COMODISMO NA MAÇONARIA



O caminho para a evolução do homem maçom está no uso da sua consciência, e não no desprendimento da mesma. É muito mais cômodo para nós, seguirmos a lógica dos outros, pensar como a maioria, ou concordar com aquilo que foi criado pela mente humana.

Dá trabalho analisar, testar, pesquisar, questionar e ainda por cima discordar da maioria e fazer parte de uma minoria. Comodismo mental é a principal causa da estagnação consciêncial e da involução humana, principalmente dentro da Ordem Maçônica.

Mentes abarrotadas de crendices, de achismos, de falsa humildade, sem ao menos questionar as inverdades que abarrotam os nossos Templos, em deletérias explanações de alguns “pombos de Aventais”.

Uma consciência apurada não dispensa à lógica e ao mesmo tempo lida sabiamente com a emoção sem reprimi-las e sem as mascarar. Não gosto do comodismo... Mas às vezes, tenho medo de ousar, diz um irmão com pouco tempo de Maçonaria.

Uma pena Amado ir, pois O comodismo nos faz covardes quando a mesmice é a indolência. A comodidade é uma situação adversa ao progresso de nossa caminhada na senda das virtudes e na verdadeira felicidade, ela representa estagnação e covardia. O comodismo torna o ser medíocre, um alguém sem graça...

A Ordem nos quer com raça, com a força e a coragem, quer que sejamos heróis do nosso destino.

 Quer o extravasar da nossa vitalidade, aproveitando cada oportunidade, em que possamos nos lapidar e construir nosso destino, priorizando o que deve ou não, se cultuado em Nossos Templos.

Quer a transformação de nossos sonhos e planos em realidade, retomar o fôlego e continuar a caminhada percebendo cada detalhe, apreciando cada qual com o valor necessário.

Quer que invistamos e centramos nossos esforços no que somos e podemos fazer de melhor e mostrar ao mundo.

Não temos tempo a perder! Estar vivo vai muito além do ato de respirar, estar vivo é estar atento a tudo que encontra no caminho e saber tirar o melhor proveito de tudo.

É saber dar o valor merecido a cada coisa, a cada pessoa, a cada momento e principalmente é saber valorizar-se. O homem maçom é capaz de tanta coisa, mas o comodismo e a preguiça o deixam ancorado, sem a evolução, que deve nortear sua caminhada em nossa Ordem.

Compreender a nossa missão nesta vida é fácil, o difícil é ter disposição para cumpri-la. O Comodismo nos torna procrastinador por natureza. Ontem ouvi de um Amado Ir.'.: “Ultimamente eu tenho me afastado de algumas pessoas e de alguns irmãos, por simples comodismo.

Cansei de me importar tanto, ligar tanto, procurar tanto. Se há uma coisa que eu aprendi na vida é que quando a gente se importa demais, liga demais, procura demais, não tarda e a gente acaba sobrando. A partir de hoje, eu vou fazer a linha “não tô nem aí”.

Quando perceberem que eu não sou mais o mesmo e que eu saí de cena, talvez me procurem, talvez se importem, talvez me liguem.” Essa triste realidade , está se tornando a tônica de nossas Oficinas:”

 O Tô nem Aí, para o meu irmão” já pensaram sobre isso?

O Egocentrismo dilacera as relações humanas e também a nossa fraternal Instituição, urge uma mudança de paradigmas. Se não seremos um CLUBE DE SERVIÇOS, de jantares e de conversinhas pôs sessão sobre trivialidades e não um Ágape benfazejo de integração, de construção do amor fraternal.

Concluindo meu amado irmão: Se você procura evoluir, melhorar, mudar de vida, tem de sair da sua zona de conforto, tem de abandonar a preguiça, tem de estar em constante movimento, constante mudança, a fim de evoluir e alcançar o que você almeja.

Porque se você se deixar acomodar, passará a viver em função do nada, não terá mais expectativas de uma vida melhor, de uma vida de sucesso financeiro e pessoal, se tornará alguém com uma vida sem graça, um escravo da rotina, e sua passagem por esse mundo provavelmente não será lembrada.

Não desperdice seu tempo de vida por preguiça, por comodismo. Diga NÃO ao comodismo e mexa-se! A Maçonaria Precisa de Você !!! E a Humanidade Também!!!

TFA Dario Angelo Baggieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...