SEJAMOS MAÇONS SEMPRE!


Meus Queridos Irmãos, Desmistificar a Maçonaria fazendo a sociedade comum conhecê-la como uma entidade comprometida com a ética, a cidadania e a construção social do País.

Desmistificar a Maçonaria desvinculando-a das opiniões que a confundem com religiões e seitas secretas de caráter duvidoso e ignóbil.

Despertar no Maçom o seu comprometimento para com a nossa Instituição, fazendo-o compreender que não somos uma associação de auxílio mútuo, um clube de serviço ou um simples grupo de amigos.

Fazer compreender que somos membros de uma Instituição que tem sua historicidade de 193 anos na Construção Social e política do nosso País.

Compreender que somos membros de uma Instituição cujos associados 100% são homens alfabetizados; muitos com nível superior e quem não o possui certamente concluiu o diploma da adversidade da vida; uma renda per capita significativa e uma maravilhosa capilaridade que reúne diversos Irmãos em vários seguimentos profissionais, políticos e culturais de nossa Nação.

Precisamos fazer com que nossos Irmãos entendam que Maçonaria não se faz em duas horas semanais na Loja e sim nas 166 horas lá na sociedade em que foram pinçados, fazendo a diferença, realizando seu papel de verdadeiro líder social, cujo caráter, ética e retidão são o produto que a Maçonaria põe à disposição para essa tão propalada Construção Social.

É importante conscientizar a todos que o maior patrimônio da Maçonaria é nossa fraternidade e cumpre-nos a manutenção dessa, sob pena de sucumbir seus propósitos e natureza.

É preciso conscientizar que nossos inimigos estão “lá fora” e não dentro de nossos Templos, no qual deve reinar a fraternidade e a amizade pura e desinteressada.

Para aqueles que embora iniciados não entenderam o significado de nossa missão e os princípios Sacrossantos de nossa Instituição, que adormeçam em nossas Colunas.

“As calamidades do presente não vencidas, são o ônus terrível do amanhã” e “é pelo ideal é só pelo ideal que nos dedicamos”, assim, mais do que simples leitura de um ritual, façamos dessas máximas o norte de desenvolvimento e progresso de nossa Instituição, que continuará ser imorredoura enquanto todos nós estamos apenas de passagem, portanto, façamos o nosso melhor a favor dessa Sublime Instituição que tanto amamos.

Sejamos maçons! Sempre Honremos nossos antepassados! Vamos cumprir nossa missão de espargir paz, amor e fraternidade neste mundo onde impera a ganância, a inveja e a intolerância.


Benedito Marques Ballouk Filho Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo – GOSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários anônimos não serão ACEITOS. Deixe seu nome completo e e-mail para resposta.
Contato: foco.artereal@gmail.com

Postagem em destaque

AS LUZES, AS JOIAS E OUTROS SÍMBOLOS

  Na organização maçônica são chamados de “luzes” aqueles que dirigem a Loja e nela exercem funções de relevo. São cinco as principais “luze...