O Rito Escocês Antigo e Aceito nasceu na Franca, como "o
rito dos Stuart, da Inglaterra e da Escócia" tendo sido a primeira
manifestação maçônica em território francês (1649), antes mesmo da fundação da
Grande Loja de Londres (1717). Desde a criação da Grande Loja de Londres em
1717, apareceram na França dois ramos distintos da Maçonaria.
Um dependente da Grande Loja de Londres e outro (escocês)
autônomo que não estava ligado a nenhum sistema de obediência.
Viviam sob o antigo preceito maçônico de que os maçons tinham o
direito de constituir lojas sem prestar contas de seus atos a uma autoridade ou
poder supremo ("O Maçom Livre na Loja Livre").
As Lojas Escocesas eram maioria, na França. Até 1766, somente
três Lojas, entre as 487 Lojas existentes, tinham patente da Grande Loja de
Londres. Em 1758, foram criados no escocesismo os altos graus (25 graus do
chamado rito de Héredom) que, no entanto, só foram plenamente estabelecido 1801
com a fundação em Charleston (Estados Unidos), do primeiro Supremo Conselho do
Mundo do chamado Rito Escocês Antigo e Aceito.
A DOUTRINA INICIÁTICA DO RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
Os principais pontos da Doutrina do Rito Escocês Antigo e Aceito
estão contidos nas instruções dos três Graus Simbólicos.
Embora existam variações de Obediência para Obediência e de país
para país, as linhas mestras de doutrina estão sempre presentes e podem servir
para os ensinamentos em qualquer parte do mundo.
São elas: A maçonaria é uma associação íntima de homens escolhidos, cuja doutrina tem por base o
Grande Arquiteto do Universo, que é Deus; como regra: a lei Natural; por causa:
a Verdade, a Liberdade, a Fraternidade e a Caridade; por frutos: a Virtude, a
Sociabilidade e o Progresso; por finalidade: a felicidade de todos os povos,
que ela procura, incessantemente, reunir sob sua bandeira de Paz.
Assim, nunca deixará a Maçonaria, de existir no gênero humano.
Pesquisa do irmão Paulo Edgar Melo
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