PARA QUE ou POR QUÊ? (Ser Maçom)


 

O que o levou a aceitar o convite de se tornar um Maçom?

As respostas mais comuns são: Fantasia, Investimento e Inspiração. De fato, poderíamos usar outras palavras mais palatáveis, mas, no fundo, é isso mesmo.

Fantasia é uma obra criada pela imaginação, e creio que todos nós fomos acometidos por um devaneio quando convidados. Os “fantasiosos”, com o tempo, dividem-se em dois grupos: os que vivem em invencionices (Adão e muitos outros famosos eram Maçons) – a turma dos devaneios e utopias de poder e ação – que permaneceram entre nós, acusando-nos de descrentes.

A outra turma, com o tempo, estará de QP, pois o choque da realidade com o sonho, no desvario caprichoso, resultará sempre na quimera, na desilusão.

Quanto ao Investimento, divide-se, também, em dois grupos. Os “Investidores não materiais” estão à procura do conhecimento, do aprendizado e se dão bem. Já a turma do Networking, ainda na Câmara de Reflexão, questiona a frase: “Não esperes receber nenhuma recompensa material da Maçonaria”. Não compreenderam a diferença entre Irmãos e Parceiros.

A Inspiração vem das pessoas, das histórias, dos propósitos e, sobretudo, das ações. Todavia, como Maçons, devemos entender que a inspiração é uma via de mão dupla. Com o tempo, compreendemos que muito mais importante do que conhecer as instruções é consubstanciar-se a elas. Do ponto de vista etimológico, a palavra inspiração traduz a ideia de “soprar em”.

Depois desse preâmbulo, o qual espero tenha sido refletivo e nos remetido ao princípio da jornada, é hora de procurarmos as respostas ao “Para que ser Maçom” e “Por que ser Maçom”.

Pois bem! Aqui nos encontramos! Anos após a iniciação, cargos desempenhados e graus conquistados para que e por quê?

É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODOS NÓS FAÇAMOS ESSE QUESTIONAMENTO.

Dois mil e vinte e quatro se avizinha. Portanto, novas missões e novos objetivos devem nos nortear, a fim de que tenhamos um propósito maior e nada egocêntrico na Maçonaria. Dessa forma, encontraremos, de forma natural, a relação entre o Maçom e a Maçonaria.

PARA QUE SER MAÇOM?
PARA SERVIR AOS PROPÓSITOS DA MAÇONARIA!

POR QUE SER MAÇOM?
PORQUE OS PROPÓSITOS DA MAÇONARIA ME ENSINAM A SERVIR!

Afinal, qual é o propósito maior da Maçonaria? Tornar feliz a Humanidade!

Mas onde começa a Humanidade? Dentro de nós mesmos!

QUE SEJAMOS INSPIRADOS E INSPIRADORES EM 2024!

Neste ­17° ano de compartilhamento de instruções maçônicas e provocações para o enlevo moral e ético dos Irmãos, permanecemos no nosso propósito maior de disponibilizar uma curta reflexão a ser discutida em Loja. O Ritual não pode ser delapidado. A Ritualística deve ser seguida integralmente. O Quarto-de-hora-de-estudo é fundamental em uma sessão Justa e Perfeita.

Fraternalmente

Sérgio Quirino
Grão-Mestre - GLMMG 2021/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...