ALGUNS ASPECTOS JUDAICOS DA MAÇONARIA


 

Considerando a frequência com que nosso ritual repete as estreitas conexões da Arte com o rei Salomão e seu templo, não é surpreendente encontrar a Maçonaria tão intimamente equiparada ao judaísmo, entre os não iniciados em particular.

É ainda mais irônico, portanto, que os judeus tivessem sido excluídos por nossos ancestrais maçônicos por causa da própria natureza das acusações iniciais. O preâmbulo de cada um começa com uma oração ao  Pai do Céu, o Filho Glorioso. Sem querer se envolver no debate sobre nossas origens, as acusações podem ser descritas como os documentos fundadores, por assim dizer, da Maçonaria especulativa moderna.

Eles eram as regras e os regulamentos pelos quais as Lojas Maçônicas operativas governavam seus negócios. O mais antigo conhecido é o Manuscrito Regius, agora no Museu Britânico e datado de 1390. Mais de cem dessas acusações escritas durante os quatro séculos seguintes foram encontradas e estudadas como uma fonte, se nada mais, da inspiração para nossos inícios.

Quando a primeira Grande Loja foi formada na Inglaterra em 1717, estimava-se que existissem apenas 1000 judeus na Inglaterra. O envolvimento deles na Maçonaria seria, de qualquer forma, limitado. Laurence Dermott, o mais notável maçom e secretário da Grande Loja dos Antigos, formado em 1751, também criticou a primeira Grande Loja por permitir a 'descristianização' da Arte.

É aqui que chegamos a um dos aspectos mais intrigantes do judaísmo na Maçonaria; ou seja, a publicação em 1756, do primeiro livro da Grande Loja Antients, com o incomum título hebraico 'Ahiman Rezon'. Por mais de duzentos anos, os estudiosos ficaram intrigados com o significado de 'Ahiman Rezon' e ainda mais importante, por que Laurence Dermott escolheu um título hebraico para as Constituições dos Antigos. Ele não era ele mesmo? Por outro lado, existem alguns fatos mais curiosos.

Essas mesmas Constituições declaram expressamente na página de rosto com orações pelos judeus. Poderia ter sido uma tentativa da Antients Grand Lodge de obter maior adesão à luz, possivelmente da crescente concorrência com a principal Grand Lodge da Inglaterra?

 Mesmo antes da publicação das Constituições, os primeiros minutos das reuniões da Antients Grand Lodge de dezembro de 1751 são assinados por Laurence Dermott como Grande Secretário em hebraico, seguido pela palavra 'Sofer' (pronunciado Soh-fehr), em hebraico: escriba da Torá (autor) também no alfabeto hebraico. Isso geralmente é explicado como Dermott expressando, se não demonstrando seu status acadêmico, que incluía um bom conhecimento da língua hebraica.

A Loja de Pesquisa Quatuor Coronati em Londres teve vários trabalhos apresentados e publicados em suas transações, Arls Quatuor Coronatorum, sobre o assunto. A resposta definitiva sobre o interesse de 'Ahiman Rezon' e Dermott no judaísmo ainda nos escapa. 

Yasha Beresiner Master, Quatuor Coronati Lodge, 2076, UGLE

Fonte: Maçom Israelense

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