A IMPORTÂNCIA DO PADRINHO


Geralmente pedimos ou tomamos “bença” a nossos pais e parentes mais próximos, ao acordar, na hora de dormir, e alguns sempre que encontramos, a qualquer hora.

Aprendi que, às vezes, a melhor compreensão vem de uma consulta ao dicionário. Pois bem, Benção é a ação de benzer ou de abençoar, e Benzer, por definição é “tornar feliz, tornar bendito”.

Existe uma classe a mais que nos abençoa, os Padrinhos, e meu texto de hoje trata sobre:

A Importância do Padrinho
O Livro de São Lucas Cap.6, vers. 43-44 nos diz: “Porque não é boa a árvore que dá frutos maus, nem má a árvore que dá bons frutos”.

Inegavelmente, as árvores são conhecidas pelos seus frutos.

Sabemos que a Instituição fica, e os homens passam, mas hoje gostaria de valorizar os homens desta casa, pois a renovação dos quadros das Lojas se dá pela ação do Padrinho apresentar candidatos.

E, antes que haja qualquer sindicância, é importante lembrarmos que o primeiro estudo parte de quem apresenta um candidato profano, pois ele (o Padrinho) empenha sua credibilidade e respeito perante os demais Irmãos do Quadro.

Camino nos diz: “Onde o homem tentar refazer um traçado, com o pretexto da existência de um livre-arbítrio, corre o risco de provocar um desmoronamento da obra”. Usemos então nossas lembranças: após o 1º Experto deixar o Neófito quando este recebe a luz, cabe ao Padrinho a tarefa e o compromisso de ser o seu ponto de apoio.

A mim foi ensinado que a romã é o símbolo da união como elemento para nosso sucesso, e a ausência do Padrinho em loja, ou fora dela, desafia este símbolo, a não ser que o iniciado seja adotado por outro Irmão, e este o incentive a perseverar nos estudos e a meditar de forma dedicada, a ponto de se tornar um bom obreiro, capaz então de indicar outros bons candidatos, essenciais à perpetuação da nossa Sublime Instituição.

Autor: Fabrício Iracy Simões
*Fabrício é Mestre Maçom, membro da ARLS Deus, Pátria e Família, 154, do Oriente de Corinto, jurisdicionada à GLMMG. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...