O SISTEMA INICIÁTICO DA MAÇONARIA COMEÇA AQUI



O mito da caverna, descrito por Platão no Livro VII de "A República" (escrito no século IV antes de Cristo), relata simbolicamente a situação de prisioneiros que vivem, desde seus nascimentos, acorrentados numa caverna.

Eles passam a vida olhando para uma parede iluminada por reflexos de uma fogueira. Naquela parede vêem projetadas as sombras do que representam as plantas, pessoas, objetos e animais.

Esses prisioneiros imaginam nomes para cada sombra e inventam circunstâncias para julgarem todas as situações. De repente, um dos prisioneiros escapa das correntes. Explora o interior da caverna e alcança o mundo externo.

Descobre a realidade, vê a luz do sol e percebe que passou a vida envolto apenas em sombras projetadas. Volta então para a caverna e tenta compartilhar com seus amigos ainda presos o novo conhecimento adquirido na luz do dia. Mas passa a ser combatido e ridicularizado quando narra o que viu do lado de fora. Seus amigos só acreditam na realidade que enxergam na parede das sombras.

Em vez de tentarem experimentar o que lhes é transmitido por quem viu a luz, passam a chamá-lo de louco e ameaçam matá-lo por causa de “ideias absurdas”.

A maçonaria brasileira tem que ser colocada na perspectiva correta para retomar ou ampliar o crédito que ela teve no passado junto à sociedade.

Evitemos o sofisma, o rebuscamento e o rodeio de palavras dos que perguntam “quem é a maçonaria?”. Ora, estamos carecas de saber que a maçonaria somos nós todos: Aprendizes, Companheiros, Mestres, Grão-Mestres, Soberanos, Eminentes, Grandes isso, Grandes aquilo, Graus 33, Past Masters, Excelentes, Super Cavaleiros, Sumos Reais, Extraordinários e Excelsos.

Títulos, medalhas e comendas, paramentos e diplomas já temos muitos. Por que “tampar o sol com a peneira?” Por que se contentar com sombras projetadas numa parede? Talvez esteja faltando sabermos “o que não é maçonaria”. Não será minha tarefa dissecar a questão e doutrinar sobre “o que não é maçonaria”. Qualquer aprendiz com mais de três meses de iniciado já deverá ter percebido que:

1) A maçonaria não é uma religião; as religiões reverenciam dogmas fazem prosélitos, catequese e apostolado.

2) A maçonaria não é um partido político; os partidos políticos são semelhantes às religiões quando pregam de cima para baixo uma concepção política. Além disso, fomentam interesses políticos e se propõem a alcançar o poder.

3) A maçonaria não é um clube; os clubes recreativos têm caráter e seus esforços são dirigidos para dar prazer, diversão, distração, divertimento e realização de grandes festas anuais.

Ao maçom que ainda não percebeu isso, é porque ele está na instituição errada ‒ seja por falta de estudo, seja porque sua Oficina não lhe dá instruções corretas.

Se ele entrou na instituição errada ‒ independente do grau em que esteja ‒ meu conselho é que procure ESCAPAR: estude e pesquise por conta própria. Se isso não faz o “seu perfil”, procure outra ordem, uma religião, ou um clube.

Caso o problema esteja na Oficina, que não lhe dá instruções corretas procure outra Loja. Simples assim. No próximo artigo tentarei ampliar essas considerações que por enquanto resumi a título de introdução.

Abraço fraternalmente a todos.

 José Maurício Guimarães

(*) O Irmão José Maurício Guimarães é Venerável Mestre e fundador da Loja Maçônica de Pesquisas “Quatuor Corona, Pedro Campos de Miranda”, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

2 comentários:

  1. Parabéns, este é uma das únicas Páginas sérias que acompanho há tempos!
    Quero participar ativamente da Maçonaria, pois tudo o que conheço me fascina, me empolga a ser uma pessoa melhor e sinto ser a Verdade absoluta para o Homem de bem; sou de São José dos Campos/SP, mas não conheço ninguém da região para solicitar adesão, caso alguém daqui o seja, por favor, entre em contato: Fábio Camargo, fabusiness76@gmail.com
    Continue expondo seu bom conhecimento e iluminando nossos passos!

    ResponderExcluir
  2. Este texto do mito da caverna de Platão exprime bem o porque o filosofo fala sobre a verdade por mitos, assim como Jesus falou aos dicípulos e povo comum por parábolas. Sócrates outro filosofo certamente antes de morrer advertiu seus discípulos entre eles Platão; que quando fosse falar de mistérios os revelasse de modo obscuro pois ele fora condenado por falar abertamente sobre fatos que eram considerados secretos; como disse aos jovens de Atenas que na Lua existia vales profundos, com atmosfera e nesta havia uma espécie de humanidade. Platão entao simplismente no mito da caverna inverteu os fatos nao referente a Lua mas ao nosso planeta, dizendo que que estava na caverna ou seja no interior é quem era ignorante de fatos verdadeiros. Na verdade ele queria dizer que a verdadeira luz se encontra no interior tanto ao nível humano como planetário.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...