Intuito: “aprender mais para servir melhor”.
O painel alegórico dos graus “constituem ajudas visuais que
ilustram os princípios ministrados em cada grau. O quadro do primeiro grau
representa através de uma simbologia muito depurada o ser humano individual e o
lugar que ocupa nos quatro mundos”.
A representação do mundo físico refere-se e relaciona-se
com o pavimento mosaico. A zona média dominada pelas colunas representa a
câmara central da alma, a essência da psique, os céus levam à porta de acesso,
em íntimo contato com o espírito. O quarto nível, a divindade em si mesmo, é
representado pela glória no centro do quadro.
Os maçons operativos na
construção das catedrais dividiam-na em quatro partes a saber:
1. a nave
representando o mundo físico, o corpo,
2. o coro
representando a psique e alma,
3. a zona do
altar representante do espírito,
4. o
sacrário representando a divindade.
Há quatro pontos cardeais
situados nos bordos do quadro que definem a direção leste – oeste, o caminho a
trilhar. Representam a dimensão da consciência. As três colunas das três
grandes ordens arquitetônicas gregas em antigos traçados de nossa ordem
conduzem à “regra de três”. Segundo Vitrúvio há três agentes que abarcam todos
os níveis da loja/psique, sendo um agente ativo, exuberante, criativo e expansivo
(coluna coríntia). Um agente passivo, reflexivo, tradicional e restrito (coluna
dórica). O terceiro um agente equilibrado, consciente e coordenado, cuja
obrigação é manter os outros dois num equilíbrio dinâmico (coluna jônica).
O pavimento quadrado ou piso
mosaico tem sua origem na cultura sumeriana, povo da antiga mesopotâmia. Nos
remete dentre outros ensinamentos à lei da dualidade. A borda ou orla dentada
representa o princípio da atração universal através da união. O livro das
sagradas escrituras com o esquadro e compasso forma as três grandes luzes
emblemáticas da maçonaria, simbolizando a lei divina. Representa ainda o ponto
dentro de um círculo, sendo que os modernos atribuíam um dos lados a Moisés e
de outro ao rei Salomão. Um representa o papel de exuberância e o outro, da
restrição. Já os antigos atribuíam as duas linhas paralelas associadas também a
são João batista (em meados do verão) e São João Evangelista (em meados do
inverno), tendo como máxima: - “enquanto um maçom conservar-se assim circunscrito,
não poderá errar”.
O altar dos juramentos, onde
fica depositado o livro das sagradas escrituras, e onde são realizados os
juramentos ritualísticos da ordem. É ele que corresponde ao santo dos santos do
templo de Jerusalém, e é este o local íntimo e de maior conteúdo místico do
templo maçônico. A pedra bruta deve representar o constante trabalho junto as
nossas imperfeições, visando transformá-la em uma pedra quadrada e polida, para
que somada a outras, possamos construir e edificar um verdadeiro templo para
que exista a real construção interior, utilizamo-nos de poderosos instrumentos
adequando-os a simbologia da régua de 24 polegadas, tais como o esquadro, o
nível o prumo, o escopo e o maço. Destacamos o instrumento Lewis capaz de
alavancar e levantar grandes pesos a certas alturas com pequeno esforço,
mostrando-nos que devemos empregar apenas o esforço ideal sem qualquer
desperdiço.
Existem quatro borlas pendentes
nos cantos da loja lembrando-nos as quatro virtudes cardeais, a temperança,
energia, prudência e justiça. Há a representação do universo onde reside o
GADU, que tudo pode e vê, sendo onipotente onisciente e onipresente. A lua
representa a alma, assim como o sol simboliza o alimento do espírito, da vida.
Representante inconteste da luz. À lua fora atribuído à figura da deusa Ísis,
sendo esta, a grande iniciadora da alma nos mistérios do espírito.
A escada de Jacob faz referência
bíblica onde Jacob teria visto em sonho uma escada que conduzia ao céu, àquele
que fosse dotado inicialmente por três virtudes teologias, sendo a fé, a
esperança e a caridade (os três primeiros degraus). Representam respectivamente
a cruz, a âncora e o cálice sagrado ou santo graal. É o caminho pelo qual
esperamos poder chegar aos céus, sendo que no topo da escada encontramos a
estrela flamejante com sete pontas, simbolizando “as sete principais direções
em que se move lentamente toda a vida até a sua completa união divina; os sete
raios ou emanações com que deus encheu o universo com a luz de sua vida, os
sete espíritos ou ministros ante o trono do senhor (apocalipse – 1:4), as sete
estrelas simbolizando os sete poderes misteriosos adquiridos pelo homem
perfeito, o senhor da vida e morte (apocalipse 1:1¨)”.
A chave representa o conhecimento dos augustos
mistérios, a fórmula alquímica que estará inacessível mesmo àqueles que
adentraram a senda, mas que não submeteram suas vontades, vaidades e paixões,
cuja marca é o orgulho e a prepotência. “não deis aos cães o que é sagrado, para que eles não o joguem no lixo.
Não atireis pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e,
voltando-se contra vós, vos despedacem” (Mateus, 7:6).
Aproveitamos os traçados para
observar que existe a catalogação de 05 (cinco) divisões características e
pertinentes ao objetivo das lojas maçônicas segundo alguns estudiosos da arte,
sendo: - a maçonaria filosófica e maçonaria teísta, a fraternal ou clubista, a
beneficente, a conspiratória e a maçonaria política. A ARLS.’. Verdadeiros
Amigos se interessa única e exclusivamente no interior de seu sagrado templo
pela maçonaria filosófica e teísta, reconhecendo a importância da maçonaria
política, que esteve e está presente na história de nosso país. Ressaltamos os
laboriosos IIr.’. Que trabalharam em prol da inconfidência mineira, a conjuração
baiana no final do século xviii, a abolição da escravatura dentre outros
importantes movimentos.
Particularmente durante os
nossos trabalhos maçônicos adequamos o breve tempo disponível única e
exclusivamente apenas à procura da sobreposição do espírito por sobre a
matéria, através do constante trabalho em nós mesmos. “Em nossa vida profana
adequamos algumas polegadas da nossa régua às questões políticas, onde “os
ódios comuns são as bases das suas alianças” , sendo os mesmos comparados às
nuvens conforme observado por Magalhães pinto quando disse -” política é como
nuvem.
Você olha e ela está de um jeito. “Olha de novo e
ela já mudou”. Apoiamos IIr.’. Altruístas que vivenciam o significado de “non
nobis domine, “non nobis sed nomini tuo da gloriam” (não por nós, não por nós,
não por nós...), que realizam um trabalho bom, trabalho fiel, trabalho no
esquadro, junto a sua loja servindo e sendo um exemplo de justiça e honradez na
vida profana, para que algum dia não haja mais sentido na frase de Eça de Queiroz
quando afirmou que: - “os políticos
e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão”.
Paulo Santos
M.'.M.'. da A.'.R.'.L.'.S.'. Verdadeiros Amigos 3902 GOSP/GOB, Oriente de São Paulo - Brasil
M.'.M.'. da A.'.R.'.L.'.S.'. Verdadeiros Amigos 3902 GOSP/GOB, Oriente de São Paulo - Brasil
BIBLIOGRAFIA:
§
Maçonaria de W. Kirk Macnulty, Editora Prado.
§
Ritual do Grande Oriente do Brasil – Ritual de
Emulação.
§
Ritual do Rito de York do Supremo Grande Capítulo
do Real Arco do Brasil.
§
Trabalho do I.’. Alexsander Alves Novaes da ARLS
Tiradentes 65.
§
Bíblia Sagrada.