O tempo de Companheiro é um tempo difícil. O
obreiro já não é um Aprendiz rodeado, apoiado, apetece até dizer mimado, por
todos os Mestres da Loja. Alcançado o seu aumento de salário, afinal o premio
que obtém é apenas uma mudança do seu lugar na Loja, um pouco de cor no seu
avental e... uma sensação de menor apoio.
Após uma Cerimônia de Passagem que é um verdadeiro anticlímax em relação à sua recordação do que experimentou quando foi iniciado, depara-se com um par de símbolos novos, metem-lhe uns regulamentos e um ritual e catecismo na mão e... parece que se desinteressaram dele, ele que se oriente...
Não é assim, embora pareça que seja assim. E é assim que deve ser.
A Iniciação foi o nascimento para a vida maçônica. O tempo de Aprendiz é a sua infância, em que se é guiado, educado, amparado, mimado. O tempo de Companheiro, esse, é o da adolescência. Já não se admite ser tratado como criança – como Aprendiz – pois já se cresceu – já se evoluiu – mas... sente-se a falta do apoio que se recebia em criança. Já não se quer, mas ainda afinal se tem a nostalgia do apoio do tempo de Aprendiz.
O Companheiro, tal como o
adolescente, sofre a sua crise de crescimento. É o preço que tem a pagar pelo
seu trajeto em direção à idade adulta maçônica, em que será reconhecido como
Mestre.
No entanto, só aparentemente o Companheiro é deixado só. Os Mestres permanecem atentos a ele e, de entre eles, em especial o Primeiro Vigilante responsável pelos Companheiros. Simplesmente já não tomam a iniciativa de sugerir caminhos, orientar trabalhos, avançar explicações, dar opiniões.
No entanto, só aparentemente o Companheiro é deixado só. Os Mestres permanecem atentos a ele e, de entre eles, em especial o Primeiro Vigilante responsável pelos Companheiros. Simplesmente já não tomam a iniciativa de sugerir caminhos, orientar trabalhos, avançar explicações, dar opiniões.
Porque o Companheiro já
não é Aprendiz, tal como o adolescente já não é criança. O tempo é de
aprendizagem por si próprio, de exploração segundo os seus interesses. E só se
houver grande desorientação no caminho se deve intervir.
Tal como em relação ao adolescente é
contraproducente pretender-se guiá-lo, impor-lhe caminhos, pois ele ou não
aceitará o que considerará indesejável intromissão ou tornar-se-á dependente de
uma superproteção que muito dificultará a sua vida adulta, também os Mestres
não devem abafar o Companheiro com recomendações, intromissões, solicitudes a
destempo.
O tempo é de deixá-lo explorar, ele próprio, o que tiver a explorar.
Se errar, aprenderá com o erro. Mas, no final, crescerá até à responsável
maturidade da Mestria. É o que se pretende.
No início é – sabemo-lo bem! – confuso. Mas afinal as ferramentas foram fornecidas ao Companheiro logo no primeiro dia, tal como o guia de trabalho lhe foi apresentado.
No início é – sabemo-lo bem! – confuso. Mas afinal as ferramentas foram fornecidas ao Companheiro logo no primeiro dia, tal como o guia de trabalho lhe foi apresentado.
O Companheiro só tem de perceber isso, pegar nas ferramentas e
seguir o trilho que, desde o início, lhe foi mostrado. Só não foi levado,
empurrado, carregado, até ao seu início. Afinal, já não é criança...
A prancha de proficiência culmina o percurso do Companheiro. Mostra que ele entendeu o que escolheu entender, que trabalhou no que optou por trabalhar. A idade adulta está ao virar da esquina. O que implica virar essa esquina já é outra história...
Rui Bandeira
A prancha de proficiência culmina o percurso do Companheiro. Mostra que ele entendeu o que escolheu entender, que trabalhou no que optou por trabalhar. A idade adulta está ao virar da esquina. O que implica virar essa esquina já é outra história...
Rui Bandeira