INTERPRETAÇÃO ESPIRITUAL DO TRABALHO MAÇÔNICO


“Eu mesmo, quando jovem vi Doutores ansiosamente e, frequentemente Santos, e ouvi grande discussão sobre isso, mas sempre sai pela mesma porta onde eu entrei.”
Esta citação do Rubaiyat de Omar Khayyam é “velada na alegoria”, como é a Maçonaria, e é uma excelente descrição do meu estado mental, quando pela primeira vez comecei a meditar sobre os aspectos mais profundos da vida.
A citação me chamou a atenção, pois, como o Poeta, eu também tinha ansiosamente frequentado tanto “Doutor e santo.” Doutor, versado em coisas materiais; Santo, supostamente aprendidas em assuntos espirituais. Como Khayyam I, “saiu pela mesma porta onde eu fui” – não satisfeito nem esclarecido com as respostas me deu.
É inerente ao homem a buscar uma crença religiosa para a qual ele poderá se inscrever com fé sincera. Eu estava buscando essa fé e foi sincero em meu desejo de encontrar uma crença religiosa. Mas meu intelecto exigiu que fosse consciente com o conhecimento que eu possuía de história natural e ciência dos materiais.
Nessa busca estudei todas as religiões com as quais entrei em contato. Como cantor em várias igrejas, e foi dada a oportunidade de ouvir as crenças das principais religiões expostas. Eu não excluo o catolicismo romano ou o budismo. Ambas contêm conceitos a elogiar, principalmente o último, em sua forma esotérica. O estudo estava longe de ser perda de tempo.
Nenhum desses credos, desde um sentido satisfatório da vida, a resposta à pergunta “Por que estou aqui?” que, em algum momento, cada indivíduo faz a partir da profundidade de seu ser. A resposta, para toda a minha satisfação, finalmente veio com uma compreensão mais completa da Maçonaria.
A maioria dos verdadeiramente grandes escritores maçônicos que lamentou a falta de conhecimento maçônico esotérico entre o a maçonaria em geral.  Mackey fala do ”Papagaio Maçom”, descrevendo-o como: “Aquele que se compromete a questões de memória e as respostas das aulas de catequese, e as fórmulas do ritual, mas não presta atenção à história e filosofia da instituição; chamado de papagaio Maçom porque ele repete o que aprendeu, sem qualquer concepção de seu verdadeiro significado”. 
Ele também ironicamente descreve como os “Maçons Brilhantes” que são letra perfeita no ritual e continua: “mas o progresso da Maçonaria como uma ciência agora exige algo mais do que um mero conhecimento das palestras para constituir um erudito maçônico.”
Há muito tempo, JD Buck afirmou: “Em seu ritualismo e lições monitorais, a Maçonaria ensina pouco da moral, na ciência, na religião, ou em qualquer outro departamento do conhecimento humano ou interesse humano, não ensinou em outras partes atuais formas de pensamento, ou pelos sábios do passado. Nessas direções que não tem segredos de qualquer tipo.
É nos antigos símbolos da Maçonaria que seus verdadeiros segredos jazem escondidos, e estes são tão densamente velados aos Maçons como a qualquer outro, a menos que ele tenha estudado a ciência de símbolo em geral, e símbolos maçônicos em particular. *** os segredos mais profundos da Maçonaria não são revelados na loja. Eles pertencem apenas a uns poucos.”
Buck também fez a declaração, que é tão verdadeiro hoje como quando ele pronunciou pela primeira vez, anos atrás: “Nunca houve uma necessidade maior do que no presente momento, nunca tão grande uma oportunidade como agora para a Maçonaria assumir seu verdadeiro lugar entre as instituições do homem e reconhecimento vigor pelo simples poder do amor fraterno, Socorro e Verdade, com base em filosofia, como em nenhum outro lugar existe fora de seus símbolos antigos. Se a maioria dos maçons não sabe o verdadeiro significado e o valor de suas posses, é ainda mais necessidade para aqueles que fazem a falar, na cara de desânimo e detração, e fazer o possível para demonstrar a verdade.”
Albert Pike escreve em Moral e Dogma: “Algumas lições rudimentares na arquitetura; algumas máximas universalmente admitidas da moralidade; algumas tradições sem importância, cujo real significado é desconhecido ou mal, não vai mais satisfazer o investigador sério da verdade maçônica.”
Em Pike Legenda 4 ° a 14 ° do Rito Escocês, ele afirma: “Nos Estados Unidos, os Graus Azuis ensinam a moralidade. Só, se recusam a imiscuir com questões políticas ou religiosas, e exigem apenas uma crença em Deus, e, levemente, no imortalidade da alma, exceto medida em que declara a Bíblia Sagrada a ser a regra e guia de conduta do homem, e a palavra inspirada de Deus, o que, se não fosse evitado na prática, pela admissão de Hebreus, faria o Maçonaria dos Estados Unidos uma associação cristã estritamente. No início do século 18, a Maçonaria era, para muitos de seus iniciados, o ensino da filosofia hermética “.
Em uma de suas rajadas mais veementes de sarcasmo, de que Pike era um mestre, quando ele considerou a ocasião exigia, ele refere-se às palestras Loja Azul com estas palavras: “Tem sido objetado para nós, que em nossas palestras que subestimam o que é absurdamente chamado “Maçonaria Simbólica”, como se qualquer Maçonaria não poderia ser simbólica. É bem verdade que não devemos valorizá-lo, se nós não vimos nada nos símbolos da Loja Azul, além dos pretextos imbecis de interpretação deles contido na ordinária instrução estéril que devemos a Webb e seus predecessores “.
Há verdade em todas essas acusações. A média dos Maçons é lamentavelmente ignorante do verdadeiro significado da simbologia maçônica e sabe tão pouco do seu ensino esotérico. Por outro lado, deve-se admitir a existência de circunstâncias atenuantes. Este é um mundo ocupado e poucos são abençoados com o tempo, apesar de terem a inclinação, para adquirir tal conhecimento. Não há uma fonte onde um conhecimento geral pode ser adquirido, como a maioria dos escritores, lidar com fases específicas da Maçonaria. 
Francamente falando, Pike, Mackey e até mesmo Waite, são muito recônditos para a média de Maçons, para assim ganharem esclarecimento de sua escrita.  A menos que ele se aproxime de seu trabalho com um fundo considerável de conhecimento metafísico e filosófico, eles vão lucrar muito pouco.
Trata-se de colocar o máximo deste ensino como aparentemente é aconselhável, uma forma mais acessível que este livro tenha sido realizado. Os escritores sinceramente se esforçaram para escrever tão simples como a profundidade do assunto em si permite. O leitor é convidado a estar atento ao fato de que, em um trabalho desta natureza não está incluída a não pequena desvantagem de serem forçados a aludir vagamente, mas, às vezes, as coisas que não podem ser cometidos à escrita. 
Tomei vários manuais impressos como meu precedente garantindo nenhuma objeção pode ser oferecida para imprimir aqui tal ritual como a “Grand Lodge” ter autorizado a ser impresso nestes manuais. Onde parece vantajoso tenho, portanto, tomei a liberdade de citar livremente daí.
O único motivo para este livro é o cumprimento das obrigações do escritor, tanto morais e maçônico, para ajudar os outros a tal luz, como ele tem sido tão generosamente permitiu alcançar. O leitor é convidado a abordar o assunto com as palavras de Herbert Spencer como sua guia: “Há um princípio que é uma barreira contra todas as informações e que não pode deixar de manter um homem na ignorância eterna Esse princípio é a condenação antes da investigação.. “
Quando me pediram a Ordem Maçônica eu acreditava em um Ser Supremo, pois a minha candidatura não era uma deturpação na medida em que afirmar a crença em um “Deus Vivo e Verdadeiro.” Minha razão principal para a procura de admissão foi que muitos dos meus colegas eram membros da Ordem; observação me convencido de que a maior parte da melhor classe de homens de negócios  contatados eram maçons, e meu superior na organização com a qual eu estava ligado, e a quem eu muito admitiu, era “alta na Ordem.”
Estes, confesso, não são os mais dignos de motivos, mas provavelmente em um nível com os da maioria das pessoas que procuram membro da Loja Maçônica.
Em retrospectiva eu ​​percebo que no começo eu obtive muito pouco benefício da Maçonaria, nem alguém se torna um nadador após as primeiras vezes na água. É preciso prática constante para atingir a proficiência em qualquer arte. 
Mais tarde, fui convidado a organizar um quarteto da loja e como membro do mesmo fui chamado a participar e ajudar nas iniciações. Ouvindo os graus conferidos várias vezes, muitas das belas frases do ritual impressionaram minha mente. Era natural que eu deveria ponderar sobre o seu significado.
Por causa de uma disposição curiosa eu atingi, e tenho feito progressos na Maçonaria. A primeira reflexão séria lembra-me dedicar a Maçonaria foi estimulado pelas instruções ao candidato em um determinado momento para orar por ele, juntamente com o lembrete de que anteriormente a Loja tinha orado por ele. Este parece ser importante, pois foi a primeira vez que o candidato não foi solicitado a dar uma resposta específica, ou disse exatamente o que fazer.
A resposta óbvia ocorrendo, é que, se a oração é para ser mais eficaz se deve orar por si mesmo, mas que parecia muito evidente e não é totalmente satisfatória. A resposta a esta pergunta é a “raison d’etre da Maçonaria”. No entanto, como todas as lições secretas da Maçonaria a razão pela qual é tão escondido que só quem busca sinceramente nunca vai descobrir.
Quando a verdade desta lição foi realizada um descobre os fatos mais importantes da própria existência, então, também, ele descobre que a Maçonaria é uma religião bem.
Maçonaria – seu sentido oculto,  capitulo I
por George H. Steinmetz
A interpretação espiritual do trabalho esotérico da loja maçônica analisa as palestras e símbolos dos três graus. (1948)
Tradução: Ivair Ximenes Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...