O TEMPO


 

Desde o início, entendemos o tempo como um conceito adquirido por eventos. Experiências estas que ocorrem ordenadas de forma cronológica e resultando em diferentes destinos. Visto como processo linear pelo cristianismo, a idealização do tempo tem sido muito discutida desde os primeiros registros da cultura ocidental.

Os cristãos organizam-se de acordo com acontecimentos singulares, como por exemplo, o marco do cristianismo: o nascimento, crucificação e ressurreição de Cristo. Estes são acontecimentos únicos. Também o apocalipse simbolizando o fim do mundo e encerramento de um ciclo que não mais irá se repetir.

Já a filosofia oriental, suporta que o tempo, assim como o espaço, são invenções de nossa mente. Acreditam na rotatividade temporal.

Essas teorias eram iminentes, uma vez que os homens sempre buscaram conhecimento a respeito da vida e da natureza, como os movimentos da terra, estações do ano, plano orbital do nosso planeta em interseção com a esfera celeste, sucessão de dias e noites, alterações climáticas, funções de cada grupo alimentar, fitoterapia e assim por diante.

Esses fatos naturais sobre a rotatividade do tempo conduziram as civilizações antigas, e seus pensadores a imaginarem que o tempo também seria circular, ou seja, a evolução da natureza seria baseada na repetição.

Para os egípcios, por exemplo, os dias eram representados pelos barcos sagrados do deus do Sol Rá, conhecidos também como barcas solares, chamadas de Mandjet e Mesektet. O Mandjet era o barco que Rá utilizava para atravessar o céu, e o Mesektet era o barco que o levava ao submundo.

O deus Sol era entendido em quatro fases: a primeira ao nascer do sol, recebendo o nome de Khepri (ou Kopri); a segunda ao meio-dia, sendo contemplado como um pássaro ou com o próprio barco a navegar; a terceira ao pôr-do-sol, visto como um homem velho que descia à terra dos mortos; na quarta fase, durante a noite, era visto como um barco que navegava ao leste preparando-se para o dia seguinte, onde tinha de lutar ou fugir de Apep (de acordo com alguns teóricos, denominado também como Apópis, a grande serpente do caos que tentava devorá-lo.

 A ideia de um tempo progressivo, sempre novo, e a ideia de que o tempo é cíclico marcado pela transformação é discutida não somente na filosofia. Este é um assunto também recorrente a literatura.

Considerando então que tanto a literatura quanto a filosofia têm o papel de questionar tudo que vivenciamos como um padrão, então qual é a perspectiva da literatura a respeito do tempo?

Heráclito de Éfeso faz a seguinte citação a respeito do tempo: “O tempo é uma criança que brinca, movendo as pedras para lá e para cá; governo de criança”.

Para Heráclito o tempo não segue a uma sequência de acontecimentos, é totalmente casual como o jogar de dados por uma criança. E analisando a questão das mudanças que o tempo nos proporciona, há uma outra frase de Heráclito que diz: “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”. A analogia feita por Heráclito utiliza o rio, porque em alguns momentos se olharmos de longe parece estar estagnado, mas quando nos aproximamos somos testemunhas do deslocamento incessante das águas.       

Na maçonaria sabemos que não só ele muda. Nós também mudamos. Na segunda vez que entramos tanto nós quanto o rio somos um outro, buscamos conhecimento e aperfeiçoamento, buscamos sempre aparar as arestas de nossa pedra bruta.

Borges em A Arte Poética diz:

“Fitar o rio feito de tempo e água
e recordar que o tempo é outro rio,         
saber que nos perdemos como o rio         
E que os rostos passam como a água.”


“Rio feito de tempo e água”. Nessa afirmação rio não é constituído somente por água; na fluidez da água também existe fluidez do tempo, diferenciada apenas na frequência vibracional de suas partículas se olharmos mais de perto– Então um tempo não é apenas uma sequência de eventos ou momentos, mas um marco dos momentos que se passam. O tempo é outro rio, e flui por si, sem ser sustentado nem fundado: atua por si só. Atua e deixa marcas em toda a humanidade. “E que os rostos passam como a água.”.

Voltando ao pensamento de Heráclito, a base dentro da doutrina do eterno retorno e isso porque na perspectiva de Nietzsche tudo é um eterno fluir e um passar incessante de todas as coisas numa eterna circularidade. Não há início, meio ou fim, mas as eternas mudanças. Para ele assim como para o niilismo o mundo não tende a um fim, não tende a um propósito.          

Através de outra abordagem diferente da filosofia, mas acrescentando seu sentido a concepção de tempo pela literatura, também pode ser vista como forma de contestação ao padrão ocidental de estudos filosóficos acerca dos fins, propósitos, objetivos e finalidades.

Apesar de ser impossível afirmar o que é o tempo definitivamente, a literatura representa nossa experiência do tempo grafado na história em todo seu dinamismo. Torna conceitos filosóficos mais acessíveis e palpáveis.

Enquanto a filosofia teoriza sobre a literatura tem a liberdade de utilizar seus conceitos e teorias nas construções de histórias poéticas e singulares sobre o tema como Guimaraes Rosa em Grande Sertão Veredas ou contestar através da própria estrutura narrativa. Em Borges por exemplo não há início, meio ou fim.

A estrutura narrativa de Borges apresenta uma ideia de forma não ortodoxa e fragmentada. Vai de encontro ao encadeamento de ideias que vão se desenvolvendo e combinando em um modelo tradicional.

Em Grandes Sertões Veredas, de forma criativa e poética, Guimaraes Rosa trabalha com esse questionamento sobre o tempo e mudanças propostas por Heráclito. Não só as mudanças em si, mas seus efeitos nos homens. Grande Sertão de Guimarães Rosa representa a filosofia e seus conceitos.


“O mais importante e bonito do mundo é isso     
Que as pessoas não são sempre iguais    
Ainda não foram terminadas        
Mas que elas vão sempre mudando         
Afinam ou desafinam        
Verdades maiores é o que a vida me ensinou.”

Pelos fragmentos deixados por Heráclito e nessa obra de Guimarães Rosa, percebe-se que filosofia e literatura se complementam e se enriquecem. Estão entranhadas no papel de questionar, indagar o que é dito como padrão, papel esse que também tem o maçom.

O conceito do tempo pode ser multidimensional, cheio de significados, tão amplo que a realidade difere a cada ponto de vista, mas nenhum destes conceitos de tempo invalidam o nosso tempo cronológico em si, mas sim o abarcam e transcendem. Fazendo sempre lembrarmos que precisamos dividir nosso tempo com sabedoria, buscando o momento certo para semear e colher, para trabalhar e descansar, assim como também o momento certo de agir assim com se abster.

Devemos utilizar todas as ferramentas que estejam, ou, que temos disponíveis ao nosso alcance, se assim necessário para nossa evolução e não podemos esquecer a duração do tempo é um estado que nenhum obstáculo poderá esgotar os movimentos.

Não é uma mera condição de repouso, pois uma pequena imobilidade significa também um retrocesso, uma vez que as águas do rio não esperarão por você.

O tempo é o movimento de uma totalidade organizado por nossas ações e completo em si mesmo. Esses movimentos cíclicos ou contínuos se realizam segundo a lei que dita que a cada término dá-se lugar a um novo começo.

O objetivo é sempre atingido por uma direção interna: a inspiração, a sístole, a contração, o V.I.T.R.I.O.L.. Esse movimento se transforma num novo começo tomando a direção externa: a expiração, a diástole, a expansão e por fim as nossas ações.

Texto elaborado por: Irmão Marcos Antônio Xavier Filho

Obreiro da Loja Maçônica Cavaleiros do Hermon 335

Data da elaboração 22OUT2018.

BIBLIOGRAFIA     

https://awebic.com/natureza/22-fenomenos-naturais-que-voce-nao-vai-acreditar-que-realmente-existem/

https://antigoegito.org/a-barca-de-ra/

https://www.infoescola.com/geografia/solsticio-e-equinocio/

https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/ra/

https://focoartereal.blogspot.com/2017/08/o-que-e-o-tempo-para-o-macom.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...