Landmark 14. - O direito de todo Maçom visitar e tomar assento em
qualquer Loja, é um inquestionável Landmark da
Ordem. É o consagrado direito de visitar, que sempre foi reconhecido como um
direito inerente que todo Irmão exerce, quando viaja pelo Universo. É a consequência
de encarar as Lojas como meras divisões, por conveniência, da Família Maçônica
Universal.
As Lojas
Maçônicas devem ser lugares bem receptivos, onde novos Irmãos visitantes se
sintam livres para explorar e fazer novos amigos.
Como faz algum
tempo que muitos de nós fomos visitantes pela primeira vez, algumas Lojas
esqueceram algumas formas básicas de se colocar no lugar do visitante e como
fazê-los sentir-se bem vindos.
Aprendendo a
receber novos membros da Ordem e apresentá-los à Loja, você pode tornar a
experiência mais memorável e evitar erros comuns que afastam membros
prospectivos para uma possível filiação e até regularização.
VAMOS A ALGUMAS DICAS:
O processo de recepção para
visitantes começa assim que eles estão no estacionamento. Ir à Loja pode ser
uma experiência intimidadora para muitos Irmãos (principalmente os aprendizes),
então você quer se certificar de que os visitantes de primeira vez se sintam
bem vindos.
Por esse motivo, é comum que as
Lojas tenham Irmãos para recepcionarem no estacionamento, certificando-se de
que os novos irmãos visitantes tenham uma ideia de onde eles devem estar e que
não tenham medo antes de entrarem no Templo.
Escolha irmãos mais calorosos e
amigáveis para isso. Pode ser uma forma excelente de dar para os membros mais
alegres algo para fazer antes da sessão, ou para fazer os membros da Loja mais
velhos se sentirem mais valorizados.
Certifique-se de que os irmãos
da recepção evitem uma linguagem acusatória e não receptiva, como "O que
você está fazendo aqui?" Em vez disso, apenas suponha que todo mundo está
no lugar certo. Diga, "Olá! Meus irmão Bem Vindo! Como você está?"
Ouça-o e ajude.
Apresente-se. Não coloque a
pressão nos visitantes para se apresentarem, e faça o primeiro contato.
Visitantes devem ficar confortáveis. Tire a pressão se apresentando e
apresentando os irmãos da Loja, e pegando os nomes dos visitantes para o Ir.'.
Chanceler.
Trate os visitantes como
pessoas, não como "visitantes". Ninguém quer ir a lugar nenhum
querendo ser bem recebido e na hora se sentir estranho ou em uma categoria
separada. Faça perguntas a eles e aprenda sobre os visitantes para fazê-los se
sentir à vontade. Procure um assunto em comum para discutir e ajude-os a se
sentir como se estivessem em casa. É nessa hora que se checa o CIM e
discretamente colhem-se informações do “visitante”
Mostre a Loja para o visitante.
Muitos membros da Maçonaria esquecem como é visitar uma Loja amiga pela
primeira vez. A maioria dos visitantes de primeira vez não está interessada nos
assuntos profundos – eles estão apenas procurando um lugar para estacionar e
onde se sentar e ouvir a sessão. Eles só querem se sentir bem recebidos. Vá
devagar e foque-se em ajudar os visitantes a ficarem confortáveis e torne a
experiência fácil e sem estresse.
Certifique-se de que o
visitante saiba onde pode estacionar, onde pode pegar uma xícara rápida de
café, um copo de água e onde guardar sua bolsa.
Faça um tour rápido pelo prédio
se o tempo permitir. Mostre aos visitantes o local onde a sessão será e outras
partes atraentes, se eles estiverem interessados. Um pouco da história da loja
também pode ser interessante para novos visitantes.
Novos visitantes em uma Loja
devem sempre conhecer o Venerável Mestre antes de irem embora, se estiverem
interessados. Faça uma apresentação depois do sessão. Se os visitantes não
estiverem interessados, não force nada.
Observações importante:
Visitante não apresenta
trabalhos em Loja na qual visita,
Visitante não opina sobre
assuntos da Loja,
Visitante não vota,
Visitante só vai para o Oriente
se for convidado,
Visitante pode se telhado pelo
VM e verificado documentos,
Visitante vai à Loja de terno
completo,
Visitante que trabalhar e
ocupar cargo, deve fazê-lo com zelo,
Visitante não fala demais na
palavra a bem da ordem,
Visitante tem que ter educação,
pois a Loja não é a dele, então...
Espero que essa dicas possam
ajudar as Lojas.
Denilson Forato, M.I.