A MAÇONARIA NÃO É PARA O MAÇOM!


 

A exclamação ao final do título se faz necessária para que, já de início, os Irmãos conheçam o meu posicionamento.

Em outros artigos, intercambiamos aspectos relativos ao tradicionalismo, conservadorismo e antigório e hodierno da e na Maçonaria, o que resultou em manifestações de apoio como também de discordância. Essa é a grande beleza da Maçonaria.

Não podemos aceitar verdades únicas, pois não devemos nos restringir às explicações dadas. Isso porque nossas instruções podem ser vistas sob múltiplos pontos de vistas, e cada um deles dá lugar a interpretações filosóficas análogas, mas diferentes.

Precisamos estar atentos ao que se fala e ao que se ouve, a fim de evitarmos inconsistências.

SÓ SEI QUE NADA SEI! ENTÃO VOCÊ SABE PELO MENOS UMA COISA!

A partir de um ponto é que se traça a reta, e é nesse “traçar” de retas que, às vezes, encontramos a oposição ao progressismo, visto que instintivamente interpretamos progressismo >>> progresso>>>mudança>>>dificuldades de adaptação.

Nos labores maçônicos, a última etapa sintetiza a expressão “na minha época não tinha nada disso”.

Mas não estamos tratando de mudanças dos Rituais, de questões litúrgicas ou administrativas. Nosso foco é a ação da Maçonaria. Contudo estamos há muitos anos cometendo o mesmo erro.

MAÇONARIA NÃO É PARA O MAÇOM!
MAÇONARIA É PARA O PROFANO!
O MAÇOM É A FERRAMENTA DA MAÇONARIA,
E NÃO A MAÇONARIA É INSTRUMENTO PARA O MAÇOM.

Interessante que, muitas vezes, não nos damos conta desses equívocos. A Maçonaria, portanto, não se retroalimenta de valores e ações.

A MAÇONARIA, COMO ORDEM, JÁ ESTA PRONTA.
ONDE ATUAR? COMO ATUAR? QUANDO ATUAR?
SÃO CONSTRUÇÕES DO MAÇOM!

Precisamos fomentar os trabalhos maçônicos junto à sociedade. No entanto, temos milhares de Irmãos de Loja totalmente alienados ao que se passa fora das paredes do Templo.

O progressismo maçônico não é a conquista de graus e títulos. O progresso advém da consciência da missão de CONSTRUTOR SOCIAL que trabalha para TORNAR FELIZ A HUMANIDADE, através da mudança do quadro de necessidades que profanos ou instituições estejam passando, e de avaliarmos como JUSTA E NECESSÁRIA nossa atuação como Maçons.

Precisamos vencer a “zona de conforto” de sermos Maçons Regulares e Ativos por conta de simples duas horas semanais em Loja e três pontinhos após a assinatura.

Mudemos nosso comportamento hoje. Sejamos Maçons para a sociedade; sejamos a ação maçônica que resultará no cumprimento da Missão da Ordem.

Neste ­17° ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Sinto muito, me perdoe, sou grato, te amo. Vamos em Frente!

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CISÃO DO GOB E A FORMAÇÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DA MAÇONARIA BRASILEIRA

Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. O cand...