Estamos trilhando o caminho que
prega uma Maçonaria mais unida, alegre, fraterna e sem vaidade. Percebemos,
também, exemplos de que podemos fazer o melhor, ir mais longe, mesmo em tempos
agitados, desde que haja resiliência, arrojo, criatividade e um inabalável espírito
de luta.
“Salmo 133”
“Oh, quão bom e quão suave é que
os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce
sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho
de Hermon, que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a
bênção e a vida para sempre”.
Infinitas são as interpretações
apresentadas na literatura maçônica sobre o Salmo 133 e uma que mais interessou
vou descrever aos irmãos.
Em primeiro lugar, há que se
registrar que essa não é a leitura original de Aprendiz no REAA, que adotava
“João 1:1-5” e, geralmente, apenas em iniciações. Passou-se a adotar o Salmo 133
no Brasil após 1927, e de forma mais predominante entre as décadas de 40 e 50,
por influência da Maçonaria Americana (Grandes Lojas) e Inglesa (Grande
Oriente).
Para compreender o significado do
Salmo, devemos conhecer os elementos que o compõe: DAVI: Tem-se o Rei Davi como
autor do Salmo 133. O Rei Davi era tido como o grande cantor dos cânticos de
Israel e autor de vários Salmos.
ÓLEO: o óleo era utilizado na
cerimônia de unção dos Reis e Sumos Sacerdotes. Esses eram ungidos com um óleo
especial, o qual era derramado sobre suas cabeças, e dessa forma, eram considerados
“purificados” e “sagrados” para exercer suas funções.
HERMON: montanha considerada
sagrada pelos judeus e chamada pelos árabes de “montanha nevada”. Localizada ao
Norte de Israel, marca a divisão geográfica entre Israel, Líbano e Síria. Pela
sua altitude (mais de 2.800 metros), seu cume está sempre coberto de neve, o
que gera um orvalho que literalmente “rega” toda a região ao seu redor, sendo
por isso a região mais fértil de Israel.
MONTES DE SIÃO: ao contrário do
que alguns possam pensar, Sião não é Hermon. Ambos os pontos são extremidades
de Israel, sendo Hermon a extremidade Norte e Sião a extremidade Sul. Após
Sião, o que se vê é o deserto.
AARÃO: irmão mais velho de Moisés
e primeiro Sumo Sacerdote de Israel, através do qual se originou a linhagem de
Sumos Sacerdotes. Aarão era o porta-voz de Moisés (que possuía problemas de
dicção), e servia de Orador dos judeus junto ao Faraó.
Conhecendo os elementos, pode-se
compreender melhor a mensagem: Os Irmãos que Davi se refere são, provavelmente,
o povo de Israel, divididos em suas tribos e espalhados entre Hermon e Sião
(limites de Israel), mas todos vivendo em união.
Davi relembra então a unção de
Aarão como o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, momento que selou o compromisso
entre o povo de Israel e seu Deus. Dali nasceu a nação que Davi representava e
defendia. O óleo precioso que ungiu Aarão foi derramado em sua cabeça e desceu
pela sua barba, espalhando-se para as extremidades de sua roupa.
Tal unção, que abençoava Israel,
podia ser vista também em sua terra: a neve do cume de Hermon transforma-se em
orvalho, que desce o monte e se transforma em um ribeirão, Banias, o qual desagua
no Rio Jordão, esse que liga Hermon até a outra extremidade de Israel, os
Montes de Sião, antes de desaguar no Mar Morto.
Todas as tribos de Israel estavam
espalhadas de Hermon a Sião, sempre próximos às margens do Rio Jordão. “Jordão”
significa exatamente isso, “que desce”. O Rio Jordão, alimentado pelo orvalho
de Hermon, desce até a extremidade sul de Israel, Sião, distribuindo suas
bênçãos, assim como o óleo precioso que desce da cabeça e a barba de Aarão até
a orla de suas vestes.
Por fim, Davi afirma que, Sião
(Jerusalém) é “ungido” pelas águas que vem de Hermon porque foi o lugar
escolhido por Deus para que o povo judeu habite eternamente conforme suas bênçãos.
Com esse Salmo, Davi disse ao seu
povo que eles deviam permanecer unidos e obedientes às ordens vindas de Sião,
pois essa era a vontade de Deus desde a unção de Aarão, comprovada pela benção
da água, que sai do alto de um monte e percorre 190Km de distância, derramando
bênçãos por onde passa, até chegar a Sião.
É muito claro o motivo das
palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente,
ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e
sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e
esperança.
Das diversas interpretações vamos
nos atentar a uma em especial e relacionar com a abertura de nossos trabalhos
no Grau de Aprendiz Maçom.
Quão bom suave é que os irmãos
vivam em união?
Estamos reunidos com irmãos da
Loja com diversidade de religião, raça e pensamentos diferentes. Temos irmãos
de outras Lojas e com ritos diferentes, sendo o que importa é que estamos
unidos em busca do aprimoramento individual de cada irmão.
O óleo precioso...
A unção é a representação física
do Espírito Santo agindo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é
a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele (cada um com sua
crença).
..sobre a cabeça..
Essa unção se inicia sobre a
cabeça que é parte pensante da Loja nosso Venerável Mestre que se encontra no
Oriente da Loja.
...que desce sobre a barba...
A continuidade da benção segue
agora para a coluna do norte que desce sobre a barba que representa a força,
respeito.
...que desce à orla das suas
vestes.
Agora representando a beleza a
coluna do Sul é ungida para que os trabalhos possam ter moral nas ações,
pensamentos e conduta, contribuindo para o desenvolvimento do maçom em busca da
perfeição e do equilíbrio entre os pilares da Sabedoria, Força e Beleza.
Juntas, essas colunas simbolizam um ideal de vida equilibrada, onde a
sabedoria, a força e a beleza se complementam para a construção do Eu interior.
Como o orvalho de Hermon..
Orvalho é representado pelos
ensinamentos que nutre o maçom com a filosofia de vida. Nessa coluna está o
Aprendiz Maçom que necessita de uma bagagem muito grande de ensinamentos para
que ele possa caminhar pelas colunas zodiacais em busca da luz. Após um ano de
ensinamentos sobre a Filosofia Maçônica o Aprendiz tem seu aumento de salário e
passa para a coluna do Sul.
...que desce sobre os montes de
Sião...
Como Companheiro agora bem
próximo da Plenitude Maçônica Simboliza a busca pela perfeição não só na
estética, mas também na ética, na conduta e nos pensamentos. Ser bom, justo e
honesto também é uma forma de beleza que o maçom deve praticar. Após seis meses
alcança a plenitude Maçônica.
... porque ali o Senhor ordena a
bênção e a vida para sempre”.
Ficamos a ordem e iniciamos
nossos trabalhos em Loja Maçônica.
Considerações Finais
Assim, o Salmo 133, é um
simbolismo que está centrado num segredo de extraordinário significado e a
Maçonaria, ao adotá-lo na abertura das suas Lojas não está apenas contemplando
a ideia da Fraternidade pura e simples, mas realizando o objetivo de integração
total de todas as emanações da energia divina. Trata-se, na verdade, de um
mantra poderoso, uma âncora fundamental para o aliciar da energia necessária
para a formação do nosso aprendizado dentro da maçonaria.
Que os Irmãos, ao ouvirem o
Orador pronunciá-lo na abertura de nossos trabalhos no Grau de Aprendiz Maçom
tenham em mente esta informação, para melhor aproveitamento espiritual dessa
invocação ao GADU.
Vanderlei Josquímica
Fontes:
https://teologia24horas.com.br/blog/salmo-133
https://noesquadro.com.br/entendendo-o-salmo-133
https://www.freemason.pt/estudo-do-salmo-133
Pedro Juck Secretário de
Ritualística do GOB
Notas:
Texto conforme a Bíblia Hebraica,
traduzida Por David Gorodovits e Jairo Fridlin – Editora e
Livraria Sefer Ltda. São Paulo,
2015. Para uma interpretação mais pormenorizada do
simbolismo do salmo 133, ver a
nossa obra “O Tesouro Arcano”, publicada pela Editora Madras, 2013.

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