HISTÓRIA DA ARLS CONFRATERNIZAÇÃO DE ITANHOMI Nº 58



Meus irmãos, abaixo um resumo da história de fundação da ARLS Confraternização de Itanhomi nº 58, oriente de Itanhomi - MG. A fundação desta Loja teve a participação de meu Pai, nosso irmão Stênio Deslandes de Abreu Mafra. Este trabalho foi extraído da apresentação que tive a honra de fazer no encerramento dos trabalhos da Loja, em Dezembro/2011, denominado "Maçonaria- um pouco de história".

Esclarecimento: A então recém fundada Loja, filiada ao GOB-MG, hoje está filiada ao GOEMG.

BREVE HISTÓRIA DA LOJA MAÇÔNICA CONFRATERNIZAÇÃO DE ITANHOMI
Os primeiros Maçons a pisarem na pequena Vila de Itanhomi, foram os irmãos Edgard de Melo, Levindo Dias do Nascimento e Alberto Soares. Posteriormente juntaram-se a estes: José Geraldo de Araújo, Jaci Geraldo da Silva, Edwi Melo e José Cristiano Matias.

Para frequentar as reuniões na Loja Caratinga Livre e, ainda, para iniciar algum outro morador de Itanhomi na nossa Ordem, era necessário vencer os 100 km que separam  este do oriente de Caratinga, transitando pelas precárias estradas existentes à época, fato que dificultava, e muito, a manutenção regular da frequência. 

No dia 08/09/1953, motivados pelo anseio de fundar uma Loja em Itanhomi, juntaram a estes, outros irmãos com o propósito de organizar uma Loja chamada Loja de Treinamento Maçônico.

Decisão tomada reuniram-se na residência do irmão Jacy Geraldo da Silva, os irmãos: Edésio Guimarães, Jacy Geraldo da Silva, José Geraldo de Araújo, José Ambrósio, Stênio Deslandes de Abreu Mafra, Edwi Melo, Waldir Faustino Vieira, Vistor Tavares de Nazaré e Andrelino Alves dos Anjos.

Nesta reunião, o principal assunto foi a criação da Loja de Treinamento (Provisória) de Itanhomi. Após aprovação da proposta, foi sugerido pelo irmão Stênio Deslandes de Abreu Mafra uma votação para eleger a Diretoria que presidiria a Loja. Votação realizada ficou assim composta:

(Respeitável) Venerável Mestre: Irmão Edésio Guimarães;
1° Vigilante: Irmão Jacy Geraldo da Silva;
2° Vigilante: Irmão Waldir Faustino Vieira;
Secretário: Irmão Edwi Melo;
Orador: Irmão Stênio Deslandes de Abreu Mafra;
Tesoureiro: Irmão José Ambrósio;
Hospitaleiro: Irmão Andrelino Alves dos Anjos;
Cobridor: Irmão João Cassimiro Fialho;
1º Esperto: Irmão Claiber Calili Naid;
2º Esperto: Irmão Alberto Soares;
Mestre de Cerimônia: Irmão Vistor Tavares;
1º Diácono: José Geraldo de Araújo.

Como  não havia, ainda, um local definido para as reuniões da Loja de Treinamento, o irmão José Ambrósio ofereceu as dependências de seu depósito de mercadorias, pois ele era comerciante, para a realização de reuniões. Interessante notar que não havia móveis de qualquer espécie para realização destes trabalhos. (Aqui voltamos aos tempos m que as reuniões eram feitas em tabernas, adros das Igrejas e barracões erguidos para servirem de depósitos e alojamento durante as construções das capelas). 

Todos se assentavam valendo-se dos fardos de mercadoria ali armazenados. A frequência de todos era total. A este grupo, juntou-se, em 1.955, nosso irmão Athos Vieira de Andrade, que fora indicado para o cargo de Promotor de Justiça interino, na comarca de Itanhomi.

No período de 08/09/1953 até 19/10/1956 funcionou em sua sede provisória, Rua Dom Carloto, s/n, onde foram regidos os estatutos e regulamentos da futura Loja Maçônica.

Para escolher o nome da futura Loja, foi proposto aos irmãos que enviassem sugestões de nomes. O nome escolhido foi Loja Maçônica Confraternização de Itanhomi, proposto pelo saudoso Irmão Athos Vieira de Andrade, que justificou sê-lo uma homenagem a união Fraterna entre os irmãos.

Devidamente regimentada e registrada no Grande Oriente do Brasil, tornar-se-ia necessário eleger sua primeira diretoria, fato que aconteceu no dia 19/10/1956, quando foram eleitos:

(Respeitável) Venerável Mestre: Irmão Athos Vieira de Andrade;
1º Vigilante: Irmão Waldir Faustino Vieira;
2º Vigilante: Irmão Jacy Geraldo da Silva;
Orador: Irmão Stênio Deslandes de Abreu Mafra;
Secretário: Irmão Edwi Melo;    
Tesoureiro: Irmão José Ambrósio;
Chanceler: Irmão Edésio Guimarães Gonçalves;
Mestre de Cerimônias: Irmão José Geraldo de Araújo;
Hospitaleiro: Irmão Andrelino Alves dos Anjos;
1º Diácono: Irmão Vistor Tavares de Nazareth;
Cobridor: Irmão João Cassimiro Fialho.

Assim, no dia 20/10/1956, com a presença do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil-GOB, outras autoridades Maçônicas e diversos irmãos visitantes, foi realizada a Sessão Magna de Regularização da Augusta  e Respeitável Loja Simbólica Confraternização de Itanhomi nº 58. Data esta que entrou para os anais da história da Maçonaria.

Kyle Péres Deslandes Mafra
Primeiro Vigilante - ARLS Cavaleiros do Oriente nº 76.

OBS.: Meu avô Edgard de Melo; meu tio Edwi Melo e meu primo Athos Vieira de Andrade foram fundadores dessa Loja. (Paulo Edgar Melo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...