A definição de Meditação
é o Ato ou Efeito de Meditar; Reflexão, que significam “Pensar
Maduramente”, “Refletir Muito” sobre um determinado assunto. Significa, ainda,
“Considerar”, “Estudar”, “Ponderar”, “Combinar”, “Intentar” e “Projetar”.
A Verdade pode ser
definida como sendo “Aquilo que é ou existe sem qualquer tipo de
Ilusão”, é a “Conformidade das coisas com o conceito que a mente
forma delas”, é a “Concepção clara de uma realidade”, é
a “Exatidão”, “Sinceridade”, “Boa-Fé”, “Juízo ou proposição que não se
pode negar racionalmente”.
Desde há muito, a
grande massa dos homens, objetiva que os deixem viver suas satisfações
materiais; desconsidera a Filosofia Iniciática, fato que não entendem e acham
supérfluo ou inútil.
Existem, porém, criaturas
obcecadas por estes mistérios. Preocupadas com o enigma das coisas, buscam sua
compreensão e, pelo incessante trabalho mental, buscam conhecer a existência
dos mundos e dos seres, interrogando ansiosamente a Natureza para arrancar-lhe
seus segredos.
Meditam sobre eles
incessantemente e só se satisfazem quando surge alguma ideia, capaz de explicar
racionalmente tudo quanto, até então, observaram.
Destes esforços, surgiram
os sistemas filosóficos e religiosos que tidos e propagados como doutrinas
verdadeiras, procuram corresponder às necessidades do saber, naturais no homem.
Mesmo sinceros estes
sistemas são errôneos porque se originam de convicções e concepções humanas,
falíveis, portanto, como tudo o que é humano.
Para sua formulação
correta, seria necessária a posse da Verdade, o que ninguém ainda conseguiu.
Assim, persiste o
mistério, apesar dos árduos esforços com que os homens tentam penetrá-lo. Seu
domínio se alarga e recua cada vez mais, à proporção que a humanidade avança no
caminho da ciência e à medida que os investigadores se aproximam para
desvendá-la.
O sábio, o pensador, o
verdadeiro iniciado, humilha-se sempre diante de uma verdade que ele reconhece
superior à sua compreensão.
Tem ele, porém, o estrito
dever de socorrer todos os que julgar iniciáveis dos que sendo independentes,
se revoltam contra a tirania e a arbitrariedade dos sistemas em uso.
Estes sim merecem que se
lhes ensine a procurar o Verdadeiro, sem preocupação nem esperança de triunfo,
só alcançado pelo repouso de uma inteligência satisfeita.
Nunca saberemos, eis a
Verdade!!!
Entretanto, queremos
saber, buscamos avidamente adivinhar o Eterno Enigma, acreditando ser este o
nosso mais nobre e mais elevado destino.
A Verdade, este mistério
inatingível que nos atrai com uma força irresistível, é muito vasta, muito
vivaz, muito livre e sutil para se deixar prender, imobilizar e petrificar na
rigidez de um sistema, qualquer que seja ele.
Os artifícios e as
roupagens com que a revestem para que a conheçamos, só servem para deturpá-la,
tornando-a quase sempre irreconhecível, por isso que tudo que se procura
objetivar com o auxílio de subterfúgios será sempre ilusório, apagada imagem da
grande Verdade, que o iniciado busca em vão contemplar face a face.
Para isso é que ele
recebe a Iniciação, que o ensina, primeiro a esquecer tudo aquilo que não lhe é
próprio e, em seguida, concentrar-se, descendo ao âmago dos próprios
pensamentos, a fim de se aproximar da fonte pura da Verdade, instruindo-se
assim, não pelas sábias lições dos Mestres, mas pelo exercício da Meditação.
Assim procedendo, não
conseguirá, naturalmente, aprender tudo o que ensinam os livros e as escolas;
mas para que sobrecarregarmos a memória, se nos enganarmos com o caráter ilusório
do que nos parece verdadeiro? O simplesmente ignorante está mais próximo da
verdade, que o fato que se jacta de uma ciência enciclopédica apoiada
unicamente em falsas noções.
“Em matéria de saber, a
qualidade supera a quantidade. Saiba pouco, mas esse pouco saiba bem. Aprenda,
principalmente, a distinguir o real do aparente. Não vos deixeis apegar às
palavras, às expressões por mais belas que pareçam; esforce-vos sempre para
discernir aquilo que é inexplicável, intraduzível, a Ideia Princípio, o fundo,
o espírito, sempre mal e imperfeitamente interpretado nas frases mais
buriladas. É desse modo, unicamente por este meio, que afastareis as trevas do
mundo profano e atingireis à clarividência dos Iniciados.”