ALFABETO MAÇÔNICO E PRANCHA DA LOJA



O Alfabeto Maçônico é um instrumento utilizado para criptografar as mensagens enviadas entre IIr, criado por HEINRICH CORNEILLE AGRIPPA VON NETTESHEIM, com o fim de deixar as informações sigilosas Entr CCol. Inspirado nos quadrados mágicos e no Alfabeto Templário, este alfabeto também utilizava como norte a criptografia chamada ATBASH, muito utilizada pelos Hebraicos.

Teve seu inicio ao ser utilizado em 1745, por Louis Travenol, mas sua origem vem da obra de AGRIPPA “A Filosofia Oculta ou a Magia de Henri Corneille Agrippa”, onde o mesmo utilizando das heranças supra, organizou o atual sistema.

A Cifra maçônica ou cifra PIGPEN é uma cifra utilizada pela maçonaria que consiste na simples substituição de símbolos por letras, de acordo com um determinado esquema.

Este instrumento, se traduz em um quadrado sem margens, composto por duas linhas Vert Paral e simétricas, e duas linhas Horiz Paral e simétricas, formando nove cubos; desenho semelhante ao conhecido “jogo da velha”.

Neste quadrilátero há o alfabeto comum, que separado acomoda duas letras por cubo, da letra A até a letra R, sendo utilizado o ponto para identificar a segunda letra de cada cubo. Há de salientar que somente após algum tempo, ante a necessidade, fora estabelecida a Cruz de St. Andrew, que finalizou a inserção do alfabeto comum no sistema citado, estabelecendo duas retas diagonais perpendiculares, formando um X, criando quatro triângulos onde se encaixam as letras, também em dupla, de S até a letra Z.

A escrita é feita de forma silábica, onde o utilizador organiza os cubos e nichos, com ou sem ponto para montar as PP que deseja.

A Estrutura acima descrita pode ser visualizada na Prancheta da Loja, que é uma das três joias fixas da loja, e pode ser visualizada no Pain do Grau de Apr, também conhecida como prancha de traçar, ela esta ligada ao grau de M, assim como a pedra cubica ao C e a pedra bruta ao Apr, lembrando ao Maç que ele sempre deve traduzir seus pensamentos de forma maçônica.

No REAA a prancheta contém a chave para o alfabeto maçônico, à medida que em outros ritos pode conter os planos e ensinamento a serem transmitidos aos AApre CC.

Além de conter a chave para o alfabeto, a prancheta é o símbolo que marca a função dos MM de guiar os AApr e CC na caminhada maçônica, traçando os trajetos necessários para a evolução.

O sistema de Alfabetos possui variações, quais sejam:
A cifra da Ordem Franco Maçônica ou Maçons Livres é composta por dois quadriláteros, totalizando dezoito cubos, e duas formas em X, totalizando oito nichos. Em cada cubo e nicho é inserida uma letra, sendo do À ao I, cubos vazios (sem pontos), do J ao R cubos pontuados, S ao V nichos vazios (sem pontos), e W ao Z nichos pontuados. Neste sistema os pontos sempre se encontram próximos ao cubo central, no que tange ao quadrilátero, e próximos ao ponto perpendicular na forma em X.

Aqui insta salientar que nas formas em X as letras não são organizadas utilizando do sentido horário, e sim de pontos cardeais no seguinte sentido: “Norte, Ocidente, Oriente, Sul”.

Há ainda o Alfabeto Inglês Moderno, que possui mesma forma a cifra Fraco Maçônica, entretanto sendo composta por apenas um quadrilátero e um forma e X, sendo diferente apenas na ordem de disposição das letras que preenchem a Forma em X, duas por nicho e em sentido horário, iniciado no Norte e terminando no Ocidente. A pontuação é sempre central.

Há ainda de observar o Alfabeto Alemão Moderno que utiliza sistema idêntico ao Alfabeto Inglês, entretanto por não possuir as letras J, K, V e W, possui em sua Forma em X apenas uma letra por nicho.

Existem ainda os Alfabetos Inglês Medieval que organiza as letras em pequenos triângulos dentro do quadrilátero, e o Alfabeto Alemão Medieval que organizas as letras em sequência de linear, entretanto de 9 em 9, repetindo o primeiro cubo após a nona letra, criando combinações como “ALU”, “BMV” e assim por diante.

Cabe salientar que nestes Alfabetos não existem as letras “J,K,V,W”.

No REAA se utiliza como regra o Alfabeto Maçônico Inglês, entretanto o mesmo perdeu parte de sua utilizando devido à evolução da sociedade, sendo mais utilizado na transmissão da Pal Sem, qual inserida em ritual próprio se mantém Entr CCol.

Por fim cabe observação, onde suspeita este Apr Maç existir influencia do Alfabeto Maçônico, ou pelo menos da chave de codificação no mundo profano, vez que considerando os anos de aparecimento, muito se aproximam em sua estrutura.

Ao olhar com atenção ao sistema utilizado nas teclas já nos primeiro Telefones Celulares é possível identificar um quadrilátero, separado por cubos, contendo letras e números, na mesma forma e ordem da chave do Alfabeto Maçônico.

A diferença aparece quando o sistema de celular expande a utilização para a utilização de pontuação, asterisco e o famoso “jogo da velha”, acrescendo uma terceira linha horizontal.

Isto, acrescido da conhecida historia da atuação dos MMaç no mundo gera a suspeita desta grande influencia da Ordem Maçônica no mundo profano.

A VIRTUDE SERVE OS DETERMINADOS

Cifra a dos franco maçons
Or de Ilha Comprida, 27 de Fevereiro de 2020 - EV
Trabalho do Ir Guilherme Aires Rocha de Souza – Apr Maç da
ARLS Retidão e Prudência, nº 2143.

Solicitado pelo Ir Douglas Antônio Baptista – 2º Vig
Bibliografia: https://pt.scribd.com/presentation/389322106/o-Alfabeto-Maçônico-Através-do-Tempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...