ERGON MAÇÔNICO




Ergon Maçônico é um termo que se perdeu no tempo e nas traduções literais das palavras. E, assim, também, se perdeu o conteúdo simbólico.

Ergon vem do grego “ação” e/ou “reação”, que passa a mensagem de trabalho, de resultado. Porém, ergon nada tem haver com “apresentação de trabalho” (prancha e arquitetura) ou "desenvolvimento dos trabalhos" (ritualística) ou ainda "trabalhos em Loja" (Ordem do Dia).

O Ergon Maçônico é o trabalho individual e interno ao qual o Maçom deve se predispor.

Comumente, vemos a figura de um homem com o malho e o cinzel se esculpindo e compreendemos esta ação como a formação do Maçom.

Porém, este processo de lapidação se dá, para que ele se torne útil à comunidade. Pedra Cúbica (Pedra lavrada).

Mas, assim também é o seu interior? Do que nos serve, bonito por fora, mas oco por dentro?

Esta fragilidade é pouco útil na construção de uma sociedade mais justa e perfeita.

O Ergon Maçônico é a aplicação simbólica dos valores e dos elementos da Alquimia.

Certamente, alguns Irmãos podem não acreditar em ligações da Maçonaria com a Alquimia e relatam que, apesar de cargos e graus conquistados, nunca viram alguma coisa que as relacionam.

É hora de voltar ao começo. Em uma câmara escura, onde nos restava apenas aguardar e refletir, sendo nossos únicos companheiros internos eram o pensamento, o desejo e os sentimentos. Por isto, lá estavam o sal, o mercúrio e o enxofre.

Tanto os elementos internos, quantos os externos, tiveram a única função de provocar uma ação ou reação para que houvesse a morte do "passado", a transformação do carvão em diamante, da prata em ouro, do profano em sagrado.

Além de todos os trabalhos ritualísticos, das ações de filantropia e a procura do crescimento pelo estudo, o Maçom também deve ter seu laboratório interno e dentro dele procurar conhecer e transformar seus pensamentos, desejos, sentimentos e tudo que passa em sua mente e coração.

“VÓS PRÓPRIOS SOIS A PEDRA FILOSOFAL, O VOSSO PRÓPRIO CORAÇÃO É A MATÉRIA-PRIMA QUE DEVE SER TRANSMUTADA EM OURO PURO” 
(Histoire des Rose-Croix)
Fraternalmente
Sérgio Quirino - Grande Segundo Vigilante da GLMMG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...