DEZ RAZÕES PARA NÃO PERTENCER À MAÇONARIA


Fala-se muito das razões para justificar a entrada na maçonaria, e naquilo que esta pode dar a cada um dos seus membros. Mas a sociedade em geral, ou grupos ou pessoas singulares, podem ter motivos válidos para afirmar que não vale a pena entrar em organizações maçônicas.

Tudo na vida é uma moeda com duas faces e tanto uma como outra são parte da mesma realidade.

A loja Laval n° 139 da Grande Loge du Québec, Canadá fez o levantamento de “10 boas razões para não querer ser maçom”, as quais devem constituir motivo de reflexão.

1. Já ter demasiados amigos e estes causarem preocupações, devendo haver um espaço para o homem estar sozinho.

2. Gostar de manipular, mentir, burlar e roubar.

3. Ser um não conformista, não podendo aceitar regras e limites de um grupo que pode cercear a liberdade individual.

4. Ser avarento ao ponto de não ajudar aqueles que precisam.

5. Ser um fundamentalista religioso e pensar que o dogma da sua fé é a único caminho para a verdade, devendo os outros serem convertidos ao seu dogma.

6. Ser um materialista ou um ateu, recusando a existência de qualquer ser espiritual ou divino, e julgar os crentes como estúpidos e pensar que a matéria pode existir sem espírito.

7. Recusar os Direitos e Liberdades do Homem, negando o princípio de que todos nascem iguais e os princípios da liberdade, justiça e igualdade e considerando que a desigualdade natural deve prevalecer com todas as suas consequências.

8. Estar muito ocupado, principalmente com os jogos desportivos, os espetáculos, a televisão, a internet, a vida social, relegando para último plano qualquer ligação à comunidade e ao próximo.

9. Detestar tudo o que respeita à tradição e história, porque o presente é a modernidade que não se compadece com o passado e com rituais arcaicos e bolorentos.

10. Não haver nenhuma razão para o aperfeiçoamento pessoal, uma vez que as técnicas de controle pessoal permitiram obter o meu equilíbrio pessoal.

E agora vos convido há meditar um pouco sobre cada um destes pontos.

(Baseado num artigo de Gadlu-info). 2022.06.05. MPS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE

  Boa Noite meus irmãos! É com muita alegria e satisfação que elaboro e compartilho as minhas interpretações de mais uma importante etapa do...