SOU O VENERÁVEL: QUEM MANDA AQUI SOU EU!


A Maçonaria é uma instituição extremamente democrática. Em sua organização sempre estão presentes os três poderes: O Executivo, representado pelo V.’.M.’. e sua administração; O Judiciário, representado pelo Orador como membro do Ministério Público Maçônico e, o Legislativo representado pela Assembleia de Maçons.

Ou seja, baseado nos princípios democráticos, cabe ao grupo à decisão sobre os fatos relevantes para o bom andamento de uma Loja.

O que é muito comum em nossos Templos, pessoas despreparadas ao assumirem o maior cargo de uma Loja, após sua posse, passam a demonstrar a maldita SOBERBA.

São pessoas que na vida profana pouco se destacaram e, ao sentarem no Trono de Salomão acham que estão com um rei na barriga.

O “nós” deixa de existir. É um tal de “eu” vou fazer; “eu fiz”, “eu” aquilo, etc.
Quando é questionado, se irrita e solta: “Sou o Venerável, Quem Manda aqui sou eu!”.

Será?

Estão abertas as portas para a cizânia!

Os Irmãos começam a ficar aborrecidos com essas atitudes; começam a ocorrer faltas às sessões; começam a ocorrer atrasos nos pagamentos. A loja começa a perder sua energia!

Normalmente não estudam, pois acham que sabem tudo. As cerimônias por eles presididas são um festival de erros e tropeços.

Esses fracos administradores, na maioria dos casos, ao final de seu mandato ainda tem a cara de pau de dizer: ”Fui o melhor Venerável que essa Loja já teve!”.

Para esses Irmãos recomendo doses cavalares de Humildade, Estudo e, sobretudo, carinho com a Loja e respeito e amor pelos Irmãos.

Paulo Edgar Melo MI.’.
Membro da ARLS Cedros do Líbano. 1688 – GOB-RJ
Miguel Pereira/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...