FIAT LUX – A ILUMINAÇÃO DO MAÇOM



“Deus disse: Faça-se Luz”

O verdadeiro maçom será sempre um buscador ardente de conhecimento que lhe iluminará o “caminho da consciência tranquila”.

Esta Luz permite a percepção das situações e induzirá na nossa vida a verdadeira sabedoria.

Luz que não ser física é diferente daquela que é captada pela visão, será antes uma Luz espiritual independente da luz externa que carrega em si todo o conhecimento e levará ao aperfeiçoamento do homem.

O homem tornar-se-á quase divino e dentro dele habitará a Luz, passará a ser um verdadeiro Templo de Luz.

Corporizemos toda a Luz do conhecimento possível, certos de adquirir o mais genuíno e real tesouro a que o homem poderá aceder, ao invés o ignorante habita as trevas e caminha triste na escuridão.

O primeiro ato da criação foi a Luz e segundo o Livro Genesis:

«Deus disse: “Faça-se Luz” e chamou dia à Luz e às trevas noite».

Aprender será uma necessidade da alma nobre, com repercussões na sociedade ao permitir servir o nosso semelhante e amar a verdade.

Sabemos que a fantasia, o erro e a ilusão não se podem confundir com consciência.

A vida não é uma qualidade permanente e a qualquer momento poderemos ser chamados ao Oriente Eterno. 

Deveremos por isso estar preparados e levar uma vida digna, praticar a Virtude por amor à Virtude, lembremo-nos que Hiram preferiu a morte à perda dessa mesma Virtude, deveremos ser, pois diligentes e honestos em todas as nossas ações.

Nos tempos que correm, torna-se importante parar para refletir, analisando se seguimos no caminho certo em direção à Luz, o saber corrigir a trajetória e inverter a marcha, será uma mais-valia no nosso comportamento.

Um exercício da meditação crítica, quando bem conseguido, permitir-nos-á atingir um elevado estado de consciência que a princípio, de temporário tende para um aperfeiçoamento individual constante e permanente no nosso dia-a-dia.

Esta análise, nunca será um exercício de atribuição de responsabilidade ou busca de culpados, porque somos nós, os responsáveis pela escolha do nosso percurso.

Por vezes chegam momentos em que falhamos, mas com perseverança, podemos sempre corrigir os desvios e progredir positivando os nossos pensamentos, as nossas palavras e as nossas ações.

Pensando harmoniosamente, em sintonia com o Todo Universal, criamos assim condições para respeitar as leis universais e as leis humanas.

Cada um deverá procurar sintonizar-se com os valores universais, procurando cumprir a sua parte e sem dar por isso, vai criando condições para uma forte sintonia com a sua energia interior, e fazer as coisas acontecerem, coisas bonitas até, por vezes muito bonitas.

Como dedicação ao trabalho, que nos habilita a praticar o bem, beneficiando o próximo e vamos concorrendo para o progresso da sociedade onde nos inserimos.

Saibamos dar um bom exemplo de vida vivida, pela transparência neste mundo.

Sejamos fiéis à família, bons pais, bons filhos, bons maridos e bons irmãos, só assim se honraremos o nome do Mestre Secreto em Particular e da Maçonaria em Geral.

O interesse geral deverá sobrepor-se ao interesse particular, obedecendo sempre às leis do nosso país.

O corpo pode ser levado pela morte e de nós apenas ficará a memória como herança, sejamos daqueles que não necessitam de máscaras para sobreviver.

Ouçamos Sophia de Mello Breyner Andresen, em poema de 1958.

Porque os outros se mascaram, mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão
Porque os outros têm medo, mas tu não.

Porque os outros são túmulos caiados
Onde germina a podridão.
Porque os outros se calam e tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros se vendem e tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros se calam e tu não.

Brotero 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...