ORIENTAÇÕES PARA UM MAÇOM VIAJANTE


Caros Irmãos que pretendam viajar para o exterior e visitar uma loja maçônica seguem as orientações da Secretaria Geral de Relações Maçônicas Exteriores do Grande Oriente do Brasil, contidas no Boletim Especial do GOB, edição 2012.

Somente os Mestres Maçons em “good standing”*, podem pretender visitar uma Loja Regular no exterior, desde que seja considerado aprovado no “Telhamento” a que for submetido quando se apresentar em uma Loja apenas com a Carteira do GOB.

Recomenda-se quando for sair do país, solicitar uma carta da Secretaria de Relações Maçônicas Exteriores, enviando por e- mail: exteriores@gob.org.br / gsgrme@gob.org.br, SOLICITAÇÃO contendo: nome, CIM, nome da Loja, Estado, Cidade e Pais onde irá visitar, para que em apenas um dia, seja-lhe remetido um certificado de “good standing”, também por e-mail, que servirá somente para aquela viagem, mas, para todas as Lojas que vier a visitar e, em todos os países que visitar.

Útil também será levar uma fotocópia da folha do livro “List of Lodges” onde estiver inscrito o nome de sua Loja.

Conselho: É muito útil nessas ocasiões poder agradecer a hospitalidade e a acolhida recebida, em duas ou mais línguas (inglês e espanhol, por exemplo)  além de conhecer os Sinais, Palavras de Passe e Sagradas de Mestre, em alguns Ritos mais usados em todo o mundo como: Rito de Emulação, York, Escocês ou, procurar saber antes qual o Rito adotado pela Loja que pretende visitar, caso essa providência seja possível ser prevista. Se necessitar de ajuda a Secretaria de Ritualística estará à disposição para esclarecer dúvidas.

As Lojas contidas em nossa Lista de Grandes Lojas são as que mantêm mútuo Reconhecimento com o GOB, sendo, portanto recomendado visitar somente Lojas Jurisdicionadas a essas Potências.

Quanto às demais, melhor seria não visitar, mas não discutir e nem tratar do por que deixando esse assunto para a Secretaria Geral de Relações Maçônicas Exteriores, e para o Soberano Grão-Mestre Geral, que é a única autoridade qualificada na Constituição do GOB para reconhecer ou não uma Potência Maçônica.

*Good Standing (esse termo significa: em situação regular quanto aos pagamentos em sua Loja e. que não pesa sobre ele nenhuma denúncia ou processo tramitando no Poder Judiciário da Potência a que sua Loja esta Jurisdicionada e, nem é um Maçom com “Quite Placet” a pedido, com validade ou não ou, ex- ofício ou afastado “adormecido”etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

O TRABALHO NA MAÇONARIA

  Quem nunca ouviu a máxima de que “o trabalho dignifica o homem” a qual foi tão bem defendida por Voltaire, Adam Smith, dentre outros? Volt...