O MAÇOM E OS SEUS INSTRUMENTOS DE TRABALHO



Cansado, o velho mestre maçom, carregava um pesado alforge, contendo os instrumentos maçônicos que lhe permitiriam fundar uma nova Oficina de Trabalho.

O caminho irregular, eivado de empecilhos, obstáculos, tanto para os seus pés machucados, feridos nos espinhos e pedregulhos esparsos, tal qual a ignorância o orgulho e a vaidade humana que, lhe dificultavam sobremaneira a  sua caminhada; também para o seu velho coração que ameaçando parar, lhe interrogava, no interior do seu espírito, valerá à pena, começar tudo de novo?

Parando um pouco, pensou ele, existem homens maçons que estão cobertos, protegidos, pela solidez, pela união fraterna, pela beleza, pela paz, pela harmonia e pela segurança dos seus Templos consagrados ao Grande Arquiteto do Universo.
Eu, porém, recebi a missão de recomeçar, reiniciar, tantas vezes, - tudo novamente!

E, se assim é, assim será!

Lembrou de um dos textos contidos no Livro da Lei, no Livro de Eclesiastes, Capítulo 12, Versículos 1 a 14:

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;

Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir às nuvens depois da chuva;

No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;

E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.

Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;

Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço.

E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.

Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.

As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembleias, que nos foram dadas pelo único Pastor.

E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Na verdade, pensou ele, envelheci no meu corpo físico, porém, o meu corpo mental espiritual é jovem, confiante no futuro, confiante em Deus, O Supremo Arbitro de todos os mundos e de todas as coisas!

Tenho o Poder de Dar um Passo Adiante, tenho o Poder de Construir um Novo Templo, tenho o Poder da Persistência, tenho o Poder da Minha Própria Vontade que está Sempre Bem Sintonizada com todos os meus Irmãos Maçons que, presentes em todos os Continentes do Mundo, me transmitem as Energias da Egrégora que se forma semanalmente em suas Oficinas de Trabalho, quando todos juntos, desbastam e dão polimento às suas Próprias Pedras Brutas, me incentivando, me renovando com novas energias, para que eu cumpra fielmente os meus propósitos, os meus ideais!

Lá adiante, no raiar de um novo dia, encontrarei um local apropriado, aplanarei e nivelarei um novo terreno!

Comigo estarão certamente, bem poucos obreiros.

Porque, é bem mais fácil se aproximarem irmãos maçons dispersos, quando a Obra estiver concluída, pronta, para o reinicio dos Augustos Trabalhos.

Há, mas isto não importa! Pensou Ele.

Venho aprendendo pacientemente que, as palavras podem até convencer, porém, - o exemplo dignificante, a atitude altruísta, o dar sem esperar nada em troca, sempre serão as luzes que nortearão os neófitos, e, os irmãos maçons que, ainda, - não compreenderam toda a grandiosidade e a magnificência da Maçonaria Universal, pois, - conduz aos que se dedicam a Ela, prodigalizando-lhes o conhecimento capaz de conduzi-los ao Trono da Sabedoria!

O momento é agora!

O passado serve a todos nós irmãos maçons, - como a alavanca que firma o presente e nos impulsiona em direção do futuro!

E, o mestre, após estas conclusões, reiniciou a sua caminhada!


Ir.'. Orlei Figueiredo Caldas 33 º

Um comentário:

  1. Eu imaginava encontrar, por exemplo, com o veneravel mestre e seus vigilantes devam se comportar, portando os seus respectivos instrumentos.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...