REENCARNAÇÃO E MAÇONARIA


 

A Maçonaria não requer nenhuma crença particular na vida após a morte, apenas a imortalidade da alma – que alguma parte de quem somos continua de alguma forma após a morte corporal.

A reencarnação não é uma crença comum nas religiões ocidentais tradicionais, mas pesquisas mostram que pelo menos um quarto dos cristãos acredita nela. Alguns dizem que isto é uma contradição, enquanto outros encontram confirmação ou pelo menos indícios da crença nas escrituras judaico-cristãs.

A ideia também não era desconhecida dos místicos judeus e cristãos, provavelmente do contacto com a Índia desde a época de Alexandre, o Grande. Independentemente disto, o ponto de vista de viver vida após a vida tem profundas implicações consistentes com os valores Maçônicos.

Uma consequência é a do legado. A maioria de nós deseja deixar um mundo melhor para os nossos filhos; aqueles que acreditam na reencarnação também estão a tornar o mundo melhor para si mesmos.

Qualquer que seja o mundo que eles construam, eles terão que viver nele novamente. Não é apenas uma passagem de testemunho, mas uma continuação do trabalho.

Ao refletir sobre este ponto de vista, podemos perguntar-nos – mesmo hipoteticamente, se não acreditamos na reencarnação – o que queremos fazer nesta vida que gostaríamos de poder dar continuidade na próxima, ou colher os seus benefícios?

Que marca poderíamos deixar no mundo tão significativa que ao sermos lançados aleatoriamente numa outra vida, garantiria sermos afetados por ela?

Outra implicação é a ideia de que temos muitas oportunidades, ou passos, para aperfeiçoar a pedra bruta, e o nosso trabalho só pode ser entregue depois de apresentarmos uma pedra que seja verdadeira e quadrada.

Esta é uma desculpa para ajudar na reforma dos outros e de nós mesmos, considerando que poucos, se houver, estão para além da redenção. E que melhor maneira de ser humilde do que saber que o nosso trabalho espiritual é maior do que a nossa única vida.

A Maçonaria, como a Arte Operativa dos construtores de catedrais, ensina-nos que começamos o que os outros vão terminar e terminamos o que os outros começaram, abrangendo vidas e gerações. Não podemos esperar fazer tudo durante os nossos curtos anos e não devemos nos arrepender disso como uma falha pessoal. Quão estranho seria, no grande desígnio da Divindade, que apenas vivêssemos e morrêssemos, quando propósitos mais gloriosos exigem tempo voltado para a eternidade, qualquer que seja a forma que o resto das nossas viagens tome.

A reencarnação é também o inverso da cultura YOLO (“You Only Live Once”, ou “Só se vive uma vez”) do libertino, ou do ateu materialista. Tal como uma crença na recompensa celestial imediata, aqueles que abraçam a reencarnação não vivem para o momento, exceto como um prelúdio para um futuro. O que fazemos agora tem consequências reais para o nosso futuro nesta vida e na próxima (e na próxima).

Talvez seja uma ideia sensível para nós ou mesmo uma em que já acreditamos. Ou talvez pareça estranho para nós, mas o sentimento deve ser familiar às nossas crenças centrais, onde viajamos “de vida em vida”.

Ou talvez rejeitemos a noção de reencarnação, mas ainda assim, possamos aprender as suas lições. O poeta romano Sêneca dizia: “Viva cada dia como uma vida separada“.

Cada dia, ou vida, apresenta-nos um novo Quadro para Pintar, e mesmo que possamos ver apenas o trabalho deste dia, sabemos que não começamos, e continuará por muito tempo depois que as ferramentas de trabalho da vida caírem das nossas mãos.

E talvez as ferramentas estejam à nossa espera mais uma vez, amanhã.

Ken JP Stuczynski

Tradução de António Jorge, M M

Fonte

Blog Midnight Freemasons

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...