SIMBOLISMO DO TEMPLO MAÇÔNICO



Antes de estudarmos sobre o Simbolismo do Templo Maçônico, temos que incialmente fazermos uma distinção entre o que são Loja e o que é Templo, propriamente dito.

  Uma explicação singela seria de que a Loja seria a parte física onde se situaria o Templo. Ou seja, uma seria a parte externa e outra a parte interna.

A Loja seria então, a organização conjunta dos irmãos, onde se reuniriam em um recinto mais restrito, mais sagrado, o Templo.

Existe uma palavra de origem grega – arquétipo – onde arkhe (princípio) e typos (tipo), significa um primeiro modelo de alguma coisa, de algo, um protótipo. 

O termo archetypos  é usado pelos chamados filósofos neoplatônicos, e principalmente segundo a concepção de Platão, indica as ideias como modelos originários de todas as coisas existentes.

Então, sintetizando, Templo Maçônico é um arquétipo, onde habita ou reside o Grande Arquiteto, Ele simboliza o Universo e todas as maravilhas e perfeições da criação, sendo que o homem representaria o Microcosmo, e o Universo, o Macrocosmo. Tem um provérbio sufi que afirma que “o homem é um pequeno universo e o universo é um grande homem”

Como todos os irmãos reconhecem, o Templo maçônico é a representação simbólica do Templo de Salomão, devendo ter medidas exatas ou canônicas, pois sobre ele está formulado todo o simbolismo maçônico.

Não nos devemos esquecer que o simbolismo é a vida e a alma da Maçonaria, sendo aquilo que nos nutre e une.

 O nosso Templo reproduz simbolicamente o Templo de Salomão em Jerusalém, sendo que ele serve de modelo para os Templos Maçônicos, principalmente do REAA.

Adotando o Templo de Salomão como modelo de nossos templos, ele então tenta reproduzir o estilo arquitetônico daquele.

Como o Templo de Salomão, os nossos templos, também se dividem em três partes:
§       Vestíbulo (atrium), que liga o Templo à Sala dos Passos Perdidos,    Hekal ou Ocidente (lugar santo) e   Debir ou Oriente (o Santo dos Santos).

O Templo do rei Salomão tinha: 60 (sessenta) côvados de cumprimento e 20 (vinte) côvados de largura, conforme descrito em no Livro de Reis 6-2. A medida côvado foi uma das medidas usadas na época, sendo que um côvado tinha medidas variadas, mas sua equivalência seria que ela teria entre 0,45cm a 0,65cm, o que na prática equivale à distância do cotovelo até a ponta do dedo.

As dimensões do Templo Maçônico também não são fixas, tendo internamente, a forma de um quadrilongo devendo este ser dividido em três quadrados iguais, e que sua largura, seja no mínimo um terço de seu cumprimento.

Assim, se um Templo, tiver 60 metros de cumprimento, sua largura deverá ser de 20 metros e sua subdivisão será de 40 metros no Ocidente e 20 metros no Oriente.

O seu eixo maior está na direção leste/oeste como longitude e norte/sul como latitude; as suas dimensões abrangem do centro da Terra ao infinito. Essa orientação, que é Astronômica, tem como base a orientação do Tabernáculo e do Templo de Salomão.
Outros autores afirmam que a proporção de nossos Templos, devem ter a Proporção Áurea, que é aproximadamente 1x1,618, e que foi utilizada na construção do Parthenon (templo dedicado a Pallas Athenas) e erigido em Atenas, Grécia.

Proporção áurea ou razão áurea consiste numa constante real algébrica irracional. É representada pela divisão de uma reta em dois segmentos (a e b), sendo que quando a soma desses segmentos é dividida pela parte mais longa, o resultado obtido é de aproximadamente 1.61803398875. Este valor é chamado de "número de Ouro".


           
      
           Retângulo de Ouro - Golden rectangle - YouTube


No Oriente, o Sol figura como símbolo logo atrás do trono do Venerável e na abóbada sobre o trono do Venerável., pois de acordo com nossas tradições o Oriente, é o ponto do qual vem a Luz, simboliza o Mundo Espiritual , já no Ocidente, sendo o local para o qual a Luz se dirige e onde o Sol se põe, simboliza o Mundo Material.
Tendo essa forma retangular o Templo é como um caminho que nos leva do Ocidente para o Oriente, significando uma caminhada das trevas para a Luz.
Desta maneira, o Templo Maçônico é um espaço esotérico, onde existe e se realizada a união de maçons, para se lapidar nossa pedra bruta, onde devemos receber a Luz do aperfeiçoamento espiritual, nossa e da humanidade
E para encerrarmos podemos considerar a importância de se realizar o RITUAL MAÇÔNICO, em nosso Templo, havendo a criação de uma Egrégora, que já se inicia pelo fato dos irmãos já terem a intenção de se reunir, tomando ela força e vigor quando do início de nossos trabalhos.

DERMIVALDO COLLIENTT
M.M. ARLS RUI BARBOSA 46 – GLMG – OR. DE SÃO LOURENÇO/MG 
Referências bibliográficas:

RIZZARDO DA CAMINO, Introdução à Maçonaria, v.3, 2ª Ed., Aurora, Rio de Janeiro, RJ.
EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, Templo Maçônico: Morada do Sagrado. A Trolha, Londrina, Paraná, 1996.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...