ESCADA DE JACÓ


 

Na Ordem Maçônica, a Escada de Jacó consiste numa alegoria que embora infinita, representa o caminho da terra para o céu através de trinta e três degraus, conforme referido no Simbolismo Maçônico, logo no seu Primeiro Grau – Aprendiz, a qual pode ser visualizada no painel correspondente.

História Bíblica Sobre a Escada de Jacó: Jacó saiu de Berseba com destino à Harã. No final do dia ele chegou a um lugar sagrado para passar a noite. Ali pegou uma pedra para servir como travesseiro e se deitou para dormir.

Então Jacó sonhou. Ele viu uma Escada que ia da terra até o céu, onde os Anjos do Senhor subiam e desciam. Em seguida, uma voz misteriosa lhes disse: “Eu sou o Grande Arquiteto do Universo, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como pó da terra.

Eles se multiplicarão do norte ao sul e do oeste ao leste, e por meio de você e dos seus descendentes, Eu abençoarei todos os povos do mundo. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for, e farei com que você volte para esta terra. Eu não abandonarei até que cumpra tudo que lhe prometi”.

Quando Jacó acordou disse assim: “De fato, o Grande Arquiteto do Universo está neste lugar, e eu não sabia disso”. Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa do Grande Arquiteto do Universo, aqui fica à porta do céu!” Jacó se levantou bem cedo, pegou a pedra que havia usado com travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la ao Grande Arquiteto do Universo.

Naquele lugar havia uma cidade que antes se chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para Betel. Ali Jacó fez ao Senhor a seguinte promessa: “Se Tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida, e, se eu voltar são e salvo para casa do meu pai, então Tu, ó Grande Arquiteto do Universo, serás o meu Deus.

Esta pedra que coloquei como pilar será a tua casa, ó Deus, eu e ele Te entregará a décima parte de tudo quanto me deres”. Jacó, pois tendo partido de Bersabé, ia para Haran. E como chegasse depois do sol posto a certo lugar, onde ele queria passar a noite, pegou numa das pedras que ali havia: e tendo-a posto por baixo da sua cabeça, dormiu ali mesmo.

Então viu ele em sonhos, uma escada, cujos pés estavam fincados sobre a terra, e o cimo tocava o céu; e os anjos de Deus, subindo e descendo por esta escada, viu também o Senhor firmado no cimo da escada, que lhe dizia: Eu sou o Senhor Deus de Abrão teu pai e o Deus de Isaac. Gên. 28;28

Dicionário Maçônico Cristão.

Gilberto Lyra Stuckert Filho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

CISÃO DO GOB E A FORMAÇÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES DA MAÇONARIA BRASILEIRA

Em março de 1973, realizaram-se eleições para os cargos de Grão-Mestre Geral e Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil. O cand...