OS MAÇONS PARARAM NO MEIO DO CAMINHO



A Maçonaria moderna foi inventada pelos grandes pensadores dos séculos XVII e XVIII para reunir todos os homens de qualidade, “isto é, homens que são verdadeiros e bons, ou homens de honra e honestidade, não importam por que nome ou convicção eles podem ser extintos".

Eles deveriam se tornar o "centro da união" independente de suas diferenças, nem as negando nem as apagando. (O fato de as mulheres terem sido excluídas é unicamente devido ao contexto social da época; as mulheres foram posteriormente autorizadas a participar).

A Constituição de Anderson - e Désagueliers também - não afirmam claramente o objetivo dessa “união”, mas, logicamente, deve se esforçar para a coexistência pacífica de toda a humanidade.

Para tornar possível reunir esses “homens que são verdadeiros e bons” que, de outra forma, certamente teriam “mantido distância um do outro”, os fundadores da primeira obediência maçônica moderna afastaram as religiões e igrejas de suas oficinas. Cerca de dez anos depois, a religião foi reintroduzida como parte dos valores trazidos pelos maçons escoceses tradicionais que viviam em Londres, que eram católicos devotos.

Foi sob essa influência que a ideia de uma "união" entre "homens de honra e honestidade" se transformou em uma "irmandade universal"?

Talvez porque os cristãos se considerem "irmãos". Felizmente, a influência da Igreja Católica não impediu o ideal de tolerância da Maçonaria.

Os cristãos são "irmãos" porque acreditam que compartilham o mesmo "pai". Eles pertencem à mesma "família" e somente aqueles que adotam essa visão de mundo podem fazer parte dela.

Os maçons escolheram serem irmãos livremente, além de qualquer vínculo preestabelecido.

Os cristãos geralmente acreditam que fraternidade é sinônimo de amor. Pode ser esse é o ideal, mas, acima de tudo, fraternidade significa interdependência visceral. 

Todo mundo que tem irmãos e / ou irmãs sabe o quanto eles estão ligados, apesar de uma variedade infinita de personalidades, comportamentos e interesses que podem ser completamente opostos.

É possível que as descobertas científicas compostas desde os dias do Renascimento permitissem aos membros da Royal Academy of Sciences de Londres ter consciência da interdependência dos seres humanos e de todas as outras formas de vida. Nesse caso, o centro da união pode ser considerado como o de todo o mundo vivo. Essa crença está alinhada com as idéias atuais de ecologia humanística.

A formidável "mecânica" da Maçonaria moderna conseguiu criar um sentimento de fraternidade, simpatia e amor entre os membros das lojas, mesmo sendo muito diferentes entre si. Esse sentimento pode se estender a todos em sua obediência, às vezes se espalhando para incluir várias obediências. Mas nunca abrangem todos eles, apesar das repetidas e onipresentes proclamações de pertencer à irmandade universal.

A construção do centro de união ainda não foi concluída. Sem terminar este trabalho, a Maçonaria não está em posição de construir o “templo de um mundo fraterno”, que é sua razão de ser final. Isso explica, pelo menos em parte, por que a Maçonaria perdeu mais da metade de seus membros no século 20 (especialmente nos Estados Unidos, mas não apenas lá)?

Os maçons pararam no meio de um rio, tomados pela indecisão.

Nota: O entusiasmo pelas "redes sociais" Face book, Twitter, Whats App etc. mostra que as novas gerações - maçons ou não – ampliam seus horizontes em direção ao universalismo.

Fonte: http://www.call-of-bratislava.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...