O LÍDER SERVIDOR


A moça trabalhava numa loja de roupas usadas onde certo dia entrou uma senhora bastante obesa. Logo a atendente pensou: “Poxa, não temos nada na numeração dela…”.

Enquanto observava aquela senhora caminhando pela loja, em sua direção, pensava numa forma de evitar que ela se sentisse mal, já que não tinha algo que lhe servisse.
Quando a senhora se aproximou, um pouco entristecida e constrangida, comentou:

– É… não tem nada grande, não é?

E a moça, que até aquele momento não sabia o que fazer, abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu sorrindo:

– Quem disse que não? É claro que tem! Olha só o tamanho deste abraço! – E a abraçou com carinho.

A loja toda parou para observar aquela cena. A senhora, pega de surpresa, entregou-se àquele abraço acolhedor, deixou-se tomar por algumas lágrimas discretas e exclamou:

– Há quanto tempo ninguém me dava um abraço como esse…

E depois de desfrutar daquele abraço por alguns instantes, finalizou a breve conversa dizendo:

– Não encontrei o que queria, mas recebi o que precisava. Muito obrigado!

Servir significa colocar-se no lugar das pessoas, demonstrarem interesse por elas, estar pronto para ajudá-las, identificar suas reais necessidades e atendê-las sempre que possível, por isso, o Líder que não serve, não serve para ser Líder.

Para servir, contudo, é necessário vencer o orgulho, deixar o egoísmo de lado, abrir mão de certos interesses pessoais, ser empático com as pessoas, e desenvolver o hábito de dar e não apenas receber; enfim, oferecer o que você tem de melhor para que as pessoas ao seu redor estejam bem.

O Líder Servidor não satisfaz caprichos ou vontades, mas faz o que as pessoas precisam (e muitas vezes nem sabem que precisam). Por isso, ser empático, colocar-se no lugar do outro, tentar enxergar com seus olhos e “calçar seus sapatos”, é tão importante em liderança. Porque só assim seremos capazes de compreendê-los melhor, e consequentemente, servi-los em suas reais necessidades.

Além disso, ao servir as pessoas o líder conquista autoridade e respeito, elevando sua liderança a um nível completamente diferente, portanto, sirva seus liderados, seja empático com as pessoas, identifique suas legítimas necessidades e as atenda da melhor maneira possível. É isso que se espera de um Líder Servidor.

“Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei: os únicos entre vocês que serão realmente  felizes são aqueles que procuraram e encontraram como servir”

(Albert Schweitzer)

Postagem em destaque

AS ORIGENS DAS SOCIEDADES SECRETAS: MAÇONARIA E INFLUÊNCIAS ANTIGAS

O documento “As Origens das Ordens Secretas” explora o surgimento e a evolução das sociedades secretas, com foco especial na Maçonaria e na ...