Se perguntarmos a um
profano o significado de tal expressão, poderemos receber a seguinte resposta:
“E uma expressão estranha, a primeira vista sem significado, mas refletindo
melhor, parece ser um local onde se caminha sem chegar a lugar algum”.
Isto nos faz crer que
os fundadores do parlamento inglês, em 1296, foram felizes em escolher o nome
da sala de espera, onde as pessoas aguardavam uma entrevista com os
parlamentares, pois ali as mesmas circulavam sem rumo definido, sem destino
exato, daí a denominação “Passos Perdidos”, ou seja, que leva a lugar nenhum.
Em 1776, a grande Loja
de Londres inaugurou o primeiro templo maçônico e buscou no parlamento inglês a
forma e até o nome da sala que antecede o átrio, como curiosidade também a mesa
dos oficiais, a grande cadeira do V.’. M.’. e o lugar dos IIr.’. nas colunas
tem a mesma origem, lembrando que o parlamento inglês é cerca de 500 anos mais
antigo que o primeiro templo maçônico. Já no campo simbólico podemos concluir
que, fora da disciplina maçônica, todos os passos são perdidos.
Mackey diz: o sentido
desta denominação se origina no fato de que todo passo realizado antes do
ingresso na maçonaria, ou que não respeite suas leis, deve ser considerado
simbolicamente como perdido.
Nas lojas Maçônicas do
Brasil como as de Paris, da Hungria e da Áustria, é assim denominada a
ante-sala do Templo. Na Alemanha a expressão é completamente desconhecida, para
concluir, no rito Schroder, em particular e na Alemanha, usa-se a expressão,
“Ante-sala do Templo”.
Enfim a “Sala dos
Passos Perdidos”, é o local onde a irmandade se reúne sem maiores preocupações,
destinado a receber os visitantes, onde as pessoas possam andar livremente,
como se fosse uma sala de espera, onde nos cumprimentamos brincamos, tratamos
de negócios, assinamos o livro de presenças o tesoureiro faz as cobranças,
enfim um local de socialização, o M.’. de Cer.’. distribui os colares e começa
a preparação para o ingresso no templo, forma-se o ambiente adequado e que
conduza a um bem-estar, um refugio, aonde os amigos irão se abraçar e uma vez
devidamente paramentados são convidados pelo M.’. de Cer.’. a ingressarem no
Átrio.
O ÁTRIO
Designam genericamente
os três grandes recintos do templo de Salomão, o primeiro era o átrio dos
gentios, onde era permitida a entrada de qualquer um que fosse orar, o segundo
era o átrio de Israel, onde somente os hebreus podiam penetrar, (depois de
haverem sido purificados) e o terceiro era o átrio dos sacerdotes, onde se
erguia o local dos holocaustos e os sacerdotes exerciam seus mistérios.
Autor
Ir.’. Walter Luiz
Pereira • M.’.M.’. • ARLS Darcy de Moraes n° 28
Fundada em 11/05/96 •
Jurisdicionada a GLEMT • Alta Floresta • Mato Grosso