A filosofia estuda os
fundamentos da teoria da busca do conhecimento. Por intermédio da interrogação
é que nos abrimos para a sabedoria.
A Maçonaria Universal baseia sua filosofia na arte de construir, tendo como tarefa aperfeiçoar a estrutura da ciência maçônica. Utiliza para esse fim as alegorias e os símbolos dos construtores medievais que edificaram as grandes catedrais da Europa deste período.
Por isso os símbolos da maçonaria são os de pedreiro e os de arquiteto. Estes instrumentos são herança da maçonaria primitiva. A interpretação do significado da maçonaria é a de que a Instituição é a construção, e o Maçom, o seu artífice.
Os maçons modernos usam os instrumentos dos antigos construtores para elaborar o simbólico universo maçônico. Extraindo de suas reflexões individuais um novo jeito de pensar o mundo a partir do conhecimento maçônico.
Portanto, maçonaria significa uma construção que serve de morada espiritual ao novo homem ungido pela iniciação.
Para a realização desse objetivo, a pedagogia maçônica utiliza as ciências sociais, bordadas no princípio cristão, para instruir aos neófitos. Nenhuma corrente filosófica, fora do conceito de que Deus é o Criador e que o mundo é a Sua criação, serve como modelo à maçonaria teista.
A Maçonaria Universal baseia sua filosofia na arte de construir, tendo como tarefa aperfeiçoar a estrutura da ciência maçônica. Utiliza para esse fim as alegorias e os símbolos dos construtores medievais que edificaram as grandes catedrais da Europa deste período.
Por isso os símbolos da maçonaria são os de pedreiro e os de arquiteto. Estes instrumentos são herança da maçonaria primitiva. A interpretação do significado da maçonaria é a de que a Instituição é a construção, e o Maçom, o seu artífice.
Os maçons modernos usam os instrumentos dos antigos construtores para elaborar o simbólico universo maçônico. Extraindo de suas reflexões individuais um novo jeito de pensar o mundo a partir do conhecimento maçônico.
Portanto, maçonaria significa uma construção que serve de morada espiritual ao novo homem ungido pela iniciação.
Para a realização desse objetivo, a pedagogia maçônica utiliza as ciências sociais, bordadas no princípio cristão, para instruir aos neófitos. Nenhuma corrente filosófica, fora do conceito de que Deus é o Criador e que o mundo é a Sua criação, serve como modelo à maçonaria teista.
A Maçonaria Glória do Ocidente do Brasil foi, oficialmente, a primeira Obediência maçônica brasileira a declarar o Deus de Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Davi, Salomão, etc. Como Criador do Mundo.
Assim, a Ordem Maçônica vai buscar a sua inspiração no Livro das Sagradas Escrituras. O arquétipo é a construção do Templo do rei Salomão.
No sistema ritualístico do Rito York do Brasil, as alegorias do Segundo e Terceiro graus mostram passagens bíblicas que falam da construção moral do homem.
Seguindo a mesma linha de pensamento, o Real Arco, prática Aldersgate, usada pela Glória do Ocidente do Brasil, que serve como complemento ao Grau de Mestre Construtor, tem como modelo a reconstrução do templo de Zorobabel.
A construção ou a reconstrução interior do ser humano é o ideal da Maçonaria. Sustentada nessa visão o ensinamento maçônico é todo voltado para uma conduta e procedimentos corretos de seus membros. Com vistas a que sejam bons pais, bons chefes de família, profissionais exemplares e bons cidadãos.
Quando isso se der pela reconstrução, ou seja, pelo aprimoramento obtido pela iniciação, a vitória poderá ser maior ainda, porque no coração do maçom estará a paz pelo reencontro com Deus.
Mesmo que algum homem perca a sua chance na primeira tentativa para construir uma vida feliz, outra lhe é concedida para reconstruir o seu caminho natural e o seu templo interior, quando ingressa na Ordem.
Para este fim a Maçonaria coloca à disposição do iniciado toda a sua cultura acumulada por séculos de aperfeiçoamento filosófico.
Dessa forma o sistema maçônico universal não recorre, especificamente, aos filósofos para direcionar o seu rumo. Embora o pensamento de vários deles, iniciados na maçonaria, tenha contribuído para a formação do saber maçônico universal. É o caso, por exemplo, da codificação dos rituais, que receberam a influência de cada corrente de pensamento.
O conteúdo do rito adotado pela Loja determina a sua orientação filosófica. Existem na Maçonaria Universal ritos para todos os gostos: os ritos teistas declaram Deus como o Criador do Mundo. Exemplo: o Rito York do Brasil, adotado pelas lojas da Glória do Ocidente do Brasil.
Os agnósticos não acreditam em Deus. Modelo: o Rito Francês.
Os rituais Deístas proclamam a existência de um princípio criador como o Grande Arquiteto do Universo sem, no entanto, definir quem é. Exemplo: O Rito Escocês Antigo e Aceito.