ou aos princípios morais; desonesto ou desprovido de integridade;
      7. Diz-se do trabalho ou da obra que não foi criada pelo autor a que é atribuída; apócrifo.

      MEU IR.'. ENTENDO O SEU POSICIONAMENTO, MAS ACHO QUE O COMENTÁRIO DO IR.'.' ACIMA, NÃO QUIS FAZER MENÇÃO DE MENOSPREZO O NOME ESPÚRIO E COMO A MAÇONARIA DENOMINA LOJA NÃO REGULAR NA SUA POTENCIA. SOMENTE ISSO. A NOSSA LINGUAGEM ELA TEM UMAS PECULIARIDADES (GRANDE ARQUITETO OU SUPREMO ARQUITETO NO RITO BRASILEIRO) E POR AI VAI... SOMENTE ISSO.


      Cândido Rebouças, 1º vig.'. GOB RO

      Excluir
    4. Obrigado meu Am.'. Ir.'. um T.'.F.'.A.'.

      Excluir
    5. Só uma dica, objetivando, apenas, ofertar MAIS qualidade a esse belíssimo texto. ESPÚRIO, que significa não genuíno; suposto, hipotético, ilegítimo ou bastardo, escreve-se com "s" e não com "x". TFA.

      Excluir
  4. Eu gosto muito deste blog não so dos temas muito instrutivos e de grande relevancia
    Porem me atenho muinto a refletir sob. os comentarios ainda mas intrutivos no que se dis respeito o quão pouco e lenta e caminhada das Fileiras Mçs:
    Por questões de regularidades Mçs: e o noquesito qualidade pouco se fala
    Bem disse o Mestre SE TEU CORDEIRO CAIR EM UM COVADO O DEIXARA QUE MORRA POR SER SABADO:. SERIA UM IIRM: abandonado ou despresado por ser desta Ou aquela loja ou potencia. se todas se elevão ao grade G.'.A.'.D.'.U: ?
    ..SOU O SOU PORQUE ASSIM O 'GMU' ME CRIOU AINDA QUE O MUNDO NEGUE NÃO DEIXAREI DE SER O QUE SOU..E ASSIM È AFT:.EU SOU'

    ResponderExcluir
  5. bom dia valerio,realmente lamento em lhe dizer,nao por vaidades nem tao pouco por soberba,mas toda sua iniciacao de nada valeu,pois nao sera reconhecido pelA GRESP ,nao temos nada contra as espurias,porem e em geral as espurias geralmente sao irmaos ou que foram expulsos da ordem por ma conduta ou sao goteiras que querem fazer da maconaria uma forma de comercio lucrativo,infelizmente essa e a realidade das coisas ,concordo realmente com que o irm Alberto disse se realmente quiser ser um verdadeiro macom deve sim procurar uma loja regular e se filiar a ela ok espero ter ajudado TFA.

    ResponderExcluir
  6. Regularidade nada tem a ver com reconhecimento. Não é porque o GOB não reconhece que o maçom ou sua oficina são necessariamente espúrias. É bom lembrar que após a cisão de 1922 as Grandes Lojas estaduais passaram a ser tidas como espúrias pelo GOB e até hoje, em alguns estados, não são reconhecidas pela GLUI (e consequentemente pelo GOB), acabando por se criar uma situação constrangedora dentro das Grandes Lojas. Exemplo: Uma loja da GLESP (São Paulo) não pode, teoricamente manter visitação com uma GLEMG (Minas Gerais), porque a loja paulista tem seu Grande Oriente reconhecido pela GLUI, enquanto que a mineira não.

    Depois disso, em 1.972 se não me falha a memória, houve nova cisão na Maçonaria Brasileira, por conta de manipulações eleitorais pouco louváveis nas eleições do GOB (isto sim um ato espúrio e divorciado do verdadeiro espírito maçônico), puramente por vaidades e interesses materiais. Daí surgiu o Conselho de Mestres que depois se tornou a COMAB, a qual também não é reconhecida pela GLUI.

    O próprio GOB é espúrio em seu nascimento, pois não se exigia a crença em Deus.

    A GLUI (Grande Loja Unida da Inglaterra), que rompeu com a Maçonaria Francesa, tem origem espúria já na própria forma como se deu sua fundação, quando, em 1714 alguns homens, sete no total, não pertencentes à maçonaria formaram um grupo fechado de uma Loja Maçônica em Londres. O local, onde também se conheceram era uma taberna. Local na época propício a bebidas e badernas, o que ocasionou futuros preconceitos e idéias errôneas a respeito do surgimento da Maçonaria. A história não registra o que eles estavam tomando naquele dia.

    Esta história, a mesma que em outro contexto poderia ser uma piada de mau gosto, realmente foi o evento que deu o impulso inicial à Maçonaria moderna, a qual criou o conceito de "regularidade". Isto prova que o começo não foi bom.

    Posteriormente, esses senhores convocaram outros Cinco grupos de profanos que se definiram como "homens livres e de bons costumes" para considerar a formação de uma associação que combinasse a estrutura organizacional e a linguagem arquitetônica das Grandes Lojas Maçônicas existentes na Escócia, na Irlanda e na própria Inglaterra, na cidade de York, com a característica adicional de ser um ponto de encontro de pessoas com ideologias diferentes, a exemplo do que era praticado na Royal Society, naquela cidade. Entretanto dois desses grupos discordaram sobre as decisões e foram separados desde o início. Os quatro grupos restantes se formaram como Lojas intituladas; A oca, Gril, O Cálice e as Uvas (Provavelmente em homenagem à taberna onde tudo começou) fundando a grande Loja de Londres três anos depois; em 1717.

    Encerro dizendo que o que torna um maçom regular ou não é sua conduta e não sua carteirinha ou passaporte. Não critico este ou aquele Grande Oriente, nem atribuo acerto ou erro a quem quer que seja, haja vista que tenho verdadeiros IIr.'. Maçons tanto no GOB, quanto nas Grandes Lojas estaduais (SP e MG), quanto na COMAB (em diversos estados), quanto em diversos Grandes Orientes independentes.

    Aliás, a primeira carta constitutiva da minha oficina é do GOB, de onde saímos por divergências administrativas, tendo sido recebidos de braços abertos na COMAB, de onde também saímos por divergir da forma de administração proposta em determinado período, ocasião na qual optamos por nos tornar independentes.

    Lamentável que ao invés de buscar a união entre IIr.'. para fortalecimento da Maçonaria e desenvolvimento de atividades mais nobres em prol da nação, da sociedade e da própria Ordem, ainda existam pessoas (felizmente poucas) que ainda prefiram gastar seu tempo em debates estéreis e divorciados da História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela aula meu Ir.'. realmente acredito ser de interesse mútuo, já ouvi do meu Grão Mestre algumas histórias a respeito, mas o Ir.'. foi mais a fundo mesmo, um TFA.'.

      Excluir
  7. Referente ao comentário anterior:

    José Carlos de Paula
    j_c_paula_adv@yaho.com.br

    ResponderExcluir
  8. marcelo presta atencao nao estamos aqui para julga lo ,por vc ser da espuria so estamos alertando que seu rito nao e reconhecido, nem pela glesp nem pela gob que no caso sao potencias legitimas e reconhecidas no mundo todo e uma vez nao sendo uma loja regular vc com certeza nao so estara perdendo seu tempo como tambem verdadeiramente nao estar praticando a maconaria de forma correta e regular,infelizmente como alguns da espuria como e seu caso diz,praticamos a mesma maconaria,isso nao e verdade sao ritos diferentes alem de inventarem uma serie de STP fogem e modernizam algo milenar alem de fazer da maconaria uma fonte de renda,sendo assim meu caro oque vc esta praticando na espuria e tao somente se enganando a si mesmo ok,

    ResponderExcluir
  9. E muito vergonhoso para nós em pleno século 21, criações do G.'.A.'.D.'.U.'., pensarem desta forma, Ser ou não Ser (Eis a questão) Conheço muitos profanos de avental e muitos profanos com espíritos maçõn. O que fazer quando um IR .'. do GOB necessitar de um socorro ou sua família precisar de auxilio, não deverá ser amparado por não reconhecer outras potencias? Vamos extinguir os preconceitos e unidos para a gloria do Grande Arquiteto do Universo.

    ResponderExcluir
  10. Existem Potências que mesmo não reconhecidas não seriam "expúrias" no sentido pejorativo da palavra. A COMAB, por exemplo, salvo engano, tem tratado com as GGr.'. LLoj.'. e não é reconhecida pelo GOB. Mas tem um tratado, portanto é respeitada por uma Potência reconhecida. A Maçonaria pode ser Universal, mas se não houver nada que a recomende, quem garante qe um profano não se informou bem e resolveu fundar um "Oriente" para ele???

    Cuidado, não precisa ser reconhecida pelo GOB, mas alguma referência tem que ter.

    ResponderExcluir
  11. Eu pergunto para que criar uma nova potência, se alegam seguir os mesmos preceitos?

    ResponderExcluir
  12. Fui Lawton em uma Loja centenária de MG, no ano de 1967, onde meu saudoso pai foi venerável por 3 ocasiões.
    Hoje, aos 60 anos, aspiro entrar para a ordem, mas não sei por onde começar.

    ResponderExcluir
  13. Maçonarias espúria, são lojas "maçônicas" consideradas irregulares ou espúrias, por não estarem vinculadas ao GOSP (Grande Oriente de São Paulo) Jurisdicionada pelo Grande Oriente do Brasil. As lojas Estaduais como a (Glesp) Grande Loja de São Paulo, tem tratado de amizade com o GOSP, as demais lojas são as irregulares, e portanto espúrias. A GLESP recebe visita de maçons do GOP, sem restrição, porem aos Maçons do Gosp estão proibidos de receber visita ou de visitar lojas espúrias com exceção dos da Gleps. Os Maçons do gop são denominados paulistinhas não sei se no sentido pejorativo, ou se é um tratamento carinhoso afinal de contas somos primos,portanto da mesma família.

    ResponderExcluir
  14. sendo maçon ou não, debaixo do sol somos todos iir.`. espiritualmente falando, criado pela mesma força criadora do universo...
    S.`.F.`.U.`. e TFA para todos os iir. de todas as potencias...
    Adenilson C.`.M.`.

    ResponderExcluir
  15. QQ.'.EE.'.IIR.'. observando as postagens citadas , somente uma ressalva , entendo eu que ; mesmo um Irmão iniciado numa loja espúria...eu disse iniciado... não será iniciado novamente numa loja regular... este irmão pelo que eu saiba , ele será regularizado...um TFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amados e queridos IIr.:!
      Ir Nataly, concordo com o seu pensar e CREIO que é o pensar do nosso Sereníssimo atual. Foi autorizado a IIr.: de potencias "não regulares" a serem regularizados em uma loja da GLMERJ. Há evidentemente que se comprovar o grau do irmão que venha da potência expúria, por meio de uma "comissão" e após, ele será regularizado, tornando-se um Ir.: "regular"!

      Excluir
  16. Meus vc caro Ir...
    Para você, o que é certo e o que é errado? O que é certo para uns pode não ser para outros e vice-versa. Muitas vezes depende do lado em que estamos na situação, enquanto que para determinadas coisas não há como se confundir o certo do errado.
    Ao ler uma passagem na bíblia nela terá um entendimento posteriormente a ler novamente poderá ter um outro entendimento. Me diga se vc tem o 2 entendimento da mesma palavra qual delas é o certo ???
    Vamo deixar a vaidade ela soberba de lado pois perante a Deus somo todos iguais e irmão.
    S.F .U...

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

OS CINCO ELEMENTOS E OS CINCO SENTIDOS

  Maçonaria e simbolismo maçônico Na Maçonaria, parece haver sempre um ritmo ou uma correlação com qualquer número de coisas. Parece que q...