sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

A CONSTANTE BUSCA PELO APERFEIÇOAMENTO-ABERTURA LIVRO DA LEI GRAU DE APRENDIZ


 

Estamos trilhando o caminho que prega uma Maçonaria mais unida, alegre, fraterna e sem vaidade. Percebemos, também, exemplos de que podemos fazer o melhor, ir mais longe, mesmo em tempos agitados, desde que haja resiliência, arrojo, criatividade e um inabalável espírito de luta.

“Salmo 133”

“Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.

Infinitas são as interpretações apresentadas na literatura maçônica sobre o Salmo 133 e uma que mais interessou vou descrever aos irmãos.

Em primeiro lugar, há que se registrar que essa não é a leitura original de Aprendiz no REAA, que adotava “João 1:1-5” e, geralmente, apenas em iniciações. Passou-se a adotar o Salmo 133 no Brasil após 1927, e de forma mais predominante entre as décadas de 40 e 50, por influência da Maçonaria Americana (Grandes Lojas) e Inglesa (Grande Oriente).

Para compreender o significado do Salmo, devemos conhecer os elementos que o compõe: DAVI: Tem-se o Rei Davi como autor do Salmo 133. O Rei Davi era tido como o grande cantor dos cânticos de Israel e autor de vários Salmos.

ÓLEO: o óleo era utilizado na cerimônia de unção dos Reis e Sumos Sacerdotes. Esses eram ungidos com um óleo especial, o qual era derramado sobre suas cabeças, e dessa forma, eram considerados “purificados” e “sagrados” para exercer suas funções.

HERMON: montanha considerada sagrada pelos judeus e chamada pelos árabes de “montanha nevada”. Localizada ao Norte de Israel, marca a divisão geográfica entre Israel, Líbano e Síria. Pela sua altitude (mais de 2.800 metros), seu cume está sempre coberto de neve, o que gera um orvalho que literalmente “rega” toda a região ao seu redor, sendo por isso a região mais fértil de Israel.

MONTES DE SIÃO: ao contrário do que alguns possam pensar, Sião não é Hermon. Ambos os pontos são extremidades de Israel, sendo Hermon a extremidade Norte e Sião a extremidade Sul. Após Sião, o que se vê é o deserto.

AARÃO: irmão mais velho de Moisés e primeiro Sumo Sacerdote de Israel, através do qual se originou a linhagem de Sumos Sacerdotes. Aarão era o porta-voz de Moisés (que possuía problemas de dicção), e servia de Orador dos judeus junto ao Faraó.

Conhecendo os elementos, pode-se compreender melhor a mensagem: Os Irmãos que Davi se refere são, provavelmente, o povo de Israel, divididos em suas tribos e espalhados entre Hermon e Sião (limites de Israel), mas todos vivendo em união.

Davi relembra então a unção de Aarão como o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, momento que selou o compromisso entre o povo de Israel e seu Deus. Dali nasceu a nação que Davi representava e defendia. O óleo precioso que ungiu Aarão foi derramado em sua cabeça e desceu pela sua barba, espalhando-se para as extremidades de sua roupa.

Tal unção, que abençoava Israel, podia ser vista também em sua terra: a neve do cume de Hermon transforma-se em orvalho, que desce o monte e se transforma em um ribeirão, Banias, o qual desagua no Rio Jordão, esse que liga Hermon até a outra extremidade de Israel, os Montes de Sião, antes de desaguar no Mar Morto.

Todas as tribos de Israel estavam espalhadas de Hermon a Sião, sempre próximos às margens do Rio Jordão. “Jordão” significa exatamente isso, “que desce”. O Rio Jordão, alimentado pelo orvalho de Hermon, desce até a extremidade sul de Israel, Sião, distribuindo suas bênçãos, assim como o óleo precioso que desce da cabeça e a barba de Aarão até a orla de suas vestes.

Por fim, Davi afirma que, Sião (Jerusalém) é “ungido” pelas águas que vem de Hermon porque foi o lugar escolhido por Deus para que o povo judeu habite eternamente conforme suas bênçãos.

Com esse Salmo, Davi disse ao seu povo que eles deviam permanecer unidos e obedientes às ordens vindas de Sião, pois essa era a vontade de Deus desde a unção de Aarão, comprovada pela benção da água, que sai do alto de um monte e percorre 190Km de distância, derramando bênçãos por onde passa, até chegar a Sião.

É muito claro o motivo das palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente, ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e esperança.

Das diversas interpretações vamos nos atentar a uma em especial e relacionar com a abertura de nossos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom.

Quão bom suave é que os irmãos vivam em união?

Estamos reunidos com irmãos da Loja com diversidade de religião, raça e pensamentos diferentes. Temos irmãos de outras Lojas e com ritos diferentes, sendo o que importa é que estamos unidos em busca do aprimoramento individual de cada irmão.

O óleo precioso...

A unção é a representação física do Espírito Santo agindo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele (cada um com sua crença).

..sobre a cabeça..

Essa unção se inicia sobre a cabeça que é parte pensante da Loja nosso Venerável Mestre que se encontra no Oriente da Loja.

...que desce sobre a barba...

A continuidade da benção segue agora para a coluna do norte que desce sobre a barba que representa a força, respeito.

...que desce à orla das suas vestes.

Agora representando a beleza a coluna do Sul é ungida para que os trabalhos possam ter moral nas ações, pensamentos e conduta, contribuindo para o desenvolvimento do maçom em busca da perfeição e do equilíbrio entre os pilares da Sabedoria, Força e Beleza. Juntas, essas colunas simbolizam um ideal de vida equilibrada, onde a sabedoria, a força e a beleza se complementam para a construção do Eu interior.

Como o orvalho de Hermon..

Orvalho é representado pelos ensinamentos que nutre o maçom com a filosofia de vida. Nessa coluna está o Aprendiz Maçom que necessita de uma bagagem muito grande de ensinamentos para que ele possa caminhar pelas colunas zodiacais em busca da luz. Após um ano de ensinamentos sobre a Filosofia Maçônica o Aprendiz tem seu aumento de salário e passa para a coluna do Sul.

...que desce sobre os montes de Sião...

Como Companheiro agora bem próximo da Plenitude Maçônica Simboliza a busca pela perfeição não só na estética, mas também na ética, na conduta e nos pensamentos. Ser bom, justo e honesto também é uma forma de beleza que o maçom deve praticar. Após seis meses alcança a plenitude Maçônica.

... porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.

Ficamos a ordem e iniciamos nossos trabalhos em Loja Maçônica.

Considerações Finais

Assim, o Salmo 133, é um simbolismo que está centrado num segredo de extraordinário significado e a Maçonaria, ao adotá-lo na abertura das suas Lojas não está apenas contemplando a ideia da Fraternidade pura e simples, mas realizando o objetivo de integração total de todas as emanações da energia divina. Trata-se, na verdade, de um mantra poderoso, uma âncora fundamental para o aliciar da energia necessária para a formação do nosso aprendizado dentro da maçonaria.

Que os Irmãos, ao ouvirem o Orador pronunciá-lo na abertura de nossos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom tenham em mente esta informação, para melhor aproveitamento espiritual dessa invocação ao GADU.

Vanderlei Josquímica

Fontes:

https://teologia24horas.com.br/blog/salmo-133

https://noesquadro.com.br/entendendo-o-salmo-133

https://www.freemason.pt/estudo-do-salmo-133

Pedro Juck Secretário de Ritualística do GOB

Notas:

Texto conforme a Bíblia Hebraica, traduzida Por David Gorodovits e Jairo Fridlin – Editora e

Livraria Sefer Ltda. São Paulo, 2015. Para uma interpretação mais pormenorizada do

simbolismo do salmo 133, ver a nossa obra “O Tesouro Arcano”, publicada pela Editora Madras, 2013.

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