Se perguntarmos
a um profano o significado de tal expressão, poderemos receber a seguinte
resposta: “É uma expressão estranha, a primeira vista sem significado, mas
refletindo melhor, parece ser um local onde se caminha sem chegar a lugar
algum”.
Isto nos faz crer que os
fundadores do parlamento inglês, em 1296, foram felizes em escolher o nome da
sala de espera, onde as pessoas aguardavam uma entrevista com os parlamentares,
pois ali as mesmas circulavam sem rumo definido, sem destino exato, daí a
denominação “Passos Perdidos”, ou seja, que leva a lugar nenhum.
Em 1776, a grande Loja de Londres
inaugurou o primeiro templo maçônico e buscou no parlamento inglês a forma e
até o nome da sala que antecede o átrio, como curiosidade também a mesa dos
oficiais, a grande cadeira do V.’. M.’. e o lugar dos IIr.’. nas colunas tem a
mesma origem, lembrando que o parlamento inglês é cerca de 500 anos mais antigo
que o primeiro templo maçônico. Já no campo simbólico podemos concluir que,
fora da disciplina maçônica, todos os passos são perdidos.
Mackey diz: o sentido desta
denominação se origina no fato de que todo passo realizado antes do ingresso na
maçonaria, ou que não respeite suas leis, deve ser considerado simbolicamente
como perdido.
Nas lojas Maçônicas do Brasil como
as de Paris, da Hungria e da Áustria, é assim denominada a ante-sala do Templo.
Na Alemanha a expressão é completamente desconhecida, para concluir, no rito
Schroder, em particular e na Alemanha, usa-se a expressão, “Ante-sala do
Templo”.
Enfim a “Sala dos Passos
Perdidos”, é o local onde a irmandade se reúne sem maiores preocupações,
destinado a receber os visitantes, onde as pessoas possam andar livremente,
como se fosse uma sala de espera, onde nos cumprimentamos brincamos, tratamos
de negócios, assinamos o livro de presenças o tesoureiro faz as cobranças,
enfim um local de socialização, o M.’. de Cer.’. distribui os colares e começa
a preparação para o ingresso no templo, forma-se o ambiente adequado e que
conduza a um bem-estar, um refugio, aonde os amigos irão se abraçar e uma vez
devidamente paramentados são convidados pelo M.’. de Cer.’. a ingressarem no
Átrio.
O Átrio
Designa genericamente os três
grandes recintos do templo de Salomão, o primeiro era o átrio dos gentios, onde
era permitida a entrada de qualquer um que fosse orar, o segundo era o átrio de
Israel, onde somente os hebreus podiam penetrar, (depois de haverem sido
purificados) e o terceiro era o átrio dos sacerdotes, onde se erguia o local
dos holocaustos e os sacerdotes exerciam seus mistérios.
Autor
Ir.’. Walter Luiz Pereira • M.’.M.’. • ARLS Darcy de Moraes n° 28
Fundada em 11/05/96 • Jurisdicionada a GLEMT • Alta Floresta • Mato Grosso