Homenagem do Jornal "Vida
Fluminense" ao Padre Maçom Joaquim Almeida Martins, figura central no
conflito entre o Estado Brasileiro e a Igreja Católica na chamada "Questão
Religiosa" 1872.
O estopim da Questão Religiosa
ocorreu quando o bispo do Rio de Janeiro, D. Pedro Maria de Lacerda, lembrou ao
padre Almeida Martins os cânones católicos contra a Maçonaria e suspendeu o uso
de ordens sacras por ter o sacerdote proferido um discurso em homenagem ao
Visconde de Rio Branco, em regozijo pela Lei do Ventre Livre, em março de 1872.
Em um discurso inflamado, o Padre
Joaquim, que era maçom grau 7, proferiu uma homilia em homenagem ao Grande
Oriente do Brasil e ao Grão Mestre da Maçonaria Brasileira da época, o Visconde
do Rio Branco: "Apóstolos da civilização, aos maçons cumpre render
homenagem a grandeza que deve sua existência a moralidade e ao mérito e não a
lisonja da pena ou da palavra ou do gênio prostituído.
Era tempo, Veneráveis Irmãos, que
a Maçonaria, nesse país abraçasse grandes ideias não só em relação ao futuro do
império como também a grande causa da humanidade.
Salve, pois, três vezes o ilustre
Grão Mestre Visconde do Rio Branco, benemérito da pátria e da humanidade;
gloria ao grande cidadão que a frente de uma plêiade brilhante de generosos brasileiros,
que conosco se assentam nos bancos da fraternidade, soube mostrar ao mundo que
o império do cruzeiro respeita o seu glorioso passado, trabalha em prol do
honrado presente e que tem fé e crenças no seu lisonjeiro futuro."
O ato causou a suspensão de suas
funções como padre pelo bispo Dom Pedro Maria de Lacerda, do Rio de Janeiro.
Dom Pedro II, que era membro de
uma Irmandade Católica controlada por maçons (Imperial Irmandade do Santíssimo
Sacramento) encarou a oposição dos Bispos a influência da Maçonaria na Igreja
Católica como uma afronta a Constituição Imperial.
A Questão Religiosa abriu aos
poucos o caminho para a laicidade no Brasil.
Em 19 de abril de 1879 é
dispensado para o ensino livre o juramento de fidelidade a qualquer confissão
religiosa.
A Lei Saraiva de 9 de janeiro de
1881 declara elegíveis pessoas de qualquer credo religioso.
O sistema do padroado começa a
desmoronar no país.
Fonte: Bruneau, Thomas C. O
Catolicismo Brasileiro em Época de Transição.
Ref Brazil Imperial
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