A moça trabalhava numa
loja de roupas usadas onde certo dia entrou uma senhora bastante obesa. Logo a
atendente pensou: “Poxa, não temos nada na numeração dela…”.
Enquanto observava
aquela senhora caminhando pela loja, em sua direção, pensava numa forma de
evitar que ela se sentisse mal, já que não tinha algo que lhe servisse.
Quando a senhora se
aproximou, um pouco entristecida e constrangida, comentou:
– É… não tem nada
grande, não é?
E a moça, que até
aquele momento não sabia o que fazer, abriu os braços de uma ponta a outra e
lhe respondeu sorrindo:
– Quem disse que não?
É claro que tem! Olha só o tamanho deste abraço! – E a abraçou com carinho.
A loja toda parou para
observar aquela cena. A senhora, pega de surpresa, entregou-se àquele abraço
acolhedor, deixou-se tomar por algumas lágrimas discretas e exclamou:
– Há quanto tempo
ninguém me dava um abraço como esse…
E depois de desfrutar
daquele abraço por alguns instantes, finalizou a breve conversa dizendo:
– Não encontrei o que
queria, mas recebi o que precisava. Muito obrigado!
Servir significa
colocar-se no lugar das pessoas, demonstrarem interesse por elas, estar pronto
para ajudá-las, identificar suas reais necessidades e atendê-las sempre que
possível, por isso, o Líder que não serve, não serve para ser Líder.
Para servir, contudo,
é necessário vencer o orgulho, deixar o egoísmo de lado, abrir mão de certos
interesses pessoais, ser empático com as pessoas, e desenvolver o hábito de dar
e não apenas receber; enfim, oferecer o que você tem de melhor para que as
pessoas ao seu redor estejam bem.
O Líder Servidor não
satisfaz caprichos ou vontades, mas faz o que as pessoas precisam (e muitas
vezes nem sabem que precisam). Por isso, ser empático, colocar-se no lugar do
outro, tentar enxergar com seus olhos e “calçar seus sapatos”, é tão importante
em liderança. Porque só assim seremos capazes de compreendê-los melhor, e
consequentemente, servi-los em suas reais necessidades.
Além disso, ao servir
as pessoas o líder conquista autoridade e respeito, elevando sua liderança a um
nível completamente diferente, portanto, sirva seus liderados, seja empático
com as pessoas, identifique suas legítimas necessidades e as atenda da melhor
maneira possível. É isso que se espera de um Líder Servidor.
“Eu não sei qual será o seu destino, mas uma coisa eu sei:
os únicos entre vocês que serão realmente
felizes são aqueles que procuraram e encontraram como servir”
(Albert Schweitzer)