O QUE É A VERDADEIRA PAZ NA MAÇONARIA - UMA VISÃO HOLÍSTICA



Amados irmãos, presenciamos ao final dos trabalhos a singela e profunda frase: QUE A PAZ, A HARMONIA E A CONCÓRDIA, SEJAM A TRÍPLICE ARGAMASSA COM QUE SE LIGUEM AS NOSSAS OBRAS.

Vemos isso repetidamente inúmera vezes, e a grande maioria dos irmãos, não fazem a devida introspecção , sobre a profundidade simbólica, Filosófica e Esotérica contidas nesse aforismo enigmático.

O vocábulo PAZ exprime a tranquilidade, o sossego, a concórdia, o entendimento e a harmonia que reina no seio da humanidade, seja nos governos ou na sociedade particulares.

Ela é garantidora da boa convivência entre as pessoas e ausência de conflitos entre tendências. Daí poder dizer que a paz interior é a tranquilidade da consciência, assim como a beatitude é a paz do espírito tão indispensável à vida humana, permitindo assim que o homem se realize como ser criado à imagem e semelhança do Grande Arquiteto do Universo.

 É importante definir a paz no sentido bíblico: um estado de espírito motivado pelo fato de estar tudo bem. É o “shalom” dos israelitas, que por sua vez é traduzida como felicidade material, prosperidade, segurança, saúde e, também, a felicidade espiritual. Esta última só existe se a pessoa estiver bem como o GADU, que nos disse: “Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”.

E Ele quer que os homens vivam em concórdia uns com os outros, quando através do apóstolo Paulo, afirmou: “Seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens, procurando, se possível, viver em paz com todos, por quanto de vós depende”.

Aí surge uma pergunta: porque esse sequencial: PAZ***HARMONIA***CONCÓRDIA*** e não Harmonia, Paz e Concórdia ou Concórdia, paz e Harmonia ou outras possíveis combinações?

Qual o Sentido deste sequencial? Aí começa o entendimento do Simbolismo, que aflora no filosófico e se completa no Esotérico. Como irmãos maçons devemos nos conscientizar de que temos que buscar não só a paz pessoal, mas também a paz da coletividade Maçônica e da comunidade em que vivemos.

Mahatma Ghandi, com muita convicção afirmou: “Não existe caminho para a Paz; a Paz é o caminho”. Como caminho, o primeiro deles encontra-se na família, esta que em na Maçonaria uma enorme defensora, pois reconhece ser ela a base de tudo.

E nesse “tudo” está à fonte dos valores que uma pessoa carrega por toda a vida: respeito, tolerância, fidelidade, solidariedade, companheirismo e demais virtudes próprias as criaturas do bem. Diante, pois, de um horrível quadro da violência, nota-se que falta a paz na maioria dos lares do Universo de uma maneira geral e também nos lares brasileiros.

Dai concluir o seguinte: a paz começa em casa. Parafraseando o Meu Amado Ir Carmelino Souza Vieira, fazendo um transfer, podemos concluir que a Paz é à base de tudo.

Não existe Harmonia sem Paz... Não existe Concórdia sem Harmonia. Mas a Paz, subsiste por si só. Ela CONTÉM os outros dois , mas NÃO ESTÁ CONTIDA NECESSARIAMENTE, naqueles . Vejamos ipsis literis o que está contido no Ritual: “Conceda-nos o auxílio de Tuas Luzes e dirige os nossos trabalhos a perfeição.

“Concede que a Paz, a Harmonia e a Concórdia sejam a tríplice argamassa com que se ligam nossas obras.” Para que os trabalhos ocorram de forma “Justa e Perfeita” é necessário que os Irmãos estejam entrelaçados, unidos por meio da “tríplice argamassa”, pois sem ela não há Loja, se não houver a comunhão em Loja, por meio da União, não há “egrégora”, e não fluindo a energia não passamos de simples batedores de malhetes e te produtores de um ritual como tantos presentes na vida profana.

Sem esta União e a mistura não há a troca de energias e por conta disso não ocorre o aprimoramento individual, não ocorre o “desbastar a pedra bruta” inclusive. Vivemos um tempo de preocupação, um tempo de discórdia e de (des) harmonia, um tempo de desencontros e de individualismo intenso.

Estamos na era do consumismo, ou seja, da valorização das pessoas pelo o que elas tem sempre vinculado a um patrimônio ou até mesmo a estética de um poder aquisitivo, isso sempre em detrimento ao que a pessoa é como ser - humano, como ser no mundo.

No contexto social atual por conta da sensação de insegurança, por conta da globalização das informações por meio da tecnologia, vivemos uma relativização do tempo estático e com isso surge também a sensação de que tudo está perdido e que estamos em desordem total.

É evidente que falta na sociedade “paz”, bem como também falta a “harmonia”, sem contar a falta de “concórdia”, pois aparentemente tenho a sensação de que estamos na era da discórdia, ou seja, é moda discordar mesmo que não se tenha fundamentos plausíveis e razoáveis para fundamentar tal discordância.

Quando não vemos pessoas discordar uma das outras e chegar ao calor da problematização partirem para a violência física e verbal. Fraternos Irmãos é necessário e importante para a evolução de nossa sociedade que passemos exemplos de “paz”, de “harmonia” e de “concórdia”, buscando o consenso e o auxílio do nosso próximo profano.

É necessário que venhamos a nos importar com o que acontece em sociedade sob pena de sucumbirmos os mesmos males que vem sofrendo a nossa sociedade, sucumbirmos por valores perdidos.

Sejamos realmente IRMÃOS na verdadeira PAZ, pois somente assim teremos no bojo de nossa Sublime Ordem, a Harmonia e a Concórdia com que se liguem se argamassem e se completem, as nossas obras.

Ir.’. Dario Angelo Baggieri
M I CIM 157.465 Membro da Academia Maçônica de Letras do ES Cadeira nº 1 - Patrono Alferes Tiradentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...